sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MEU AMIGO LOBO

Meu amigo lobo - Giuseppe Turini -  em  Sampa, ano 2000.
Eu não me lembrava de que havia perguntado a meu amigo Giuseppe com qual animal ele se identificava. Imagino que foi na época em que estive muito envolvida com o xamanismo e a psicologia transpessoal, pois, nessas áreas, a identificação com o nosso animal pessoal faz parte do exercício para o autoconhecimento. Ele respondeu prontamente que se identificava com os lobos e explicou por que em seu blog: confidências ao espelho.

Acredito que o Giuseppe detenha muitas qualidades dos lobos! Afinal, o lobo é  apenas uma espécie de cachorro selvagem e grande estrategista. Soube que, ao contrário do que a gente pensa, os lobos são um exemplo de inteligência, dignidade e respeito para com os seus iguais. Além disso, os lobos deram ao ser humano o seu melhor amigo, o cão. Ao invés de exterminá-los, deve-se aprender com eles.

Regina Lúcia, em Sampa, 2001.
Aliás, muitas pessoas já se deram conta disso. Sabemos que os lobos vivem, geralmente, em alcateias, que são as suas famílias. Nesses grupos há um casal dominante chamado de alfa, outro casal, chamado beta, que fica com a liderança secundária do grupo e um lobo ômega - que ganha esse nome por ocupar a posição mais baixa na hierarquia da alcateia.

O macho alfa é quem toma as decisões na alcateia. Ele tem a força e a habilidade de caça superiores às dos outros lobos. Sua companheira, que é seu par por toda a vida, comanda as fêmeas do grupo, e é a vice-líder, isso é, na ausência do alfa é ela quem toma as decisões do grupo. A sobrevivência da alcateia depende da sabedoria e liderança do casal alfa.

Escultor  Lobo Turini em seu atelier.
Dizem que podemos aprender com os lobos sete coisas básicas: respeitar os mais velhos, ensinar os jovens, proteger a família, cooperar com o grupo, retirar da natureza apenas o necessário, seguir as próprias leis e aprender com os próprios erros...
Pelo tanto que conheço meu amigo lobo, sei que ele já domina a maioria destas práticas!

Seria ele um lobo alfa?

2 comentários:

  1. Muito elogioso seu post ... das coisas básicas, realmente, acho que absorvi algo nas cinco primeiras .... mas nas últimas duas, ainda tenho um grande caminho pela frente.

    ResponderExcluir
  2. E quem ainda não tem muito a aprender? Na última terça-feira proferi uma palestra e sei que ela foi dirigida principalmente a mim mesma. Depois lhe envio por E-mail... Fala da necessidade de agilizarmos a nossa aprendizagem aqui na terra...

    ResponderExcluir