Regina Lúcia. |
Desta vez vamos prestigiar a peça sobre Ary Barroso, Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, ambiente cultural carioca. O compositor de Aquarela do Brasil virou tema de peça e agora inspira roteiro com os lugares que frequentava no Rio. A peça se chama Ary Barroso, Do Princípio ao Fim. Seu autor e protagonista é Diogo Vilela.
Teatro Carlos Gomes, no Rio. |
A Praça Tiradentes tem muita história... Ela recebeu este nome no centenário de Tiradentes que foi executado ali na esquina com a Avenida Passos. Eu adoro esta atmosfera Rio Antigo da praça.
Antiga imagem da Praça Tiradentes. |
Aleixo lembrou uma piada antiga. Alguém pergunta a outrem se ele se lembra da Praça Tiradentes quando era cercada. Ao responder positivamente, o interlocutor diagnostica: veado velho. E a quem não se lembra da cerca, retirada depois, ele diz: veado novo! Preconceitos antigos! A vida está muito além da questão de gênero. Mas, um dia, o universo ensina e todos nós acabamos crescendo!
Antigo Solar Visconde do Rio Seco. |
A Praça Tiradentes do Rio, durante a efervescência cultural do final do século XIX e início do século XX, ficou conhecida por ser o ponto cem réis dos bondes que faziam retorno para o bairro da Muda. Durante essa época, a cantora lírica brasileira Bidu Sayão morou numa casa no número 48 da praça. Ela fez grande sucesso no exterior, mas, em 1995, voltou ao Rio para ser homenageada no carnaval carioca, pois sua vida e carreira foram enredo da escola de samba Beija-Flor.
Diogo Vilela, autor e protagonista da peça. |
Essa praça possui, em seu entorno, dois dos mais importantes teatros da capital fluminense: o Teatro Carlos Gomes e o Teatro João Caetano. Em seus arredores também se localizam alguns estabelecimentos tradicionais centenários, como o Real Gabinete Português de Leitura, onde eu estive pesquisando durante meu doutorado, a Sapataria Tic-Tac que criou fama na época do pós-Segunda Guerra Mundial por se especializar em cravejar tachinhas de ferro nas extremidades do solado dos calçados, a Gafieira Estudantina, o Bar Luiz e outros já não mais existentes, como a Camisaria Progresso.
Imagem de Dom Pedro I, na praça. |
Foi ainda afamado ponto de boemia e de meretrício da história da cidade, uma tradição que começou na década de 1930 e que apenas se extinguiu no local na passagem para o século XXI.
Em fins de 2011, o restaurante Filé Carioca, localizado nos arredores da praça, explodiu, matando três pessoas e ferindo 17, causando grande repercussão na mídia e comoção nacional.
Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. |
Mas hoje temos ótimas notícias. Nasceu Pedro, filho da Lívia e de Thiago Vaz, de parto normal, lá na terrinha. Seja bem vindo à família, Pedro! Saúde, harmonia, felicidade, junto com seus pais e outros familiares! Parabéns a todos os envolvidos, visíveis e invisíveis. Linda data para chegar ao mundo! Dia de São Sebastião e caminho nove! Que Deus o abençoe, meu sobrinho neto - Pedro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário