terça-feira, 2 de abril de 2013

MATURIDADE FELIZ



Regina, 2013.
Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho. Mahatma Gandhi
O que é Felicidade? No dicionário encontro: sf (lat felicitate) 1 Estado de quem é feliz. 2 Ventura. 3 Bem-estar, contentamento. 4 Bom resultado, bom êxito. F. eterna: bem-aventurança. Em Latim, a palavra felix (genitivo felicis) queria dizer - originalmente - "fértil", "frutuoso" ("que dá frutos"), "fecundo". Mais tarde felix tornou-se sinônimo de "afortunado", "alegre", "satisfeito". A raiz de felix é indo-europeia: *dhe(i) "amamentar".
Aleixo e Regina em viagem.
Achei interessante trazer a origem da palavra felicidade além de seu significado. Fértil. Que dá frutos.

Mas o que é ser feliz? Todos buscam a felicidade ou pelo menos acreditam nisso... Mas acabamos descobrindo que se alguém não encontra a felicidade em si mesmo, é inútil que a procure em outro lugar. 
Portanto, a felicidade não está do lado de fora, mas, sim, por dentro. A felicidade é inerente a nós mesmos. Está dentro de nós e não fora. A gente precisa se abrir para ela, pois, colocar as expectativas no outro, seja pessoa, objeto ou metas é fechar-se para o encontro com a almejada felicidade. 
Aleixo feliz com os novos pintinhos.
A felicidade é um caminho que devemos trilhar. E esse caminho é individual. Ninguém pode fazer essa caminhada por você. Ninguém pode levá-lo por esse caminho. Somente você deve andar por ele. Não é responsabilidade do outro, não é responsabilidade divina fazer alguém feliz. 
Compreendo que a felicidade é como a chuva que cai para todos. Assim, como o amor e o perdão são atitudes que nós devemos tomar, a felicidade também o é. 
É nossa responsabilidade ser feliz. O eterno pode nos completar dando-nos sua segurança, fortalecendo-nos e nos dando esperança de que, prenhes de fé, essa nossa felicidade seja eterna. É como a construção de uma casa.
Fábia feliz atingindo sua meta.
As ferramentas estão em suas mãos. Todavia, você deve construir a casa, cuidando de sua parte.
Então, para ser feliz, não se pode colocar essa responsabilidade em nada exterior, pessoa ou coisa. O outro pode vir somar e trazer plenitude à nossa felicidade. Acontece comigo na convivência cúmplice com meu companheiro querido! Mas cada um de nós deve trilhar o próprio caminho para construir a casa da felicidade.
Lu e Juliana felizes na Shamballa.
Devemos ser felizes porque somos felizes e ponto. E nada tem o poder de nos tornar felizes ou infelizes. A felicidade está aquém de qualquer objeto, pessoa ou planos. Independente das experiências que vivemos, faça chuva ou sol, devemos ser felizes. Com riqueza ou sem riqueza. Felizes. Como disse Drummond: "Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade." E complemento me remetendo a Sócrates: "a felicidade se busca quando existe ética, moral, verdade, liberdade e quando se tem conhecimento de si mesmo e desapego com as coisas materiais." Eu me sinto deveras feliz e sou grata por essa plenitude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário