segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

NÍVER DA NETINHA DO ALEIXO


Ana Helena no colo do papai Arthur que recebe
o abraço amoroso da outra Aninha Du Art.
Dia 23 foi aniversário da Ana Helena, netinha do Aleixo! Houve uma comemoração em sua escolinha, mas o bolinho oficial aconteceu no último sábado, dia 26. Ela é muito amada! Linda, saudável, inteligente! Chegou a este orbe para a alegria de um monte de tias (os) e avós biológicas (os), espirituais, todos de amor! 
As crianças que estão chegando ao planeta são especiais como todo mundo já pode perceber. É uma grande honra recebê-las, mas também um grande desafio, porque são crianças um pouco difíceis no tratamento diário. São afetuosas, mas tecnicamente rebeldes. Elas serão conquistadas pela ternura!
Essas crianças mostram-se, às vezes,  um pouco destrutivas, mas não por perversidade, mas, sim, por curiosidade. Como elas vem de uma dimensão  em que as coisas objetos não lhes são familiares, quando  elas vêem alguma coisa diferente, algum objeto novo, arrebentam-no para poder olhar-lhes a estrutura. São crianças que devemos educar apelando para a lógica, o bom tom. Todas essas crianças devem ser orientadas, esclarecidas amorosamente, repetidas vezes. 

Uma das Aninhas Du Art!
Devemos voltar aos dias da educação doméstica, quando nossas mães nos colocavam no colo, falavam conosco, ensinavam-nos a orar, orientavam-nos nas boas maneiras, nas técnicas de uma vida saudável, nos falavam de ternura e nos tornavam o coração muito doce! Estes são os métodos para tratar as modernas crianças, todas elas, índigo, cristal ou não.
Que Deus abençõe a nossa Leninha e também a seus pais!

DIGRESSÕES SHAMBALLENCES

Imagem ilustrativa de percepção ambiental.
Estou maturando a iniciação reikiana que conduzi há alguns dias e preferi ficar na concha, sempre que estou na chácara. Assim, tenho me envolvido mais com os cachorros, curtido a natureza tão presente.
Cedo, cumpro quase um ritual, alimentando os bichos, fiscalizando e acarinhando as plantas favoritas, cuidando dos afazeres domésticos com prazer silencioso. Gosto muito de cozinhar!
Algumas vezes por dia, venho conferir os blogs e o correio. Ouço música, devaneio, escrevo. Tenho lido bastante. Além de um romance espiritualista, estou relendo O Caminho da Autotransformação, da Eva Pierrakos.

Buscamos cuidar de nosso hábitat
com percepção ambiental.
Aleixo anda ocupado com uma longa tradução, mas ele interrompe o trabalho para irmos à academia três vezes por semana e a outras tantas coisas que vou inventando. A gente se acostumou a fazer tudo juntos, e é muito boa esta parceria!

Ontem Fábia me ligou dando boas notícias. Frederico está freqüentando as aulas diariamente e fiquei feliz. Tenho rezado muito para que ele atinja o equilíbrio, depois das crises de pânico por que passou... Graças a Deus, ele já não precisa de remédios, há mais de um ano.

A interação com a natureza aqui na Shamballa me faz um bem enorme. Preciso deste contato, como às vezes necessito do contato com o mar. É gratificante descobrir os ninhos dos pássaros, perceber a reação dos animais e da própria natureza. A gente aprende muito com esta percepção ambiental. Esta atmosfera me cura!
Há uns dois anos atrás parodiei os versos do Drummond que transcrevo abaixo.
Aleixo e Regina, na Cabana dos Pirineus,
 2004.
Shamballenses
Casa entre jatobás,
Gruta no bosque de Shamballa,
Amor, perfume, paz.
O casal caminha devagar,
Devagar o casal caminha...
Pássaros, perus, papagaio,
Oimbô, Ananda, Pagu...
Eta, vida simples, Drummond!Regina Lúcia de Araújo, 02.09.2008.
Regina e Aleixo em Oxford, UK, 2010.
Bem, hoje Oimbô não está mais aqui. Tampouco, Ananda; ela fugiu, depois de ter sido adotada pela Celina. Mas eles deixaram descendentes:  aqui temos a Kei-Ra, filha do Oimbô e a Cé tem a Samantha, filha da Ananda!
A aquisição do Astro me fez muito bem! Eu tenho uma grande energia maternal e os filhos estão criados e distantes. Astro veio usufruir desta energia e trouxe muita alegria a Shamballa com as suas peraltices de filhote! Ontem completou dois meses!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MEDITAÇÃO REIKIANA

Regina é reikiana!
Segundo o psicanalista Jung, a sociedade moderna está doente porque supervalorizou a racionalização e abandonou seu contato com o divino, com o mágico. O homem contemporâneo ficou pobre de rituais efetivos e de momentos mágicos. Embora freqüentem uma determinada religião, não se emocionam, nem interagem. O lado divino e espiritual das pessoas continua carente e suas mentes sempre enfermas. De certa forma, a sintonização reikiana propicia um meio de interação mágica com a essência cósmica.

A autoaplicação de Reiki é um dos requisitos fundamentais para se tornar um bom reikiano, pois ela nos mantém limpos e em constante autocura, além de elevar, a cada dia, o nosso grau vibracional. Quando aplicamos Reiki em alguém também recebemos uma percentagem de energia para nosso benefício e para nos manter em conexão. Todavia, para uma real manutenção de nosso canal energético e para nos tratarmos, nós devemos proceder a autoaplicação diariamente. Afinal, reikianos são humanos e cheios de problemas como qualquer outro. Sabemos que a qualidade do ar que respiramos, do alimento que ingerimos, da água que bebemos, além do clima,  dos pensamentos e das emoções podem bloquear o livre fluxo do Ch’i e afetar nossa saúde.  Os melhores horários para autoaplicação são pela manhã e à noite ao deitarmos, pois estamos relaxados e não precisamos desconectar do contexto.

Grupo de reikianos em Shamballa.
Existe um princípio antigo de que quanto mais perto da luz, maior é a sombra que encontramos. Este fator também funciona na caminhada do Reiki. Quando começamos nossa jornada, no nível 1, valorizamos problemas e defeitos em nós mesmos que são absolutamente superficiais, isto é, estamos longe da luz e não distinguimos a maioria dos pontos de nossa sombra, mas quanto mais nos aplicamos Reiki e mais entramos em contato com a luz, maior fica a sombra. Na verdade é a mesma sombra de sempre, mas com a nossa sensibilidade aumentada, a gente percebe mais as coisas. Não se apavore, é a sua sombra, ou seja, você mesmo. A meta é se tornar luz ou fonte de luz, pois luz não tem sombra. Porém, isto seria uma experiência para seres iluminados e não em desenvolvimento, como nós! Não queimamos etapas, tudo é gradativo! Chegaremos lá, um dia!

Ideograma do Reiki.
Muitos gostariam de escolher o momento de fazer a transição! E, se você realmente aplicar-se em meditação com o Reiki, este fato passará a ser uma possibilidade. Para meditar com Reiki basta invocar a energia, fazer uma aplicação completa ou no chakra designado para meditação e, depois, ao cair na vacuidade, deixar a energia simplesmente fluir. Experimente. Os efeitos são maravilhosos. Não se incomode, pois o Reiki é uma energia inteligente que se autodireciona para os pontos carentes de energia.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

COLEGAS REIKIANOS

Novos reikianos repassando parte teórica
antes da iniciação em nível I.
Ontem aconteceu aqui, na Shamballa, a iniciação de Reiki, nível I, para o que vínhamos nos preparando. Foi algo indescritível! A energia amorosa que fluiu pela presença de nossos mestres espirituais não pode sequer ser imaginada por quem ainda não vivenciou experiência semelhante! Foram dez iniciados e cada ritual ímpar! Na realidade, creio que foram onze, porque uma das iniciadas está grávida de cinco meses. Que bebê abençoado!
Ao final, eu estava deveras cansada, porém gratificada! Aconteceram alguns imprevistos e tivemos que antecipar e condensar um pouco o processo, mas, no encerramento, todos nós estávamos satisfeitos e prontos para dar continuidade ao desenvolvimento da energia Reiki. O grupo vai se preparar para fazer também o nível dois, no próximo mês.
Fomos agraciados com a presença de nossa amiga reikiana – Heloísa Galvão – que nos ajudou com sua dedicação, competência, seu amor doação ilimitado, característicos de sua pessoa especialíssima! Esperamos ter contribuído para o resgate dessa energia que todos nós possuímos por fazermos parte do universo, mas que, por falha nossa, ficou esquecida em algum lugar da memória acásica.

Régis, Rose, Virgínia, Benedito, Salu, Ana Paula, Edson,
Regina, Elcyr, Tânia, Marco Antônio, Heloísa Galvão.
Lembremos que os arquivos Akashicos podem ser considerados como espécie de memória da natureza, um arquivo cósmico, em que são guardados todos os eventos e acontecimentos desde o princípio dos tempos. Todos os atos humanos, naturais e cósmicos geram marcas que ficam gravados numa memória do universo. O akasha é um conceito maciçamente divulgado por várias correntes de pensamento espiritualistas e esotéricas. Os místicos, os esoteristas e os paranormais afirmam que esse arquivo encontra-se suspenso num infinito oceano suprasensível de informações.  A noção dos arquivos akashicos ou memória universal já foi utilizada como explicação alternativa das lembranças de vidas passadas. O renomado filósofo Willian James pesquisou médiuns e usou essa hipótese para explicar as surpreendentes informações que chegavam durante o transe mediúnico. Supõe-se que, quando um atendido se recorda de uma existência pretérita, não significa que aquela seja a vida dele, mas ele estaria realizando uma leitura psíquica dessa memória cósmica e percebendo a vida de alguém que viveu no passado.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

REVISANDO: REIKI e CHO-KU-REI

Imagem de aplicação de Reiki.
Reiki é uma palavra japonesa que significa energia universal. Rei é energia cósmica universal, inteligente, divina e conhecedora de todos os nossos problemas. Ki é a energia vital produzida por nosso corpo.

Assim, o Reiki é um método de cura energética através da imposição das mãos.

O Reiki age harmoniosamente sobre os centros vitais do corpo (chakras), podendo influenciar o poder de cura do organismo, ajudando a aumentar a energia mental, amenizar o stress, combater a causa das doenças no campo energético, restabelecer a harmonia e o bem estar, desintoxicar o organismo e proporcionar o equilíbrio energético.

A aplicação de Reiki ajuda no equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

CHO-KU-REI é o primeiro símbolo do Reiki e significa, venha aqui e agora a energia do universo. Tem origem taoísta. Este símbolo tem uma linda história, pois o céu vem para o homem e é dada a possibilidade de se purificar pela Luz Cósmica Divina.

O CHO-KU-REI é um instrumento pontencializador da Energia Reiki. Pode-se usá-lo em quaisquer circunstâncias e  ele tem o poder de limpar imediatamente qualquer pessoa, local, objeto, pois age nos canais físicos, etéricos, emocionais e mentais, fazendo uma limpeza geral em todos os níveis. Sua cor é essencialmente violeta, porém pode ser imaginado em diversas cores, conforme a sua intuição.



CAYCE:GLÂNDULAS ENDÓCRINAS



Regina,  na chácara Shamballa, 2010.
Gostei muito de um texto que recebi pela internet, assinado pela terapeuta holística Helena Gerenstadt. Ele fala sobre as glândulas endócrinas e nosso querido médico naturalista - Dr. Imar Crisogno - leu e elogiou o tema. Então, resolvi postá-lo no blog. Como estudante rosa-cruz levo este assunto muito a sério e quero pesquisar mais a respeito.
Edgard Cayce também conhecido como o profeta adormecido (1877-1945) é tido como um dos maiores médiuns de todos os tempos, capaz de realizar previsões que, segundo alguns, superam as profecias de Nostradamus. 
Cayce era capaz de entrar num estado alterado de consciência em sessões que ele chamava de leituras, nas quais conseguia diagnosticar com certa precisão as doenças das pessoas que o procuravam, inclusive fornecendo os nomes dos medicamentos que iriam ajudá-las.
Posteriormente, passou a fazer uma série de leituras referentes ao passado e ao futuro da humanidade, falando sobre a construção da pirâmide de Gizé, sobre a suposta existência da Atlântida e relacionando-a a uma descoberta a ser feita no Caribe.
Muitos estudiosos associam essa profecia à descoberta de ruínas submersas em Bimini, no sul da Flórida. Também foi dele a profecia de que um grande terremoto iria atingir a Califórnia. Cayce ainda falou de uma série de catástrofes atingindo os Estados Unidos, inclusive Nova York, que seria destruída. Uma parte do Japão seria inundada pelo mar.
 As principais glándulas endócrinas:
1. pineal; 2.hipófise;3.tireóide;4.timo;
5.suprarrenal;6.pâncreas;7.ovário;
8. testículo.

Só sobre a Atlântida, Cayce realizou cerca de 2.500 leituras, com tal riqueza de detalhes que suscitou uma nova onda de interesse pelo continente perdido.
Para Edgar Cayce, a ação sobre o sistema glandular é o caminho para se obter a cura ou a enfermidade. A escolha depende de como agimos para influenciar as glândulas.
De acordo com Edgard Cayce, as glândulas endócrinas são o ponto de contato entre os nossos três corpos. São nelas que se encarnam o espírito e a alma e é por meio delas que se atua no corpo físico. Portanto, a cura se inicia no sistema glandular.
Segundo Cayce, o sistema glandular é a fonte de todas as atividades humanas, de todas as disposições, de todos os temperamentos e da diversidade das naturezas e das raças.
O medo, a cólera, a alegria, quaisquer das energias emocionais estão relacionadas com as glândulas endócrinas, pois estas produzem secreções hormonais que se expandem dentro do organismo.
Os olhos, o nariz, o cérebro, a traquéia, os brônquios, os pulmões, o fígado, o baço, o pâncreas não podem funcionar de forma isolada, mas podem renovar-se dentro do conjunto das funções glandulares.
Talvez seja neste ponto que o sistema endócrino seja influenciado pelas atividades da alma e é por este caminho que se encontra o dom do criador.
As glândulas estão relacionadas com a renovação das células, com a degeneração e com o rejuvenescimento, não só da energia física, mas também da energia do corpo mental e do corpo espiritual.
Assim, é através dessas minicentrais de energia que nosso corpo físico recebe a cura ou a enfermidade. Nossas atitudes mentais não são alheias às nossas atitudes físicas – tais como o nosso falar, o nosso tom de voz, a nossa forma de olhar – pois todas as glândulas endócrinas estão atuando sobre nosso sistema sensorial.
Quando Cayce fala sobre como essas glândulas orquestram todas as atividades do corpo físico – sua forma, suas manifestações, suas percepções – ele também comenta a respeito dos centros glandulares maiores, ou seja, aquelas glândulas que secretam hormônios como a pineal, a pituitária, o timo, a tireóide, as supra-renais e as gônadas masculinas e femininas.
Existem outras glândulas no organismo, mas estas correspondem ao que a tradição hindu chama de chakras, que são as chaves da personalidade humana. Cada uma das glândulas corresponde a uma função precisa, a uma vibração colorida, a um elemento da Terra, a um signo astrológico e a uma influência de um planeta.
A 'pituitária' é a glândula mais alta do corpo; está relacionada com a luz e se desenvolve no 'silêncio'.
A 'glândula pineal' é o ponto inicial para a 'construção do embrião' no ventre da mãe.
A 'tireóide' entra em ação quando se deve tomar uma 'decisão e agir'.
O 'timo' corresponde ao 'coração'.
As ' supra-renais' são o nosso 'centro emocional' e atuam sobre o 'plexo solar'.
As 'gônadas' são 'os motores' do corpo físico.
Edgard Cayce também explica que, por exemplo, todas as glândulas estão envolvidas no sentimento de cólera.
Uma pessoa que está amamentando, tomada por algum estado de cólera, afetará suas glândulas mamárias. O bebê vai sentir perturbação em suas glândulas digestivas. A reação principal se produz nas glândulas supra-renais.
Cayce estima que as enfermidades chegam ao corpo físico através dos venenos segregados nos centros glandulares pelas atitudes negativas.
E, no sentido contrário, seria possível encontrar a cura trabalhando-se de uma forma positiva, por meio da meditação. Por exemplo, por meio da oração Pai-Nosso – que encontra correspondência nos centros glandulares.
Portanto, a oração PAI NOSSO, de forma meditativa, pode ter um efeito dinamizante sobre as glândulas; é uma busca para compreender como atua a Força Criadora de Deus sobre o corpo.
A 'pituitária' corresponde à palavra 'Céu';
A 'pineal' corresponde à palavra 'Nome';
A 'tireóide' corresponde à palavra 'Vontade';
O 'timo' corresponde a 'Mal';
O 'plexo solar' corresponde à palavra 'Ofensas';
A 'região do sacro', com as células de Leyden, corresponde à palavra 'Tentação';
Espírito Santo estilizado.
As 'Gônadas' correspondem à palavra 'Pão'.
Assim, teríamos a 'correspondência entre os versos do 'Pai-Nosso' e as principais 'glândulas endócrinas', segundo Edgar Cayce:
'Pai-Nosso que estais no Céu' – abre a pituitária (glândula-mestra do corpo);
'Santificado seja Vosso Nome' – abre a glândula pineal;
'Venha a nós o Vosso Reino' – abre a tireóide;
'Seja Feita a Vossa Vontade, assim na Terra' – abre o timo;
'Como no Céu' – abre a tireóide;
'O pão nosso de cada dia nos dai hoje' – abre as gônadas (glândulas sexuais masculinas e femininas);
'Perdoai-nos nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam' – abre as supra-renais;
'E não nos deixeis cair em tentação' – abre as células Leyden (ou glândulas de Leydig, que não são verdadeiramente glândulas, mas sim um conjunto de células secretoras de hormônios, localizadas abaixo do umbigo e por cima das gônadas);
'Mas livrai-nos do Mal' – abre o timo;
'Pois é Vosso o Reino' – abre a tireóide;
'O Poder' – abre a glândula pineal;
'E a Glória' – abre a pituitária.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

SINTONIZAÇÃO NO REIKI


Regina, 2011.
Em nosso estado mais perfeito, em nossa verdadeira origem, nosso corpo possui redes de ligação de força com pulsação própria. Estas redes trocam a pulsação entre nossos corpos, mais sutis ou extrafísicos, com nossa mente racional. Para podermos sentir bem-aventurança e felicidade plena, esses canais deveriam ser sempre limpos.

Com o processo de esquecimento de nossas origens e com a individualização, esses canais de ligação se enfraqueceram e passamos a não usar toda a energia necessária para nosso bem viver.

Símbolo Cho-ku-Rei potencializa a energia.
Nós mesmos nos enfraquecemos e estamos, atualmente, tomados por sentimentos e idéias destrutivas, fazendo com que nosso corpo físico adoeça, envelheça e morra.

Mikao Usui há mais de 100 anos, através de estudos e pesquisas conseguiu redescobrir como fortalecer novamente esses canais.
Na iniciação sagrada, todos os canais de força do corpo responsáveis pela captação e distribuição da energia são fortalecidos e voltam a funcionar na forma original, aumentando o poder de autocura, a harmonia e integração em nós mesmos e nas outras pessoas a quem tocamos e queiram receber a energia Reiki.

Os canais principais para essa captação da energia são os chakras que passam a captar e distribuir muito mais energia, não apenas a nossa própria energia e a do ambiente, como também captar e distribuir a energia do universo.

Autoaplicação de Reiki no pés.
Para que o processo de iniciação e harmonização se complete, usamos os mantras (sons) e o yantras (desenhos ou formas) que quebram o tempo-espaço, levando-nos de volta ao nosso antigo estado original, ou seja, retirando as impurezas acumuladas em nosso corpo físico e etérico, aumentando nosso estado vibracional e nos dando melhor entendimento.

Quando o reikiano passa pelo processo da iniciação sagrada, seus canais de energia ficarão para sempre abertos e o iniciado será eternamente um canal de cura, capaz de receber e transmitir a mais perfeita energia do cosmo.

A iniciação é uma cerimônia sagrada, pois entraremos em contato com o Espírito Divino ou cosmos. Ela afeta cada pessoa de forma única e diferente, dependendo de seu momento e padrão vibratório.

Ninguém que tenha passado por uma iniciação consegue dar uma descrição precisa das sensações. A iniciação, a exemplo do amor, tem que ser vivenciada, não pode ser descrita racionalmente. E após a iniciação, nossas mãos passarão a irradiar vibrações bastante positivas, devido à sensibilidade que nelas será desenvolvida.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

POSIÇÕES DAS MÃOS NO REIKI

Regina, 2010.
Os esquemas de imposição das mãos foram criados pelo Mestre Hayashi para tornar o Reiki mais didático e existir maior praticidade na transmissão da energia no corpo humano. Foram elaborados para ajudar na execução do processo de cura nas áreas apropriadas, mostrando como proceder ao toque.

As posições são usadas para aprender como aplicar o Reiki em si e em outra pessoa e para o sincronismo de sua sessão. Deve durar em média de 3-5 minutos em cada posição, para permitir a transmissão da energia e facilitar sua penetração, antes de mover-se para região seguinte. Assim, usando o esboço, você calculará a média de 45 minutos a uma hora por sessão.

A reação mais comum em um tratamento de Reiki é um sentimento de relaxamento e de tranqüilidade. Recordemos que o Reiki fará o que determina a energia de cura, que é necessária no processo de harmonização, independente do que o terapeuta ou o cliente possam pensar sobre ela. Entretanto, mais freqüentemente, quando se está tratando alguém com um problema específico, o Reiki dirigir-se-á àquela área mais eficazmente.

O curso de Reiki Nível I será ministrado
na Chácara Shamballa, no
mês de fevereiro de 2011.
Há momentos em que você pode imaginar que nada está acontecendo ou energia alguma está fluindo, porém isto comprovadamente não é verdade. Esteja seguro que as mudanças ocorrerão.

O toque usado deve sempre ser delicado, nenhuma pressão é requerida. Recordemos também que nunca há uma necessidade de despir o cliente para receber o Reiki. Tampouco, não há qualquer necessidade de recorrer ao toque em áreas sensíveis ou íntimas em uma sessão de cura, pois pode causar embaraços ou constrangimentos desnecessários; todos sabemos que existe a opção de trabalhar no campo etéreo, acima de tais áreas.

A prática de Reiki não licencia o profissional a fazer diagnósticos ou recomendar tratamentos para doenças específicas. Um simples aconselhamento inadequado pode provocar danos ao ativar traumas emocionais, que podem não ser benéficos, podendo render problemas legais.

Símbolo Cho - Ku - Rei., aprendido no nível I.
Uma coisa que está se tornando cada vez mais comum é a separação do Reiki de outras modalidades. Isto quer dizer que não se deve usar nenhum tipo de movimento com as mãos durante a sessão. As mãos do terapeuta são mantidas paradas. Ao mover-se de uma posição para outra, abstemo-nos de usar qualquer movimento que se assemelhe a uma aplicação de massagem ou manipulação física.
As mãos são sempre lavadas ou desinfetadas antes e depois de cada sessão.

Sempre pensando na possibilidade de germes normais serem transferidos através de contatos pessoais. É também comum que nossas mãos liberem odores de coisas que nós tenhamos tocado.

Algumas vezes esses odores podem ser desagradáveis aos outros. Por exemplo: a mão de um fumante cheira mal. Itens alimentares, como cebolas, carregam fortes odores. Outro aspecto de grande valia, na questão da lavagem das mãos, é o fato de que após uma aplicação de Reiki, poderemos reter miasmas sutis de nossos clientes, que são aspectos energéticos deletérios.
Mãos reikianas.

As mãos também podem ser colocadas diretamente em qualquer área do corpo, conforme a intuição, para facilitar a aplicação da energia em áreas determinadas.
As queimaduras, as erupções ou brotoejas e as lesões abertas, naturalmente nunca são tocadas. Relaxe, aplique e permita que a energia apenas flua, ela sabe onde deve ir. Pode ser benéfico recordar que a energia de Reiki flui não apenas através das mãos, mas também através do campo áurico do aplicador atingindo o cliente, assim alcançando rapidamente as suas necessidades, não importando sua posição.
As posições das mãos são naturalmente muito aliviadoras ao cliente e criam um sentimento de conforto e de bem estar que é uma razão excelente para se utilizar o toque, respeitando-se os limites descritos acima.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ASTRO


Sou apaixonada pelos beija-flores! Eles estão
sempre aqui, na Shamballa!
Com todos os avanços da ciência, as pesquisas mostram que o convívio com os animais é considerado um dos melhores recursos terapêuticos. Os animais domésticos passaram a ser considerados importantes na sociedade, pelo fato de oferecerem apoio emocional aos seus donos.

Para aqueles que vivem na cidade, eles representam contato com a natureza. Está nos genes humanos apreciar a interação com os animais e as plantas. A simples presença de um animal de estimação pode ser relaxante, pois ajuda a diminuir a pressão sangüínea e o estresse.

Astro chegou ontem à nossa chácara, pesando
3.450 Kg.
Alguns animais são mais benéficos que outros. Assim, o efeito relaxante aparece menos quando se tem um peixe num aquário ou pássaros na gaiola. Os resultados dependem de contato, portanto, aqueles que podem ser tocados, como cachorros e gatos, são mais eficientes.

Gatos são particularmente úteis no tratamento de pessoas com tendências depressivas. Ao contrário dos cachorros, eles buscam o carinho dos donos só quando requisitados. É necessário implantarmos uma nova mentalidade capaz de permitir uma relação de respeito e proximidade com os animais e a natureza em geral. Isso permitirá o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais harmoniosa.

Em setembro do último ano fizemos uma viagem de pouco mais de um mês. Nosso cachorro Oimbô machucou-se neste período e, apesar de todo o cuidado, não resistiu.

Astro nasceu em 28.12.2010, capricorniano
como a sua dona!
Sei que nada é para sempre e tentei superar a sua ausência nos últimos meses. Afinal, temos outras três cachorras aqui!
Mas acabei não resistindo à tentação e ontem comprei outro filhote bem parecido com o meu Oimbô. A princípio pensei repetir o nome, mas meu amigo terapeuta lembrou-me que seria melhor ele ter seu próprio nome e vou chama-lo de ASTRO.
Ele tem apenas 40 dias! Acho que, quando ele crescer, ficará semelhante ao Oimbô, mas será amado por ele mesmo e já estou feliz com este movimento!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

INICIAÇÃO DE REIKI


Regina Lúcia, 2010.
Símbolo reikiano na mão de um iniciado.
O Reiki é uma técnica iniciática milenar de harmonização, através da imposição das mãos, conforme afirmei anteriormente. Proporciona equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Como se sabe, o Reiki se baseia em toques suaves ou emissão energética em pontos de conversão de energia, desfazendo os bloqueios dos canais elétricos do corpo, promovendo um intenso relaxamento neurológico e ativando o sistema imunológico.
Esses toques suaves são feitos com as mãos que, após a iniciação / harmonização, se transformam em instrumentos direcionadores da energia vital.

O Reiki permite que paciente e terapeuta possam igualmente entrar em contato com a globalidade do seu ser, sua essência divina e humana, permitindo ocorrer transformações positivas graduais, num processo de crescimento contínuo e permanente.
Símbolo  reikiano Cho- Ku- Rei.
Estou me preparando para ministrar gratuitamente os primeiros níveis a um pequeno grupo e quero continuar com esta prática mensalmente. As minhas iniciações foram experiências incríveis que agradeço até hoje. A prática do Reiki faz parte de meu cotidiano e o meu objetivo é contribuir para que mais pessoas trabalhem em benefício da cura de outros seres e do próprio planeta.

Todavia, sabemos que “a verdadeira iniciação leva-nos a recorrer à introspecção, a dirigir a nossa consciência para o nosso interior, a fim de contemplarmos a nós mesmos; desperta em nós a aspiração e o idealismo e obtém de nós uma sagrada obrigação ou promessa que fazemos a nós mesmos ou a outrem, no sentido de nos empenharmos em concretizar nossas aspirações.

A pessoa que passa por um ritual em que lhe é revelado simbolicamente um novo conhecimento, benéfico a si e em torno de si, não será iniciada enquanto não aplicar o que lhe foi revelado! Se não o faz, não é iniciado, a despeito do número de cerimônias de que tenha participado.”

sábado, 5 de fevereiro de 2011

ARAGUARI


Regina,  na Shamballa, em 02.02.2011.
Ontem à tarde viemos novamente a Araguari visitar minha filha e neto que aqui residem. Fábia é estudante de Medicina na UNIPAC e mora aqui com seu marido e filho, desde 2007. São trezentos quilômetros de Goiânia e a gente viaja de carro tranquilamente, passando por Piracanjuba e Caldas Novas.

Araguari é um município brasileiro do estado de Minas Gerais que está localizado no norte do Triângulo Mineiro, junto ao rio Jordão, um afluente do Rio Paranaíba, a uma altitude que varia entre 940 e 1.087 metros. Com uma população de 109.779 habitantes, de acordo com o Censo de 2010, é a terceira maior cidade do Triângulo Mineiro.

A história de Araguari começa no século XVIII, em meados de 1888, quando desbravadores bandeirantes chegaram a esta região. Araguari começou como vila, depois passou a ser cidade, e, segundo historiadores, ela cresceu rapidamente em seu início devido à contribuição das ligações ferroviárias. Na década de 1930, Araguari se destaca como uma das poucas cidades Brasileiras com mais de 40.000 habitantes. A cidade tinha o nome de Brejo Alegre devido a um córrego da cidade.

Prédio histórico da Prefeitura de Araguari, no centro da cidade.
A cidade também está localizada em um ponto estratégico de escoamento da produção do centro-oeste para São Paulo. Araguari tem como vizinha a cidade de Uberlândia, a maior cidade do Triângulo Mineiro. Araguari também é uma importante cidade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A cidade é também conhecida como palco do maior erro judiciário cometido no Brasil, que é O Caso dos Irmãos Naves.

Araguari passou uma fase com crescimento estacionado, mas atualmente vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, com várias obras de infra-estrutura, mais de três mil casas e apartamentos do programa minha casa minha vida, a duplicação da BR-050 com a construção de três grandes viadutos nas principais entradas da cidade. O fato de se tornar sede da faculdade de Medicina da UNIPAC, nesta última década, contribuiu bastante para acelerar o seu desenvolvimento.
Vaíte, Fábia, Regina e Aleixo fotografados pelo
Frederico, em 05.02. 2011.
Há na cidade mais 10 grandes loteamentos em fase final de urbanização e mais 04 em construção. A topografia da cidade e bem plana em quase toda a área urbana, exceto na área central da cidade.

Ontem, jantamos empadão goiano e pamonha, trazidos do tradicional restaurante Frutos da Terra, de Goiânia. Hoje, vamos saborear a verdadeira cozinha mineira tendo como chef o meu genro Vaíte.

Bosque John Kennedy, em Araguari, MG.
Após o café da manhã fizemos nossa caminhada pelo bosque John Kennedy, aqui em Araguari, perto da residência de minha filha. No meio da cidade é possível encontrar esta enorme área de mata, com trilhas pavimentadas e prontas para serem exploradas. Árvores de todo o Brasil foram plantadas no lugar, contribuindo para enriquecer a natureza local. Para completar, um dos melhores restaurantes da cidade está aqui no meio da mata  - o Kabanas do Bosque.
Curiosidade, quando minha mãe ficou noiva de meu pai, em 1937, para que ela não ficasse falada, meus avós a trouxeram por um ano para Araguari, enquanto ela preparava o seu enxoval!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PIANO NA PRAIA DA FLÓRIDA


Regina na praia do Arpoador, jan. 2011.
Imagine que um piano misterioso apareceu em uma baía  da Flórida, surpreendendo a todos que o viram ou fotografaram-no!

Pois é! O piano apareceu recentemente sobre um banco de areia, em meio à Baía Biscane, no sul da Flórida. Pesando cerca de 300 kg e estando cerca de 200 metros baía adentro, a aparição do instrumento foi um mistério para os expectadores!

Soube que, estando posicionado no ponto mais alto do banco de areia, ele não ficava encoberto durante a maré alta, nem corria o risco de ser arrastado pelas águas. Oficiais da região que tampouco sabiam como o piano chegou ao local disseram que não o removeriam até que se tornasse um perigo para os animais ou para a população. Da costa, o misterioso piano era visível a olho nu.

No entanto, segundo informam as pessoas que o viram, com binóculos podiam ver gaivotas pousadas sobre o piano.
Sabemos que qualquer coisa pode virar um habitat para os animais. E a menos que ele se torne um perigo, a guarda costeira local disse não pretender se envolver ou retirar o piano de lá!

Piano que apareceu em praia da Flórida, EUA.
Lembrei-me de um filme que vi! A personagem era muda, casou-se com alguém de longe e quis levar o seu piano! Ele permaneceu numa praia por algum tempo até que conseguissem transportá-lo para a sua nova residência...

Enquanto o fato atual intrigava as autoridades, o piano começou a se tornar habitat de animais da baía. E a minha amiga americana - Gizelda Rothemberger - acabou de me informar que o piano foi colocado lá por dois rapazes com o objetivo de chamarem a atenção. Deve ser retirado em breve e substituído por uma mesa com duas taças de champanhe e um jarro de flores!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

REIKI E EU

Regina pratica a canalização da
energia Reiki.
Comecei a me interessar pelo Reiki, em 98. Estava na Serra da Portaria, em Paraúna, fazendo um workshop na área de Psicologia Transpessoal, com o Nilton Ferreira e, entre os participantes, havia uma senhora reikiana. Ela roncava muito e foi despejada de seu dormitório. As colegas diziam que não conseguiam dormir nos beliches próximos ao dela.
Então, o Nilton lhe sugeriu que fosse pedir asilo a mim e a Nair. Nós dormíamos lá fora nos colchonetes do ambiente em que funcionava o curso durante o dia, depois da devida higienização.
Bem, como somos ótimas de cama, consentimos! Nunca soube se ela roncava, porque meu sono é deveras pesado, ainda mais num ambiente maravilhoso como aquele! Ela ficou grata e gentilmente nos aplicou Reiki nos dias seguintes! Gostei muito, mas como ainda não havia curso em Goiânia, tive que adiar o meu aprendizado.
Aplicando Reiki no planeta por meio do simbolo
do globo terrestre.
Em 99, mudei-me para São Paulo. Estava de licença da PUC e tinha viajado todo o ano anterior, semanalmente, para cursar as disciplinas do doutorado. Assim, não agüentava mais nem ver ônibus. Então, logo que me instalei, soube de um curso de Reiki em espaço terapêutico próximo.

Apesar da implicância de meu orientador, acabei me inscrevendo e fazendo o nível I com o Mestre Valdemar Jorge Nogueira. Fiquei deveras encantada com a experiência! Passei a acompanhá-lo, com freqüência, para aplicarmos Reiki em clínicas ou  em outras pessoas necessitadas. Ele julgava esta prática necessária para quem realmente quisesse atingir o maior nível, como eu.

Aplicação de Reiki em paciente.
Meses depois fiz também o nível II e III, com a Mestra Duclera Gerolla, com quem também me afinizei muito. Nesta altura, meu orientador e amigo foi meu colega até o nível III.

Em 2004, já de volta a Goiânia, concluí o mestrado com a Mestra Francisca Hardy.

Símbolos do Reiki.
Pratico Reiki com freqüência em situações diversas. Plantas, animais, pessoas e ambientes são o meu alvo automático. O Reiki é considerado como terapia alternativa e complementar aos tratamentos convencionais. O Reiki não é controlado pelos pensamentos do reikiano. O reikiano não deve, segundo o Reiki tradicional - Dr. Usui - manifestar sua energia pessoal em favor do paciente. A energia pessoal do reikiano (o Ki para os japoneses ou Chi para chineses) não deve envolver o paciente. O Reiki é que deve ser usado por ser apolar e inteligente.
Embora não se acredite que seja possível causar mal com o Reiki, exceto nas aplicações em fraturas que causam maior fluxo sanguíneo, é importante que o reikiano reserve momentos para a proteção cuidando de seu sistema energético, dos pacientes ou de ambientes. Por isso, apenas é aconselhável para o reikiano atender o público caso ele já tenha uma maior graduação e estágio com um mestre experiente.

Princípios do REIKI

Cho - ku -rei.
Não se preocupe.
Não se aborreça.
Honre pais e mestres.
Trabalhe honestamente.
Seja gentil com todos os seres.

Para Usui Sensei, estes ensinamentos deveriam ser tratados como mantras e por isso sempre recitados para que se possa alcançar paz e iluminação.

APLICAÇÃO DO REIKI

Regina, 2010.
Meridiano é um dos nomes pelos quais são conhecidos os canais de energia, utilizados na acupuntura, no Reiki, e em outros métodos terapêuticos da medicina tradicional chinesa.

O tratamento com Reiki é tradicionalmente efetuado pela imposição das mãos. O reikiano pede que o paciente se deite ou sente. Em seguida há a imposição das mãos do reikiano sobre o paciente. O reikiano atua como um canal para a energia Reiki, a energia flui da palma de suas mãos (chakra das mãos) para o corpo sutil e físico do paciente. Normalmente, o Reikiano aplica as posições do Reiki que utilizam um esquema semelhante à posição dos meridianos e chakras da acupuntura.

Alguns praticantes tocam no corpo, outros mantêm as mãos próximas (10 a 20 cm) do local a ser tratado. A energia Reiki não possui barreira física: pode transpassar a barreira do tempo (ser enviada ao passado, ao futuro ou no presente, a distância. Essas técnicas são ensinadas aos reikianos de maior graduação e, através de barreiras físicas, é possível promover a limpeza do ambiente.

Aplicação de Reiki, pela imposição
das mãos.
O Reiki é usado com muita eficácia nos animais de estimação posto que, as barreiras mentais à cura são menores que na maioria dos seres humanos. Alguns pacientes relatam sentir várias sensações subjetivas e objetivas: calor, frio, pressão, sonolência, vibrações, entre outros. Os praticantes de Reiki atribuem estas sensações à energia Reiki chegando ao corpo e à aura de quem a recebe.

É normal no início do tratamento o paciente sentir a reação de limpeza que consiste num agravamento do estado negativo do paciente, que cessa logo que o bloqueio seja totalmente retirado. Durante esse período- variável para cada paciente- é comum os sentimentos que estavam guardados como rancor, raiva, sonhos, medo ou outros serem revividos- até afastamentos de amigos, namorados (as) ou pessoas perniciosas que prejudicavam a vida do paciente. Durante essa chamada desintoxicação energética é comum durante esse período de alguns dias ou meses, a desistência de pacientes que não estejam preparados para liberar-se completamente dos problemas energéticos. Depois de passada essa fase, o paciente pode experimentar estar livre dos bloqueios e o Reiki é sentido como uma energia sublime do puro amor de Deus.

Regina aplicando Reiki no Aleixo.
O Reiki repara as necessidades energéticas: desbloqueia os nós dos canais energéticos, traz mais energia para  onde o fluxo era menor ou redistribui energia presa em algum local para o restante do corpo, por meio da desobstrução. Alguns pacientes nada sentem, outros relatam sentir muito pouca ou nenhuma alteração, mas é comum para a maioria a sensação de relaxamento ou sono. Para mim a sensação sempre foi deliciosa, mágica, indescritível!