terça-feira, 8 de novembro de 2011

ALEGRIA NO DIA A DIA



Aleixo e Regina, no Rio, nov.2011.
Sei que a vida pode ser melhor e mais prazerosa quando a gente consegue afastar pensamentos e sentimentos negativos.
Devemos aspirar à  satisfação em cada ato presente, não acreditando cegamente que só conseguiremos ser plenamente felizes dependendo de alguma condição futura. 
A felicidade está ao nosso alcance sempre. Basta que estejamos abertos a isso e aprendamos a perceber o lado positivo das coisas.
Devemos começar cuidando de nosso corpo, alimentando-nos adequadamente, não exagerando em nada, dormindo bem, procurando relaxar das tensões do dia a dia, tendo uma atividade física equilibrada e regular, além de preservar o alto astral.
É importante aprender a aceitar as diferenças em relação às outras pessoas de nossa convivência, à cultura e aos valores que mudam sempre, às novas situações, buscando aprender com o inusitado.

Aleixo e Regina pedalando no Calçadão de Copa.
Devemos ainda curtir o desenvolvimento dos filhos, netos, sobrinhos, compartilhando as alegrias ou dúvidas com os amigos, evitando nos isolarmos do convívio  amigo.
Parece difícil, muitas vezes, mas devemos aprender a evitar a irritação em demasia com pessoas mal-humoradas ou com as bobagens cotidianas.
É importante refletir para compreender possíveis ressentimentos, mágoas, sentimentos negativos, sobretudo, o nosso próprio sentimento de culpa. Portanto, devemos procurar melhor nos conhecermos,  assim como ao semelhante.
É salutar trabalhar ou exercer quaisquer atividades com o maior prazer possível, mas lembremo-nos sempre de que as pausas são necessárias para o corpo e a mente se recuperarem.
Devemos fazer tudo para acreditar  na nossa capacidade genuína  de aprender, de expandir, de  evoluir e de vivenciar momentos de pleno contentamento. Tampouco, devemos nos acomodar.
Sonhar e buscar a concretização de nossos sonos é fundamental para nossa saúde integral. Se for preciso desabafar, procuremos um ombro amigo e confiável. Se necessário, confiar no auxílio que um profissional qualificado pode nos oferecer. As crises passam, como tudo nesta existência! Ah, o tempo, o maior curador, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário