segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PATRIARCA JOÃO NUSS




Patriarca João Nuss
Aleixo me diz que inicialmente seu avô João Evangelista Nuss era músico, tocador de trompa. Fumava charuto e tinha a vida normal de agricultor. Filho de emigrantes costumava relatar as dificuldades do trabalhador rural da época, sem quaisquer direitos ou as facilidades atuais. Esses emigrantes eram famílias europeias que vinham para a América atrás de melhores condições de vida, fugindo de um continente conturbado.
No navio faziam amizades com outras famílias oriundas de países diversos. No Brasil, eles se espalharam por várias regiões, a
Tia Leonor e Aleixo, 2012.
exemplo dos Bauer, Nuss, Kiffer, Boechat, entre outros. Eles fundaram a cidade de Nova Friburgo e depois se espalharam pelo norte fluminense.

Todos os netos descrevem com admiração a retidão do caráter do avô João Nuss. Trabalhador, líder, patriarca da família, àquela época já respeitava as diferenças e ensinava a falta de preconceito e jamais gritava com alguém. Mantinha o tom educado de voz, mas se fazia respeitar por ser sempre ponderado, justo. Sua capacidade de trabalho era singular e era muito criativo e evoluído. Mantinha água quente em casa, criava boas condições de vida para todos  
Leonor, Dolores e Francisca.
que dependiam dele, defendia o estudo e ajudava a todos. Sua filosofia era ensinar a pescar em vez de oferecer o peixe. Ele tinha consciência ecológica quando ninguém se preocupava com isso. Não gostava de queimadas, nem de desmatamento desnecessário.

Fátima Nuss lembrou-se de que ele gostava muito de café forte. Sônia lembra-se de sua devoção religiosa. Costumava ouvir a missa diariamente às 15h pela Rádio Aparecida. Vovô João Nuss ficava de joelhos o tempo todo, mesmo quando já estava bem velhinho. E detalhe: se chegasse visita, essa teria que esperar o término da missa para que ele lhe desse atenção.  
Tia Dolores, 2012.

Sonia acrescenta que a família Nuss sempre foi muito orante. As mães costumavam dar aos filhos o exemplo de muita fé e oração. Diz, ainda, que ela sempre teve muito orgulho dos seus antepassados, especialmente do vovô João que era muito querido por todos, pois era pessoa exemplar!
E concordo que a oração é muito importante na vida de uma família. Quando a Tia Dolores veio nos visitar na Shamballa, acompanhada da prima Cida e de sua filha Giuliana, ela ficou encantada com as minhas novenas e com os meus chás de ervas caseiras colhidas no quintal.   
Benedita e João Nuss
Aleixo lembrou há pouco que a Avó Benedita rezava o terço semanalmente ante um altar na salinha que precedia os quartos da casa e que João Nuss tinha por hábito visitar todos os filhos com certa frequência...

Um comentário:


  1. Sonia Nuss comentou um status compartilhado... Sonia escreveu: "Sabe, Regina, a família de nossas mães sempre foi muito orante, mamãe nos transmitiu uma exemplo de muita fé e oração, Vovô João ouvia a missa todos os dia às 15 horas pela rádio Aparecida e ficava de joelhos o tempo todo mesmo quando estava bem velhinho, e um detalhe, podia chegar quem quer que fosse que teria que esperar acabar aí sim ele ia dar atenção,isso vai servir para o Aleixo escrever as memórias da família.Eu sempre tive muito orgulho dos meus antepassados, especialmente o vovô João ele era muito querido por todos, era exemplar!"

    ResponderExcluir