domingo, 7 de novembro de 2010

ANIVERSÁRIO DE MINHA FILHA FÁBIA FERNANDA

Fábia, em 1989.
Hoje, é o aniversário de minha filha Fábia e convidei as minhas irmãs e cunhados para irmos almoçar com ela, em Araguari, MG. Acredito que passamos por três etapas na vida: sobrevivência, vivência e convivência, minha fase atual. Como venho tentando proceder alguma reforma íntima, de acordo com a visão espiritualista, sei que a convivência harmoniosa com todos é um dos primeiros passos que devem ser encetados!

 
Fábia no colo da Clélia, 1974.

Fábia e madrinha Clélia, 1990.
 












Celina fez a torta de maçã, hábito familiar nas celebrações da família Araújo. Levo também o doce de figo e a marmelada de Santa Luzia! Vaíte prometeu fazer o almoço e pretendemos estar lá até onze horas da manhã, para descansarmos um pouco antes de pegar a estrada de volta, após o almoço de aniversário. Afinal, são 600 quilômetros de ida e volta!
Fábia, nos EUA, 1999.
bia e Frederico, nos EUA, fev. 1999.
Fábia foi um dos bebês mais bonitos que conheci! Digo isso racionalmente, sem a conivência da mãe coruja. As pessoas nos paravam na rua para admirá-la! Minha irmã Clélia é a sua madrinha e como ainda era solteira à época, costumava sair com meus filhos pequenos, então, Fábia e Otávio. E, juntamente com o namorado Adevaldes, com quem se casaria logo, eles tiravam muitas fotos deles!

Otávio, Fábia e Clélia, 1975.
Fábia e Otávio, casa da Nova Suiça, 1975.












Celina dormiu lá em casa para sairmos cedo e chegamos a Araguari pouco depois das dez horas. Vaíte nos esperava com bolo assando no forno e a tradicional e abundante mesa mineira. Após o brunch, ficamos na sala conversando, enquanto Vaíte preparava o almoço para todos nós.
Aleixo, Regina, Fábia, Vaíte, Celina, Tavinho e Clélia, 07.11.2010.
Celina Lembrou-se de fatos relacionados à Fábia. Ela trouxe um par de sandálias dos EUA, em 2005, que Vaíte já tentou jogar fora, mas ela conseguiu resgatar do lixo e pediu à Celina para mandar arrumá-las no sapateiro de Goiânia, recentemente. 
Lembramos também de quando ela completava dois aninhos de idade. Madrinha Clélia passou lá em casa e levaram-na para escolher o presente. Antes de saírem, eu preveni. "Ela só gosta de vermelho, por favor, se vocês forem comprar roupas, qualquer cor, menos essa"! Clélia e Celina a deixaram escolher entre uma montanha de vestidos infantis! Ao final, interpelada, ela escolheu o primeiro vestido que havia visto! Vermelho, claro!

Mesa de café da  manhã.
Clélia lembrou-se do dia do nascimento da Fábia. Eu havia reservado o Hospital São Salvador para a cesariana que seria no dia oito, também nascimento de sua avó Didi. Acontece que entrei em trabalho de parto  no dia seis, à noite...E não foi possível esperar. Fábia nasceu às 1 h 15 minutos, do dia 7 de novembro, noutra maternidade, sem muitas condições de funcionamento!

Sebastião Rodovalho e Fábia, 07.11.2010.
 Eu me lembrei de que seu pai - português - não quis que suas orelhas fossem furadas, dizendo que ela não era indígena. Quando ponderei que ela poderia reclamar mais tarde, porque todas as menininhas tinham brinco, ele disse que, se ela o quisesse algum dia, ele mesmo a levaria para colocá-los! Bem, aos três anos ela foi para a escola, depois de chorar o semestre todo a cada vez que o Otávio ia para o jardim. Depois de poucos dias de aula, ela nos disse que queria brincos. O pai tentou convencê-la do contrário, dizendo que doía muito... Não adiantou! Ela se manteve firme e ele a levou à farmácia para furar as orelhas e colocar brincos! E até hoje ela gosta  de usá-los!
Almoçamos muito bem! Vaíte é excelente chef! Depois na sobremesa e do café nos preparamos para o retorno. Antes de sair da casa da Fábia, recebemos a visita de seus colegas na UNIPAC e de seu padrinho de Uberlândia, meu amigo Sebastião Rodovalho.




3 comentários:

  1. COMENTÁRO DE NOSSA AMIGA MIRTES COMPLETO, de Portugal...

    ----- Original Message -----
    From: Mirtes Completo
    To: 'GiAraujo'
    Sent: Monday, November 08, 2010 10:28 AM
    Subject: RE: blog da regina lucia


    Oi, Regina,



    Sua filha Fábia é linda!

    Olha, adorei as histórias com seu amigo Ricardo, e já tenho grande simpatia por ele, sem o conhecer.
    Aqui começou o frio, mas esse ano parece que teremos um inverno mais ameno.
    Estive com duas primas, que moram no nordeste brasileiro, aqui em casa. Ficaram 10 dias e amaram Portugal.
    Elas ficaram quase 40 dias passeando pela Europa e só na volta passaram por aqui.

    Estou me “deliciando” com as histórias do seu blog.
    Abraços ao Aleixo.

    Beijos,

    Mirtes.

    ResponderExcluir
  2. COMENTÁRIO DA SOBRINHA E AFILHADA LUCIANA ARAÚJO


    ----- Original Message -----
    From: luciana araujo
    To: GiAraujo
    Sent: Monday, November 08, 2010 11:37 PM
    Subject: fotos Sofia!


    Olá, tia,
    estou enviando umas fotos da sua sobrinha...Olha como ela está linda ("tia coruja"), na aula de natação, comendo sua primeira papinha...
    Estou adorando os relatos do seu blog... muito interessante saber mais da história da nossa família!!! Principalmente ver as fotos da minha bisavó, do meu bisavô e da tia Hermínia, pois só tinha lembranças dela com a idade mais avançada quando meu pai por diversas vezes levava alguns salgados lá do Cirandinha e íamos tomar lanche com ela...logo que eu chegava com meu pai, ela logo ia falando que eu, era muito "mimosa"... Achei impressionante como ela era uma moça bonita...
    Tenha uma boa semana...
    bjos, Lu

    ResponderExcluir
  3. Oi sou na verdade fui amigo da fabia Fernanda e hj temos um grupo de canoagem grande os velhos amigos e eu Helton luciano cabral estou fazendo um acervo . Estou contando nossa história e gostaria de ter o co tato da fabia e do Otávio meu fone e 982639667

    ResponderExcluir