segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

LINCOLN E A VIAGEM



Regina, no Cine Roxy, Copacabana.
Nesse fim de semana tivemos oportunidade de acompanhar a apresentação de alguns blocos carnavalescos aqui da zona sul. No domingo as exibições perderam parte da alegria. Ninguém conseguia esquecer as vítimas da tragédia de Santa Maria e participamos de alguns momentos de silêncio e oração em favor dos envolvidos. 
Bem, já havíamos assistido a dois filmes nesta nova temporada carioca. Mas aproveitando a proximidade do Cine Roxy, nós tivemos o privilégio de ver mais filmes agora. 
Aleixo e Regina, na praia.
O filme Lincoln é dirigido por Steven Spielberg. Esse longa-metragem se passa nos Estados Unidos na época da abolição da escravidão e traça um perfil do 16º presidente do país - Abraham Lincoln, interpretado pelo ator britânico Daniel Day-Lewis. O filme é muito bom e mostra a história americana relativa à construção de sua democracia!  
O presidente Lincoln teve bastantes falhas na política devido a certas concessões políticas, mas que têm pouca importância quando comparadas aos seus grandes méritos. 
Matheus e Juliana, meus netos.
Sua maior qualidade residia na capacidade de compreender os problemas mais graves. No início da Guerra de Secessão, Lincoln percebeu a necessidade de preservar a unidade política do país que caso não tivesse existido os EUA ter-se-iam dividido em duas nações. Lincoln influenciou o curso da história mundial ao assumir a liderança do Norte durante a Guerra de Secessão.
Outra grande qualidade de Lincoln era a habilidade que possuía para expressar suas convicções de uma maneira tão clara e vigorosa que milhões de compatriotas seus acabaram por aderir às mesmas. 
Aleixo/Regina, em Copa.
Soube que a vida nos EUA, durante o governo de Lincoln, girou quase que exclusivamente em torno da Guerra de Secessão. Os pioneiros afluíam às fronteiras do oeste e as cidades mineiras surgiam de um dia para outro. O governo concedeu fazendas aos colonos e reservou terras para escolas que mais tarde tornaram-se universidades estatuais. 
O filme aborda muito a luta pela abolição da escravatura nos EUA que influenciou muito a nossa abolição que aconteceu gradativamente. Aliás, o  Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura. O último país do mundo a abolir a escravidão foi a Mauritânia, somente em 9 de novembro de 1981,
Com amigos cariocas, assistindo vídeos
das inúmeras viagens de Lívio/Eunice.
Em, A Viagem, várias histórias em épocas diferentes, passado, presente e futuro, estão conectados, mostrando como um simples ato pode atravessar séculos e inspirar uma revolução. Os diretores da trilogia Matrix e o diretor de Corra, Lola, Corra dirigem uma épica estória através dos séculos. O elenco é composto por Tom Hanks, Susan Sarandon, Jim Sturgess, Halle Berry, Hugh Grant. E a direção é de Tom Tykwer, Andy Wachowski, Lana Wachowski. Gostei muito do filme que nos leva a grandes reflexões. E quero rever este filme assim que estiver disponível nas locadoras...
Rafael Araujo Marins Peixoto.
Sobrinha neta, Maria Victoria.











Temos tido sorte com o clima nesta temporada. Apesar das previsões de muita chuva, isto não aconteceu. A temperatura tem estado agradável, exceto por uns poucos chuviscos que contribuíram para amenizar o calor de janeiro do qual já reclamamos outras vezes. Temos ido à praia e feito longas caminhadas. Ontem estivemos na Lagoa e hoje andamos bastante por Copacabana. Amanhã iremos ver Django...

Nenhum comentário:

Postar um comentário