sábado, 5 de fevereiro de 2011

ARAGUARI


Regina,  na Shamballa, em 02.02.2011.
Ontem à tarde viemos novamente a Araguari visitar minha filha e neto que aqui residem. Fábia é estudante de Medicina na UNIPAC e mora aqui com seu marido e filho, desde 2007. São trezentos quilômetros de Goiânia e a gente viaja de carro tranquilamente, passando por Piracanjuba e Caldas Novas.

Araguari é um município brasileiro do estado de Minas Gerais que está localizado no norte do Triângulo Mineiro, junto ao rio Jordão, um afluente do Rio Paranaíba, a uma altitude que varia entre 940 e 1.087 metros. Com uma população de 109.779 habitantes, de acordo com o Censo de 2010, é a terceira maior cidade do Triângulo Mineiro.

A história de Araguari começa no século XVIII, em meados de 1888, quando desbravadores bandeirantes chegaram a esta região. Araguari começou como vila, depois passou a ser cidade, e, segundo historiadores, ela cresceu rapidamente em seu início devido à contribuição das ligações ferroviárias. Na década de 1930, Araguari se destaca como uma das poucas cidades Brasileiras com mais de 40.000 habitantes. A cidade tinha o nome de Brejo Alegre devido a um córrego da cidade.

Prédio histórico da Prefeitura de Araguari, no centro da cidade.
A cidade também está localizada em um ponto estratégico de escoamento da produção do centro-oeste para São Paulo. Araguari tem como vizinha a cidade de Uberlândia, a maior cidade do Triângulo Mineiro. Araguari também é uma importante cidade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A cidade é também conhecida como palco do maior erro judiciário cometido no Brasil, que é O Caso dos Irmãos Naves.

Araguari passou uma fase com crescimento estacionado, mas atualmente vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, com várias obras de infra-estrutura, mais de três mil casas e apartamentos do programa minha casa minha vida, a duplicação da BR-050 com a construção de três grandes viadutos nas principais entradas da cidade. O fato de se tornar sede da faculdade de Medicina da UNIPAC, nesta última década, contribuiu bastante para acelerar o seu desenvolvimento.
Vaíte, Fábia, Regina e Aleixo fotografados pelo
Frederico, em 05.02. 2011.
Há na cidade mais 10 grandes loteamentos em fase final de urbanização e mais 04 em construção. A topografia da cidade e bem plana em quase toda a área urbana, exceto na área central da cidade.

Ontem, jantamos empadão goiano e pamonha, trazidos do tradicional restaurante Frutos da Terra, de Goiânia. Hoje, vamos saborear a verdadeira cozinha mineira tendo como chef o meu genro Vaíte.

Bosque John Kennedy, em Araguari, MG.
Após o café da manhã fizemos nossa caminhada pelo bosque John Kennedy, aqui em Araguari, perto da residência de minha filha. No meio da cidade é possível encontrar esta enorme área de mata, com trilhas pavimentadas e prontas para serem exploradas. Árvores de todo o Brasil foram plantadas no lugar, contribuindo para enriquecer a natureza local. Para completar, um dos melhores restaurantes da cidade está aqui no meio da mata  - o Kabanas do Bosque.
Curiosidade, quando minha mãe ficou noiva de meu pai, em 1937, para que ela não ficasse falada, meus avós a trouxeram por um ano para Araguari, enquanto ela preparava o seu enxoval!

3 comentários:

  1. Fiquei com inveja...a comidinha mineira do Vaíte é nota 10! Bom apetite! Beijos pra Fabinha, Fred e para o chef.
    clélia

    ResponderExcluir
  2. Ainda dá tempo de vcs virem aqui!!! Serão bem vindos!

    ResponderExcluir
  3. ----- Original Message -----
    From: Ricardo Abrahão
    To: GiAraujo
    Sent: Monday, February 07, 2011 4:28 PM
    Subject: Re: acesso aos blogs


    Querida Regina!
    Fiquei morrendo de vontade de tomar café com vocês em Araguari e comer o que tem dentro da vasilha que você está segurando na foto. Me lembrei da fome que deu na Helga quando estávamos passando por Araguari ruma à fazenda em Carmo da Cachoeira; uma história que contarei para rirmos.
    Fiquei impressionado com a situação do piano; eu aqui precisando tanto de um e o piano na maresia...
    Um grande e saudoso abraço; Ricardo

    ResponderExcluir