sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

JARDIM DA INFÂNCIA



Aleixo e Regina, no Arpoador, Rio.
Ao voltar de nosso banho de mar matinal, paramos no supermercado para pequenas compras. Aleixo ficou de fora com as cadeiras de praia, enquanto eu entrava para adquirir vegetais orgânicos a fim de completar nosso almoço. 
O carioca de Copacabana costuma fazer as compras diariamente. São famílias pequenas, compostas de idosos, em sua maioria. O Zona Sul estava muito cheio e parei para destacar o saco plástico antes de escolher a verdura. 
Voltando do banho de mar diário.
Não pude deixar de perceber uma senhora bem velhinha assaltando um pratinho de uvas... Ela havia furado o plástico e atacava as frutas gulosamente, sem disfarce! Eu a observava com discrição, mas ria interiormente de sua arte infantil praticada na melhor idade.
Na saída comentei com o Aleixo e rimos juntos. Lembrei-me de que meu neto Matheus me confessou que não quer mais festa de aniversário este ano. Vai completar nove anos e nos dois últimos aniversários teve a festinha compartilhada com a irmã Juliana, cinco anos mais nova, que completa anos quatro dias depois. Acontece que Juju o deixou envergonhado no ano passado.Ela se escondeu atrás de uma mesa com doces e comeu todo um andar de docinhos marshmellows deixando sua mesa desfalcada! 
Familiares na Shamballa.
Alguns anos antes de mamãe mudar de andar, eu morava em Sampa e vim a Goiânia de passagem para visitar minha filha nos EUA. Então, propus levá-la a Caldas Novas que ela apreciava tanto. Fiz as reservas no SESC e viajamos as duas. 
Bem, percebi que Dona Didi estava furtando biscoitos e escondendo-os no bolso do roupão. Logo depois ela me estimulava a sair para dar uma volta, dizendo querer ficar sozinha. Descobri que ela aproveitava para saborear as quitandas furtadas! 
Aurora vai à escola...
Eu não lhe disse nada, apenas pisquei cúmplice para o atendente do restaurante, no dia seguinte. Soube, depois, que ele devia estar acostumado a esses incidentes inocentes... Alguns idosos parecem voltar ao jardim da infância por razões diversas! 
Mas, hoje, ao retornar, recebi um texto lindo de meu sobrinho Leandro que compartilhei no Blog de Dona Didi. Sua filhinha Aurora, com um ano e oito meses, foi à escola pela primeira vez e imaginei como ele estava se sentindo. É a primeira lição do amor desapego que os pais precisam aprender... O texto era de Robert Fulghum e se chama: "tudo que eu devia saber na vida aprendi no Jardim-de-Infância". Eu já o conhecia, mas vale a pena revê-lo!

Netos: Juliana(03) e Matheus(08).
Aleixo e Regina, no Rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário