terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

HISTÓRIA DO REIKI

Regina é mestra em Reiki.
Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural, seja ele emocional, físico ou espiritual; podendo, ainda, eliminar doenças e promover saúde.

Apesar de variados relatos sobre sua eficácia, a técnica Reiki é ainda pouco reconhecida pela medicina. Mas é aprovada como terapia alternativa complementar pela OMS, havendo diversos estudos que comprovam a sua eficácia.

Imagem da canalização da energia do Reiki.
A sua prática assemelha-se com as práticas budistas de canalizar a energia universal pela imposição das mãos, redescoberta no Japão, no início do século XX, pelo Dr. Mikao Usui, e introduzida nos Estados Unidos da América, por volta de 1940, pela Sra. Hawayo Takata, uma americana de origem japonesa.

A fonte de tal energia, aliás, é motivo de grande polêmica entre os reikianos de variadas ordens do sistema. Alguns acreditam que a energia que flui pelo corpo do praticante e do receptor tem origem direta da divindade (Deus), podendo ser complementada por energias de guias espirituais.

Como o conhecemos hoje, o Reiki é uma terapia holística natural que preconiza que, através da imposição de mãos do Terapeuta Reiki, irradiam-se as vibrações de harmonia da energia vital do Universo (Rei) para restabelecer o equilíbrio da energia vital (Ki) de quem o recebe, podendo refletir assim nas zonas doentes do corpo de um paciente.

TEORIAS E PRÁTICAS REIKIANAS

Algumas escolas ensinam que o Reiki entra nos seus praticantes através do sétimo chakra (a Coroa), preenche o sistema energético sutil do praticante e, após ser transubstanciada no chakra Cardíaco, flui através das suas mãos para o corpo de quem recebe.
Imagem dos principais chacras.
Outras escolas ensinam que a energia entra através do primeiro chakra (raiz), preenche a aura, torna-se centrada no quarto chakra (coração) e flui através das mãos do praticante.

Aplicação de Reiki.
O Sistema de Reiki tradicional - Dr. Usui - ensina que a energia Reiki é uma energia inteligente, que "sabe o que fazer", ou seja, a energia sente a necessidade do paciente: muda de cor e até de intensidade,  seguindo para o local necessário.

Também afirmam que, por outro lado, o ser humano possui o livre arbítrio, e caso o paciente não esteja aberto ao tratamento (predisposto a enfrentar as causas de suas emoções, vivências, pensamentos, sentimentos e ações), a energia não fluirá: não terá efeito duradouro no organismo, podendo até mesmo ser bloqueada pelo paciente. Nesse caso, o desequilíbrio energético persistirá, assim como a raiz do problema íntimo.

Segundo a visão holística, as doenças são criadas antes no mundo sutil: se manifestam nas várias camadas da aura a terminar com a última manifestação física que é o corpo humano (denso). O Reiki atua nas camadas sutis da aura: age no mundo invisível, mas quando remove o padrão energético do desequilíbrio em todas as camadas,  a manifestação física é a cura do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário