segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SONHOS DE AMOR E TRANSCENDÊNCIA


Lei e Regi, no posto sete, Rio,19.05.12.
Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos. Fernando Pessoa
A perua está presa no canil com os três peruzinhos que sobreviveram e o peru macho fica namorando-a pela grade. Ele se incha todo, vira pra cá e pra lá, posiciona-se de perfil, tentando impressioná-la, mas ela só o observa, talvez porque saiba que ainda não pode transpor grades e a maternidade peruana é seu alvo neste momento...
Peru galanteador, na Shamballa, 27.08.12.
Ando refletindo sobre as minhas buscas adolescentes. Em minha travessia, sonhei e persegui sonhos de amor e de transcendência.
Será que viver significa apenas cumprir com as necessidades básicas de que o ser humano precisa? Respirar, comer, crescer, reproduzir... Será isso o bastante?
Transcendental é tudo aquilo que está além dos limites conhecidos do universo em que estamos inseridos. É qualidade atribuída ao divino e relativa ao conceito de Deus. Compreendendo também sua natureza, seu modo de agir e o entendimento a partir de uma perspectiva mística.
Sobrinho Amaro e seu Dionísio, 16.06.12.
Entretanto, o termo não possui um caráter exclusivamente místico, podendo ser aplicado ao que ultrapassa a explicação da lógica e o formalismo da ciência.
O transcendental não é algo superior, ou ainda algo que venha a quebrar as leis da natureza, nem tampouco um conceito mágico/fantástico. Este seria o domínio do sobrenatural, que diverge de transcendental no sentido que este último está além dos limites ou simplesmente não é afetado por eles. 
Ave sobrevoando o Rio Araguaia,
registrada por Lêda Selma, jul.12.
Enquanto que o sobrenatural é uma ruptura nas leis naturais ou físicas de um sistema, de caráter não aceito pela ciência. O transcendental é tido como o domínio ou amplitude total deste sistema, de um modo inconcebível para aqueles que estão limitados ao sistema, e não mensurável por meio de conceitos científicos.
Não há como ignorar, o mundo não é uma colônia de férias. Estamos aqui para aprender a lidar com cada situação que se apresenta e cada um tem que chegar sozinho, mesmo contando com o apoio de afins em algumas fases. 
Aquele que vive deixando somente os dias passarem, já deixou de viver há muito tempo, porque morreu por dentro, porque o olho não brilha mais, porque tem a certeza de que quase não viveu... Apenas existiu. E aí vem o arrependimento de não ter dito, de não ter feito, de não ter vivido. E pode se amargurar pensando na própria vida, percebendo que deixou muitas coisas pra trás. 
Netas do irmão Júnior: Amanda e Sofia.
Mas uma coisa é certa, o tempo que passou nunca mais voltará. Pode haver novas oportunidades posteriores para aqueles que acreditam, como eu, na multiplicidade da existência... Mas houve desrespeito ao tempo e consequente atraso!
Nossa existência terrena é efêmera. Ao respirarmos pela primeira vez fora do corpo de nossa mãe, começamos a envelhecer. E vamos existindo até que tenhamos envelhecido o bastante para mudarmos de plano. 
Porque cada um tem seu tempo... Não importam quantos anos tenham se passado desde que nascemos, pois se nada mudou dentro da gente, não houve crescimento! É necessário planejar, buscar algo além da mesmice ou da normose do cotidiano! Cada ser humano deve sonhar e perseguir os seus sonhos... Mesmo transcendentais!
Breno Gustavo e Ana Júlia, netos da Clélia.
Contudo, não podemos achar que aqueles que vivem toda uma vida sem atravessar um rio ou ver o outro lado da montanha tenham deixado de viver intensamente dentro de suas perspectivas. Refiro-me, por exemplo, à realidade de um nativo, aquém do mundo da globalidade.
Nossas aspirações variam muito e nossa felicidade pode estar contida em nosso próprio ser, em nosso mundo de domínio. Lembremo-nos de que “conhecimento médio nos afasta de Deus, ignorância e conhecimento totais nos reaproximam Dele”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário