sexta-feira, 24 de junho de 2011

MEDITAÇÃO SOBRE AS ABELHAS

Aleixo e Regina na Shamballa, em 12.06.2011.
Hoje fomos à academia cedo, almoçamos na cidade e retornamos para casa logo. Então, Aleixo me chamou para ver uma enorme casa de abelhas irapuã. Há um ano, elas fizeram casa na nossa caixa d água e deu bastante trabalho para tirá-las de lá. Daí, elas se mudaram para um barracão em ruínas na chácara vizinha à nossa.
A abelha cachorra ou irapuã não possui ferrão, nem dá picadas, mas se enrosca agressivamente nos pelos e nos cabelos das pessoas. Isso acontece porque o seu corpo está normalmente coberto por  resinas de árvores como pinus ou eucalipto.

Colméia de Abelhas Cachorra que observamos.
Quando se sentem ameaçadas essas abelhas podem penetrar orifícios de percebidos inimigos, como nas orelhas e nas narinas de animais mamíferos, inclusive de serem humanos. Mede cerca 7 mm de comprimento, com pernas ocreadas e asas quase negras na metade basal e mais claras na metade apical. O ninho globoso, com meio metro de diâmetro e coloração marrom, é construído entre os galhos das árvores, nas paredes ou cercas, mas este  que vimos aqui é ovalado e tem aproximadamente um metro de largura por dois metros de altura!  
Quis fotografá-las e logo me arrependi, porque elas se enroscaram no meu cabelo, nos  meus braços e na minha roupa. A colméia é basicamente construida de resina e excremento de animais. Por isso o mel que produzem não é utilizado. Achei, inclusive,  a cor semelhante à ração de nossos cachorros!
Aleixo e Regina na meditação diária na rede.
Aleixo e eu costumamos ficar na mesma rede observando a natureza ou conversando sobre o que vemos aqui. Chamamos a isto de meditação e é muito agradávell! Ontem assistimos à queda de um grande galho de árvore de nosso bosque.
Hoje, Aleixo comentou sobre a organização das colméias e como elas produzem os favos de mel. Cada favo é prenchido com pólen de flores variadas que algum tempo depois se transforma em mel puro. Observando a sua evolução, percebemos que cada grupo de abelhas cumpre a sua função específica, mas trabalham em conjunto harmonioso!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário