sábado, 11 de junho de 2011

RESPIRAÇÃO HOLOTRÓPICA

Carolina, Jurema, Susana, Fábio, Nilton, Celina, Ted,
Maluba, Regina, Aleixo, 2005.
A Respiração Holotrópica é uma valiosa técnica de psicoterapia experiencial e autoexploração profunda, existente na Psicologia Transpessoal, embasada no potencial curativo e transformador dos estados ampliados de consciência.

Foi criada por Stanislav Grof, um dos fundadores e principais teóricos da Psicologia Transpessoal, juntamente com sua esposa Christina Grof. Vem sendo utilizada desde 1976 ao redor do mundo com surpreendentes resultados terapêuticos e de desenvolvimento pessoal.
Aleixo e Regina, na Shamballa, em 11.06.2011.
O método utilizado na respiração holotrópica combina respiração mais rápida e profunda que a habitual, música evocativa, trabalho corporal e arte, permitindo que os participantes ampliem sua consciência e se conectem à sabedoria e à capacidade de cura próprias de seu corpo e psiquismo, instância psíquica esta que Grof chamou de curador interno.

Este estado incomum de consciência tem a surpreendente capacidade de selecionar e trazer à tona conteúdos de forte carga emocional e, portanto, de grande importância às nossas dinâmicas psíquicas.

Podemos reviver ou nos conectar não somente com material biográfico, do nascimento até o momento presente, como se faz normalmente na psicoterapia tradicional, mas, também, ter acesso às memórias de nossa gestação. do parto e ilimitado espectro dos fenômenos transpessoais.
Stanislav Grof.
O campo transpessoal compreende experiências em que não nos sentimos limitados pelo nosso ego, espaço ou tempo, e onde podemos conectar com os domínios míticos e arquetípicos, o inconsciente coletivo, o transcendente e o cosmos.

Estas experiências transpessoais podem nos ajudar a desenvolver um senso de sentido e objetivo à nossa vida, ajudar a superar crises existenciais e despertar uma visão mais compassiva para conosco, pela humanidade e para com o planeta.

Hoje, comemoramos antecipadamente os oitenta anos de Grof que nasceu em 01 de julho de 1931, criador dessa técnica de respiração e todos nós que acreditamos nela respiramos em prol da cura de nós mesmos e do próprio planeta.

Ele reside na Califórnia atualmente, escreveu cerca de 20 livros e 150 artigos. Aleixo traduziu parte de um de seus livros para o grupo da transpessoal quando fazíamos a especialização na Serra da Portaria, com o Nilton Ferreira, nosso querido mestre Galo Velho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário