sábado, 1 de setembro de 2012

LONTRA NA LUA AZUL


Regina e Aleixo, na Shamballa, 01.09.12.
Aleixo estava arrumando a bomba hidráulica do riacho ao final da chácara e reparou em um vulto que logo mergulhou. Era uma lontra! Ele me chamou para ver, mas ela não reapareceu. 
Pesquisei e descobri que a lontra é um animal mamífero, pertencente à ordem carnívora e à família dos mustelídeos. Seu habitat é no rio onde busca alimentos como peixes, crustáceos, répteis e menos frequentemente aves e pequenos mamíferos.
Geralmente a lontra tem hábitos noturnos, dormindo de dia na margem do rio e acordando de noite para buscar alimento. Os grupos sociais são formados pelas fêmeas e seus filhotes, os machos não vivem em grupos e só se juntam a uma fêmea na época de acasalamento. O período de gestação da lontra é de cerca de dois meses, produzindo de um a cinco filhotes.
Lua azul - segunda lua cheia de agosto.
A lontra adulta mede de 55 a 120 centímetros de comprimento, incluindo a cauda, e pesa até 35 quilos. Embora sua carne não seja comercializada em larga escala a lontra faz parte da lista de animais ameaçados de extinção principalmente pelo alto valor da sua pele e pela depredação dos ecossistemas aos quais a lontra está adaptada.
Esse animal possui uma pelagem com duas camadas, uma externa e impermeável e outra interna usada para o isolamento térmico. O corpo por sua vez é hidrodinâmico, preparado para nadar em alta velocidade. A lontra é capaz de assobiar, chiar e guinchar. Pode ficar submersa durante 6 minutos e ao nadar pode alcançar a velocidade de 12 km/h.
Lontra no riacho da Shamballa, 31.08.12.
Ontem foi dia de lua cheia, a segunda neste mês de agosto! A expressão lua azul se refere comumente à segunda lua cheia que ocorre dentro do mesmo mês. A frequência com que isto ocorre é de uma vez a cada dois ou três anos. Aqui na Shamballa esta lua cheia apareceu linda e brilhante, mesmo sem ter a cor azulada! Nossa lua azul me olhava do alto das árvores tão maravilhosamente encantada que fiquei embevecida por instantes!
As últimas luas azuis ocorreram em 31 de maio de 2007, 31 de dezembro de 2009 e 31 de agosto de 2012. As próximas deverão ser em julho de 2015, janeiro e março de 2018, outubro de 2020, agosto de 2023, maio de 2026 e dezembro de 2028, se estiver aqui para conferir.
Isso se deve à duração do ciclo lunar, que é de 29,5 dias - o que torna perfeitamente possível que em um mesmo mês o astro se apresente em sua fase cheia por duas vezes. Fevereiro é o único mês que não pode ter a lua azul, mesmo em anos bissextos. 
Sobrinhos netos: Sofia e Lucas!
Aliás, é possível até que um ano não tenha nenhuma lua cheia em fevereiro. Nesses anos, acontece uma lua cheia no final de janeiro e a outra no início de março - ou seja, duas luas azuis no mesmo ano, em janeiro e março. Isto ocorre, em média, a cada 35 anos.
E estamos nos preparando para a sintonização de mais um grupo de novos reikianos...

Um comentário:

  1. Ontem este blog bombou com o números de visitas! Uma professora de Brasília tinha que dar aula sobre Blogs e escolheu o meu para visitar com seus alunos! Agora espero o retorno de suas observações para aprender um pouco mais... Sou apenas iniciante no ofício, mas o julgo bastante prazeroso, porque gosto muito de escrever!

    ResponderExcluir