quarta-feira, 25 de setembro de 2013

DUAS MARIAS




Maria Nuss e esposo Luciano.
Prima Maria, filha de Leonor Nuss Corrêa é sobrinha da Tia Maria uma das irmãs mais velhas de sua mãe. Tia Maria casou-se com Bruno Muniz e morava na casa em que hoje mora o Valério Robaina. Vovô João Nuss gostava muito desse genro. Eles tinham uma casa de praia. Leonor era muito ligada à irmã Maria e os primos cresceram brincando juntos. Maria compartilhou que sua tia Maria era uma pessoa maravilhosa, muito educada, falava pouco, mas muito bem. 

Maria Nuss diz que se lembra muito de tia Maria devido à
Lenir, esposo e Aleixo.
convivência que mantiveram durante a sua infância. Como sua mãe e sua tia eram muito amigas, eles se visitavam bastante, costumavam ir frequentemente à sua casa na roça e também à outra casa na praia do Sossego, perto de Campos.  

Prima Maria conta que sempre ficava muito feliz quando ia à sua casa, pois era muito bom encontrar os primos e hoje ela é amiga de alguns, principalmente da prima Leni que é uma prima irmã para ela.

Aleixo e prima Lena.
Maria acrescenta que não gosta muito de escrever, prefere falar, mas relatou que a praia do Sossego fica no litoral de Campos entre as praias de Guaxindiba e a Praia dos sonhos. Afirma que essa não é praia de água clara, mas é praia muito rasa e de água mais morna. Ali tudo é muito simples e as pessoas ainda se conhecem.

A prima diz que começou a frequentar essa praia aos oito ou nove anos, juntamente com seus tios e avós paternos, mas lá tia Maria, tia Conceição e tio Francisco também tinham casa. Depois, seu pai Homero fez uma casa que ficava ao lado da casa do tio Francisco e em frente à casa de tia Conceição. Segundo ela, era tudo de bom, de manhã iam para a praia, de tarde era só para brincar ou pescar. Lembra que foi uma fase muito boa que viveram, porque era tudo família, tudo muito simples e puro.

Maria e Joaquina Nuss.
Agora a casa de tia Maria ficou com a prima Leni, a casa da tia Conceição com a Vera, a Ivani, irmã da Vera, tem casa lá também e sua família foi para a praia Santa Clara que fica mais à frente.

Maria diz não ter saudades daquele tempo, porque acredita que cada tempo é um tempo com suas características próprias... Aquela época foi muito boa, mas é preciso fazer com que o presente também seja bom.

Um comentário:

  1. Comentário da prima Dirlene Nuss

    EM NOSSA FAMÍLIA TEM MUITOS NOMES REPETIDOS:MARIAS,BENEDITAS,LOURDES,FRANCISCO(A)S,ANTONIOS,PEDROS E JOÃOS NEM SE FALA,JÂO DO TIO FULANO DO TIO BELTRANO KKKKKKK...CHEGA A SER ENGRAÇADO

    ResponderExcluir