quarta-feira, 1 de junho de 2011

VOLUNTARIADO

Regina, próxima à Lagoa, no Rio.
Hoje cedo organizei os documentos da declaração do ajuste anual para apresentar na receita, conforme solicitação, para  depois ir à academia.  Mas soltei as cachorras e, mesmo com canga ao pescoço, elas fugiram! Então, não pudemos sair.
Elas andam pelo mato e temos de esperar que resolvam voltar como em ocasiões anteriores. Dizem que as fêmeas permanecem na casa e só os machos fazem isto. Mas, aqui, a experiência prova o contrário.
O Astro não as acompanhou, talvez por ser ainda filhote com apenas cinco meses. Mas Oimbô fugia sempre que podia e as cachorras também. Elas fizeram um buraco na cerca de tela para escaparem.
Fábia e Regina, nos EUA, 27.09.2003.
Aleixo e eu fizemos um treinamento para atuarmos como voluntários numa instituição e ontem dei o meu primeiro plantão à tarde.  Ao voltar, fiz uma reflexão sobre o tema.
Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos.
Sinto a necessidade de ajudar a outrem. Não preciso mais me preocupar com a criação de filhos ou a luta pela sobrevivência e gosto de me sentir útil. Assim me organizo para doar parte de meu tempo aos menos favorecidos no momento. É uma experiência incrível, a gente aprende muito com esta troca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário