terça-feira, 30 de novembro de 2010

MORRO DO ALEMÃO- Rio de Janeiro

Regina, junto ao Cristo Redentor, no Rio.
O Complexo do Alemão é um  conjunto de favelas na zona norte  do Rio. São cerca de dezenove comunidades com 400.000 habitantes no seu total. Poucos moradores da cidade sabem que se trata de um bairro oficial, sendo parte de sua área muitas vezes tratada como integrante dos bairros vizinhos: Ramos, Penha, Olaria, Inhaúma e Bonsucesso.

O setor foi construído sobre a serra da Misericórdia, uma formação geológica de morros e nascentes, quase toda destruída pela construção desse complexo. Restam poucas áreas verdes na região, apesar dos esforços de preservação empreendidos por determinadas organizações  da atualidade.

Na década de 1920, o imigrante polonês Leonard Kaczmarkiewicz adquiriu terras na serra da Misericórdia, uma região rural da Zona da Leopoldina (linha férrea, cuja estação principal é a antiga estação Barão de Mauá). O proprietário era referido pela população local como "o alemão" e logo a área ficou conhecida como Morro do Alemão. A ocupação, no entanto, só começou em 1951, quando Leonard dividiu o terreno para vendê-lo em lotes. E a criminalidade expandiu a partir da década de 80. 

Regina e Aleixo, no e Cine São Luís, no Flamengo.
Ainda nos anos 1920, lá se instalou o Curtume Carioca e, na seqüência, muitas famílias de operários também se instalaram nas imediações. A abertura da Avenida Brasil, em 1946, acabou por transformar a região no principal pólo industrial da cidade. O comércio e a indústria cresceram e se diversificaram, mas a ocupação desordenada dos morros adjacentes, a qual teve seu boom no primeiro governo de Leonel Brizola, acabou por dar lugar às favelas do Complexo do Alemão.

Ainda há poucas áreas de mata e alguns pontos de nascentes de rios que são usados como fonte de água pela população. Todavia, logo após a nascente, os rios já se transformam em valões de esgoto. Boa parte da serra foi destruída devido às pedreiras, muito comuns na segunda metade do século XX. Atualmente, tal empreendimento é proibido na região, considerada área de proteção ambiental, embora algumas subsistam ilegalmente.

Regina e Aleixo, em Copacabana, no Rio de Janeiro, 2010.
A região concentrava cerca de 40% dos crimes cometidos no Rio. Atualmente, está sendo alvo de um dos projetos do PAC, em parceria entre os governos federal e governo do Estado do Rio de Janeiro, em que estão previstas a construção de uma enorme rede de transportes e de infra-estrutura em geral, de modo a livrar o bairro e seus arredores do estigma da favelização e da violência. O bairro foi oficializado em 9 de dezembro de 1993.

Neste último domingo, um trabalho conjunto da polícia civil, militar,  exército e marinha conseguiu tomar o local, contando com o apoio dos moradores, depois de uma semana de atentados na cidade. O povo agora está confiante e esperançoso de que dias melhores acontecerão na cidade verdadeiramente maravilhosa – Rio de Janeiro.

3 comentários:

  1. Comentário da Keila Parreira

    Oi, Regina!



    Parabéns pelos blogs, estão ótimos!
    As entrevistas nos fornecem mais conhecimento sobre o centro e D. Didi.
    O seu blog nos proporciona "viajar" com vc, além de nos oferecer tbm aprendizado.


    Parabéns!
    Keila

    ResponderExcluir
  2. ----- Original Message -----
    From: Mirtes Completo
    To: 'GiAraujo'
    Sent: Thursday, December 02, 2010 7:06 PM
    Subject: Presente de Meiga


    Olá, Regina,



    Lembro do dia do Laçamento do seu livro. Tudo organizado com muito carinho. Também recordo-me de você começar a sua fala, expondo o significado da palavra meiga.

    E após a apresentação de um monólogo extaziante, todos aplaudiram enquanto você, emocionada, dizia que tinha sido uma surpresa a apresentação do grupo de teatro. Um evento lindo! Tão bonito que ainda tenho na memória detalhes desse dia. E seu livro que eu guardava autografado, com carinho, de tão precioso foi-me roubado.



    Um abraço,



    Mirtes





    Observação: não consegui postar os comentários no seu blog, acho que é porque minha conta é do yahoo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mirtes!
    Sim, foi muito bonito o lançamento de Presente de Meiga! É uma memória gratificante! O livro está esgotado, Mirtes, há algum tempo. No ano passado até pensei fazer nova edição, mas acabei desistindo! E a minha experiência atual comprovou que o pessoal prefere as leituras virtuais. Registrei mais de 4.000 visitas no meu blog em 4 meses apenas e creio que nunca tive esta quantidade de leitures somando os cinco livros publicados e a participação em antologias.
    Abreijos da meiga do presente, Regina

    ResponderExcluir