terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

REIKI E EU

Regina pratica a canalização da
energia Reiki.
Comecei a me interessar pelo Reiki, em 98. Estava na Serra da Portaria, em Paraúna, fazendo um workshop na área de Psicologia Transpessoal, com o Nilton Ferreira e, entre os participantes, havia uma senhora reikiana. Ela roncava muito e foi despejada de seu dormitório. As colegas diziam que não conseguiam dormir nos beliches próximos ao dela.
Então, o Nilton lhe sugeriu que fosse pedir asilo a mim e a Nair. Nós dormíamos lá fora nos colchonetes do ambiente em que funcionava o curso durante o dia, depois da devida higienização.
Bem, como somos ótimas de cama, consentimos! Nunca soube se ela roncava, porque meu sono é deveras pesado, ainda mais num ambiente maravilhoso como aquele! Ela ficou grata e gentilmente nos aplicou Reiki nos dias seguintes! Gostei muito, mas como ainda não havia curso em Goiânia, tive que adiar o meu aprendizado.
Aplicando Reiki no planeta por meio do simbolo
do globo terrestre.
Em 99, mudei-me para São Paulo. Estava de licença da PUC e tinha viajado todo o ano anterior, semanalmente, para cursar as disciplinas do doutorado. Assim, não agüentava mais nem ver ônibus. Então, logo que me instalei, soube de um curso de Reiki em espaço terapêutico próximo.

Apesar da implicância de meu orientador, acabei me inscrevendo e fazendo o nível I com o Mestre Valdemar Jorge Nogueira. Fiquei deveras encantada com a experiência! Passei a acompanhá-lo, com freqüência, para aplicarmos Reiki em clínicas ou  em outras pessoas necessitadas. Ele julgava esta prática necessária para quem realmente quisesse atingir o maior nível, como eu.

Aplicação de Reiki em paciente.
Meses depois fiz também o nível II e III, com a Mestra Duclera Gerolla, com quem também me afinizei muito. Nesta altura, meu orientador e amigo foi meu colega até o nível III.

Em 2004, já de volta a Goiânia, concluí o mestrado com a Mestra Francisca Hardy.

Símbolos do Reiki.
Pratico Reiki com freqüência em situações diversas. Plantas, animais, pessoas e ambientes são o meu alvo automático. O Reiki é considerado como terapia alternativa e complementar aos tratamentos convencionais. O Reiki não é controlado pelos pensamentos do reikiano. O reikiano não deve, segundo o Reiki tradicional - Dr. Usui - manifestar sua energia pessoal em favor do paciente. A energia pessoal do reikiano (o Ki para os japoneses ou Chi para chineses) não deve envolver o paciente. O Reiki é que deve ser usado por ser apolar e inteligente.
Embora não se acredite que seja possível causar mal com o Reiki, exceto nas aplicações em fraturas que causam maior fluxo sanguíneo, é importante que o reikiano reserve momentos para a proteção cuidando de seu sistema energético, dos pacientes ou de ambientes. Por isso, apenas é aconselhável para o reikiano atender o público caso ele já tenha uma maior graduação e estágio com um mestre experiente.

Princípios do REIKI

Cho - ku -rei.
Não se preocupe.
Não se aborreça.
Honre pais e mestres.
Trabalhe honestamente.
Seja gentil com todos os seres.

Para Usui Sensei, estes ensinamentos deveriam ser tratados como mantras e por isso sempre recitados para que se possa alcançar paz e iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário