domingo, 19 de junho de 2011

MINHA AMIGA TELMA


Regina, 2011.
Telma é goianiense como eu. Graduou-se em Direito pela PUC Goiás e é especialista em Educação pela Santa Úrsula e pela Fundação Getúlio Vargas no Rio. Ela trabalhou quinze anos no Ministério da Educação e Cultura, pesquisando arte popular, folclores e artesanato, além de larga contribuição ao antigo Mobral, tendo atuado em Rondônia e no antigo Bico de Papagaio, Tocantinópolis, Tocantínia, Porto Franco, entre outros.

Em 2000, ela mudou-se com a filha pequena -Taís - para os EUA, onde permaneceu por mais de uma década. Em 2004, começou a publicar livros infantis, sempre desenvolvendo trabalhos criativos junto às crianças e também adultos. Por último lançou também o livro Os Pés de Prátima, agora em sua segunda edição. A narrativa é meio autobiográfica e ela afirma que a escreveu com o objetivo de mostrar à sua filha as belezas do cerrado goiano. O nome Pratima vem do sânscrito e significa ídolo, ícone, estátua e, na obra, representa a própria autora.

Entrevista de Telma no Jornal O Popular,
Goiânia, 07 de abril de 2011. 
Regina, Taís, Telma e labradores.










Minha amiga escritora tem outros textos prontos ainda inéditos e a participação em antologias. Telma também é artesã e esculpe figuras angelicais, nunca repetindo uma escultura. Ela tem um blog onde podemos encontrar seus principais trabalhos de escultura, receitas da culinária brasileira e outras informações - http://www.treebarkangels.blogspot.com/
Escaniei o poema que escrevi em seu caderno em sete de junho de 1967. Nós não sabíamos, então, mas meu pai José Araújo mudaria de plano uma semana após aquela data e a filha de Telma nasceria no mesmo dia 07 de junho, apenas vinte e quatro anos mais tarde!


Livro da Telma.
Poema escrito em 7.6.67.


Um comentário:

  1. Foi muito bom reencontrar a Telma e conhecer a sua filha Taís que tinha visto bem pequena ainda, antes de se mudarem para os EUA.
    Percebo que a Telma está um pouco confusa depois de muitos anos no exterior... Todavia, sua essência continua maravilhosa! Ela é uma artista nata e rimos muito de nossas andanças da adolescência que nos prometemos resgatar agora na maturidade...

    ResponderExcluir