terça-feira, 25 de setembro de 2012

VOVÓ BENEDICTA


Dados da Vovó Benedicta Gimenez Moniz na visão de Tia Dolores, assistida por sua filha Fátima Nuss Macedo.
Aparecida Nuss, Regina e Aleixo,
no Tinguá,2012.
A bisavó da Tia Dolores chamava-se Joaquina, avó da Benedicta Florido Gimenez Muniz e deve ter nascido em uma das Ilhas Canárias. Ela ficou viúva cedo, com três filhos, sendo um ainda de berço.  Seus filhos chamavam-se João, Antônio e Conceição, que foi a mãe da avó Benedicta, esposa do patriarca João Nuss.
Conceição era muito linda, foi pedida em casamento por Antônio, sua mãe pensava que ela não queria, mas aceitou imediatamente e se casaram. O local em que ela vivia era difícil, com vulcão sempre fumegante, a água era de poços que ficavam distantes.  
Avós: João Nuss e Benedicta Gimenez
O novo casal resolveu vir para o Brasil com a mãe Joaquina e os irmãos da Conceição - João e Antônio - pai do Tio Bruno. Conceição estava grávida da vovó Benedicta. Eles vieram de navio, foram 10 dias e 10 noites, mas não foi possível desembarcar no Brasil, devido a uma epidemia. Tia Dolores não soube dizer se a epidemia era no Brasil ou se a deixaram na Espanha. Assim, o navio seguiu para outro país que os aceitassem, que foi a Argentina, onde a vovó Benedicta nasceu, mais precisamente, em Buenos Aires.
Pararam na Argentina e lá gostaram do clima e ficaram uns 40 dias, onde os irmãos da Conceição até arrumaram emprego, mas logo veio a permissão para irem para o Brasil e vieram todos. 
Dez dos 14 filhos do casal:
João Nuss e Benedicta. 
Foram parar nas proximidades de Italva, não se sabe se já havia algum parente lá.
Foram empregados de fazenda, alguém falou que podia colher e comer o que quisessem e aí fizeram um festejo com milho assado e outros alimentos. Daí, o patrão soube e mandou prendê-los. Então, as mulheres pegaram as crianças e disseram que iam juntos para a prisão. Chegando lá, todos os trabalhadores começaram a lavar a prisão e logo foram mandados embora. Trancaram a prisão e eles ficaram do lado de fora! Acabaram voltando para o mesmo local, mas Tia Dolores acha que foram trabalhar para outros fazendeiros.
Casal  ancestral da família Muniz.
Depois, resolveram mudar para um local chamado Pau Ferro e aí Benedicta, ainda garota, não acompanhou os pais, quis ficar com a avó Joaquina. Sua mãe mandava o marido ir buscá-la duas vezes por dia. Mas ela se escondia e o pai não conseguia levá-la. Sua mãe tampouco o conseguiu! Quando idosa Benedicta contou que se escondia no barranco de um rio...
Os irmãos Antônio e João resolveram voltar para a Espanha. Joaquina também quis acompanhá-los, daí a Benedita não quis ficar sem a avó e retornaram para a Europa. Vovó Benedicta tinha mais ou menos cinco anos nessa época.
Tio Máximo e Jacinta,
1956.
Na Espanha os tios da Benedicta casaram-se, tiveram filhos, até que chegou um período de guerra com o risco de irem para o campo de batalha de Cuba. João era o mais forte, com maior possibilidade de ser levado para a guerra, então, ele voltou para o Brasil. Segundo tia Dolores, Antônio era franzino, teve pneumonia seis vezes, era muito magro mesmo.
Joaquina, o filho Antônio e a neta Benedicta ficaram na Espanha. João arrumou uma companheira no Brasil - Dona Délia. Juntos, tiveram dois filhos, um chamava-se também João (conhecido como João 2º), depois resolveu deixar Dona Délia e voltou à Espanha, casou-se e teve mais dois filhos lá.
Mais tarde, resolveram todos voltar para o Brasil, quando Benedicta estava com 18 anos. A avó Joaquina que na ida para a Espanha passou muito mal, nesta volta passou bem.
Pedro Nuss, no enlace de
Antônio João e Mª Sandra. 
Dona Délia deixou os filhos conhecerem a avó, mas ela nunca procurou o João. Logo Benedicta, ainda aos 18 anos, conheceu João Nuss, com 32 anos.
O Tio João era casado com Maria Robaina (costureira). Benedicta teve irmãs: Joaquina (casada com Pedro Robaina - irmão da Maria Robaina); Conceição (casada com Domingos Florido). Tia Dolores ficou confusa, se o nome era Domingos mesmo, e Francisca, que noivou com João Florido, primo do Domingos, mas não chegaram a casar, pois a Francisca adoeceu e faleceu. Havia também um irmão Francisco (casou com Antônia da família Mérida, que morreu cedo, tendo deixado uns quatro filhos).
Tia Dolores, uma das
filhas de Benedicta, 2012.
Conceição: mãe da Chiquita (casou com Hilário irmão do nosso Tio Bruno-marido da Tia Maria-filha da vovó Benedicta).
Joaquina teve três filhos: Florípes, Eulália (Lalá) e Sirlei (a caçula).
Pedro Nuss – pai do vovô João, nasceu em Nova Friburgo, quando rapaz saiu da cidade sozinho, foi passando de fazenda em fazenda, ele fazia bengalas com desenho no cabo (desenho de passarinho) e também fazia serviço de alfaiate (ternos), chegou a São João do Paraíso, lá encontrou com Maria Rita e se casaram, tiveram 3 filhos: Pedro, Madalena e por último João Nuss. O irmão Pedro Nuss faleceu, quando o vovô João tinha três anos, que em adulto falava que tinha lembrança só do avô e não do pai. Este avô deve ser por parte de mãe, pois a família ficava em Friburgo. Sabe-se que sua família também tinha ascendência europeia. Teriam vindo da Alemanha e se radicado em Friburgo.
Tia Mercedes, jovem.

Pedro casou-se com Juliana. Madalena casou-se com um rapaz da família Bauer, conhecido como Zeca. Como se sabe, o sobrenome Bauer é de família alemã. Este nome ainda permanece aliado à família Nuss, assim como tantos outros: Teixeira, Macedo, Oliveira, Alves, Ferreira, Ornelas, Muniz, Correia, Gonçalves...

João Nuss casou-se com Benedicta Florido Gimenes Moniz dando origem à nossa família.

12 comentários:

  1. Sei que é desejo comum da família Nuss fazer um levantamento da história de seus antepassados. Gosto de pesquisar, adoro escrever e prometi ao meu marido ajudá-lo. Quero agradecer a todos que nos receberam em suas casas e se dispuseram a vasculhar as gavetas atrás de fotos que colocaram gentilmente à nossa disposição. O objetivo desta publicação inicial é somar as informações, fazendo as devidas correções para chegarmos à composição de livro posterior. Peço desculpas pelas imprecisões, mas prometo ir melhorando o texto desde que conte com a colaboração da família que me recebeu tão bem e à qual admiro muito! Nosso agradecimento primeiro é à prima Fátima que pacientemente conversou com sua mãe - Tia Dolores - enviando-me o arquivo primeiro!

    ResponderExcluir
  2. Sonia Nuss publicou em seu Mural
    "Olá Regina,pelo que mamãe falava o nome da vovó(é o mesmo que está na minha certidão) Benedicta Florido Gimenez, Muniz também é da família, porém ela não assinava Muniz, é tudo muito confuso pois vovó nunca foi naturalizada brasileira, segundo mamãe.Acho que a confusão de nome vem daí, na verdade, acho que nem ela mesma sabia o seu sobrenome verdadeiro, isto é confirmado, pois fiquei sabendo que alguém tentou tirar o passaporte com dupla nacionalidade e não conseguiu"

    ResponderExcluir
  3. Sim, Sônia, percebi que aparece Muniz e Moniz, Gimenez e Ximenes, sendo que deveria ser Jimenez, em espanhol. Mas a gente vai corrigindo na medida do possível, não é?
    Aguardo as devidas correções e toda contribuição será muito bem vinda. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Primo, Aleixo.
    Aqui vai tudo bem, todos gozando de boa saúde; meu filho (Humberto) é sempre muito interessado na nossa árvore genealógica, em suas buscas deparou com o blog da sua esposa, deliciou-se com as fotos e as narrativas, mostrou-me, comentei com ele que deveríamos narrar-lhe um "causo" que contaram para mim e para ele, eis o "causo":
    Em um atendimento veterinário na região da biboca distrito de Italva, precisamente na residência de Pedrinho Robaina ao falar que eu sou da Família Nuss. Pedrinho Robaina contou-me que seu avô Pedro Robaina, Primo da Vó Benedita, nutria uma paixão oculta por ela, ao saber do retorno de sua amada ao Brasil, deixou a Espanha e partiu rumo ao Brasil, porem por falta de dinheiro foi obrigado a trabalhar no corte de cana em Cuba por dois anos.
    Após este tempo, chegando ao Brasil nossa avó já tinha se desposado de João Nuss. Pedro Robaina, não titubeou, procurou a Irmã mais parecida com a vó Benedita e casou-se com a tia avó Joaquina.
    Achei muito interessante, como vc está fazendo este documentário, talvez lhe seja útil esta informação.

    Humberto


    ResponderExcluir
  5. Comentário da prima Dirlene Nuss, hoje, no FB!
    Estou tão em paz que tenho que compartilhar:
    Hoje dormi no hospital das clínicas para fazer o exame do sono.Tive um sono maravilhoso, pois nunca sonho com os meus que partiram, e sonhei com meu sobrinho querido, Netto, que partiu tão tragicamente, e ele falava só comigo,estava
    lindo com seu cabelão e camisa listrada de azul.E perguntei se eles haviam sofrido, e ele me disse que não.Tenho certeza que ele veio me trazer PAZ.Obrigada meu amor!

    ResponderExcluir
  6. Legal a história... minha esposa é da família de vocês. Sobre a origem das família Nuss, eles provavelmente são da região de Freiburg, na época um condado de língua alemã (faz parte da atual Alemanha) porque a rainha Leopoldina queria uma colônia alemã no Rio e esse era um dos poucos condados alemães católicos, já que não podiam "importar" protestantes. Sobre os imigrantes das ilhas canarias, eles passaram por uma grande crise financeira (e fome) desde que as colônias espanholas se tornaram independentes, daí terem vindo de lá. Pode ter havido sim um problema de epidemia ou seca extrema para aprofundar os problemas... Mas são só contornos gerais, os detalhes, a parte legal da história, tá bem contada aí. Abracos

    ResponderExcluir
  7. Agradecemos seu comentário, Leonardo e gostaríamos de manter contato para troca de maiores informações. Quem é sua esposa? O Nossos emails: alenuss@bol.com.br ou reginaja@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, só vi sua mensagem depois de dois anos. minha esposa é Laura Muniz Robaina, filha de madalena muniz e valerio robaina florido. Pode procura-la para mais informações: eperobrita@yahoo.com.br. O ideal é que voces os visitem para uma tarde de bate-papo.

      Excluir
  8. Eu sou João Muniz Neto, filho mais velho de João Muniz Robaina e Antonieta Batista Muniz, neto de João Muniz Florido e Maria Robaina Rodrigues. Estou procurando informações do meu tio avô Raimundo Robaina Rodrigues. Ficaria muitoo agradecido se conseguisse informações!!
    O e-mail para entrar em contato é o da minha neta Maria Eugênia: mariadelello@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, Maria, minha esposa é neta do Raimundo, e meus sogros moram na fazenda peroba, na sede. Do antigo alambique, meu sogro só preservou a torre. O raimundo morreu a muitos anos, acho que antes da minha esposa nascer. Uns 40 anos. O ideal é voces virem, fazerem uma visita e conversarem com meus sogros. Email da laura: eperobrita@yahoo.com.br

      Excluir
  9. Aleixo não tem informações sobre seu tio avô. Se algum familiar nos repassar qualquer detalhe, entraremos em contato.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou Neto Kleber Monteiro Moreira Neto filho de Maria Izabel Muniz moreira, uma das filhas gemeas de João Muniz Robaina grande dentista de são fidelis, Pai Joazinho relojoeiro de sao fidelis, meu tio, to tao feliz que to escrevendo tudo de uma vez! vamos manter contato, um salve a nossas raizes!Meu facebook é https://www.facebook.com/klebermonteirosg

    ResponderExcluir