sábado, 20 de abril de 2013

FAZENDA BERNADINO EM NOVA IGUAÇU - R J


Com Cida Nuss, na antiga sede da
Fazenda Bernadino, 2012.
Sempre que vamos de carro ao Rio, visitamos a Tia Dolores Nuss Macedo que atualmente se encontra no sítio da filha Aparecida Nuss, em Nova Iguaçu. Ali sempre somos muito bem recebidos e, na última vez que lá estivemos, pudemos encontrar também seus irmãos Fátima que mora em Brasília e Alexandre que reside no Canadá.
Cida Nuss e Geraldo moram na região desde que se casaram há cerca de quinze anos. Além do sítio no qual residem, possuem também o Sítio Floresta Encantada que alugam para eventos religiosos. 
O local é deveras agradável e todo o espaço ao redor traz a
Aleixo, Tia Dolores, Cida, Giuliana,
Regina, Fátima e Alexandre, 2013.
energia da história do Império no Brasil. Há vários pontos turísticos que podem ser visitados e mereciam maior cuidado e investimento do governo. Os moradores tentam suprir essa falha e Cida Nuss participa de um desses grupos. 
Ali se encontra a Fazenda São Bernardino que teve sua fundação no século XVIII. Ela se localiza na estrada São Bernardino, em Nova Iguaçu, RJ, nas localidades de Vila de Cava e Tinguá, próxima à Reserva Biológica Federal do Tinguá.
Situa-se em um outeiro, em cuja parte baixa do terreno havia construções como, cavalariças, garagem para
Regina, Fátima e sobrinha Giuliana.
carruagens, estribaria, senzala, habitações para escravos domésticos e engenhos de cana e de mandioca. Sua construção terminou em 1875 e foi feita em estilo neoclássico. Seu primeiro proprietário foi o português Bernardino José de Souza e Melo. A fazenda produziu café, açúcar, aguardente, farinha de mandioca, extraiu muita madeira e exportou carvão. 
Foi tombada pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1951, no Livro de Belas Artes. Apesar de ser tombado pelo IPHAN, hoje ela está em ruínas, pois foi vítima de um incêndio criminoso na década de 1980. 
Tivemos o prazer de receber a Cida, Tia Dolores e a Giuliana, há algum tempo, aqui na Shamballa. Elas estavam em Brasília visitando a prima Fátima e nos deram a honra dessa visita.
Sítio Floresta Encantada.

Ruínas da antiga Igreja, 1875.





Nenhum comentário:

Postar um comentário