sábado, 22 de outubro de 2011

SEBASTIÃO RODOVALHO


Regina, 2011.
A chuva cai persistentemente devagar e permaneço aqui quietinha, me refazendo emocionalmente. Maluba uma vez me contou que seu pai era mateiro e costumava lhe dizer que os passarinhos quando estão feridos ficam assim calados em seu cantinho predileto, esperando a cura do tempo... E, enquanto escrevo, um casal de gaviões-cavã pia continuamente no bosque de Shamballa!
Sebastião Rodovalho mudou de plano
Reencontrei o Rodovalho em novembro de 1997, exatamente no dia de Zumbi ou da Consciência Negra. Peguei o ônibus tarde da noite para chegar a Uberlândia pela manhã. O ônibus levou menos tempo que o previsto e ficamos à sua porta, desde a madrugada, esperando seu consultório abrir. Minha filha Fábia estava doente e eu havia sido aconselhada a buscar a sua ajuda.
Nosso encontro foi mágico! Ele me esperava e durante a entrevista me disse que me aguardava há cinco anos. A consulta durou horas em clima de encantamento. Em determinado momento eu lhe mostrei pequeno álbum de fotos que estavam em minha bolsa e ele falou sobre cada pessoa que via, revelando detalhes incríveis. Falou da mansão que estava construindo e que eu visitei, juntamente com meu neto Frederico, no ano seguinte.

Paisagem registrada  hoje, na Shaballa.
Seu consultório era muito concorrido e esteve lotado naquele dia. De vez em quando ele levantava e trocava a água de uma vasilha sobre a mesa. Após horas de entrevista ele me disse que trataria minha filha e que eu devia voltar lá depois de quarenta dias, passando todas as recomendações para o período. Tudo foi cumprido e ela ficou completamente curada!

Fui lá inúmeras vezes e ele sempre atendeu aqueles por quem eu intercedia, com dedicação, competência e afeto. Sinto-me órfã, porque Rodovalho era alguém em quem eu confiava plenamente. Eu sabia que ele estava lá e podia me socorrer se eu precisasse. E eu poderia ficar aqui infinitamente contando muitas histórias que compartilhamos...

Rodovalho e Fábia, em Araguari, 07.11.2010.
Difícil achar alguém mais generoso que Rodovalho. Tinha milhares de afilhados e ajudava muita gente, física, emocional e espiritualmente. Muitas vezes ele me falou de nossos encontros pregressos em existências anteriores. Descrevia tudo com tanta segurança amorosa que nunca deixei de acreditar.

Ele nasceu em dois de novembro. Contou-me que sua mãe veio da roça para dar à luz ao filho e resolveu limpar o túmulo da família porque era dia de finados. A gestante estava com uma amiga e passou mal durante a faxina.

Papyrus que fotografei na nossa chácara. 
Sebastião Rodovalho Dias da Rocha nasceu ao meio dia sobre o túmulo. A amiga foi atrás de uma ambulância prontamente. Seus dois irmãos nasceram na maternidade. Os trigêmeos vingaram, mas meu amigo tinha o dobro do tamanho dos dois irmãos. Foram sempre unidos, ele era pai de santo e os outros dois evangélicos.

Quando me mudei para São Paulo, por causa do doutorado, ele quis que eu fosse antes a Uberlândia para um banho de ervas. Lá ele me apresentou a Ângela que se tornou minha amiga e me deu respaldo na cidade onde eu conhecia pouquíssimas pessoas, então.

Arvorezinha de Natal,  presente da
amiga Telma Morais.
Eu não concordava com muitas de suas práticas, mas sempre nos respeitamos. Quando eu quis aprender a jogar búzios, ele deu-me a maior bronca e me mandou cuidar de meu doutorado.
Sua ligação entre os dois mundos era incrível e ele deixava as pessoas perplexas desvelando-lhes em voz alta seus segredos à queima-roupa!

Houve um período em que nos mantivemos muito próximos e eu lhe ligava com freqüência. Seu humor era digno de nota e ele me contava coisas incríveis de seu consultório. Ele sempre tinha bons conselhos para me dar e me atendia carinhosamente a qualquer momento, mesmo que estivesse em consulta.

Imagem de gavião cavã. Hoje havia
um casal  no alto da árvore daqui.
Nunca deixamos de nos falar pelo celular no aniversário de cada um e no final de ano. Eu lhe ligava nas aflições e serei sempre grata pela boa acolhida.
Além de advogado, empresário e pai de santo, ele era compositor. Rodovalho me dedicou músicas, presenteando-me com CDS que gravava e eu também lhe dediquei poemas.
Veio nos visitar na Shamballa em 2005, quando Fábia voltou dos EUA. Fazia questão de dizer que era seu padrinho e ficava muito orgulhoso quando eu dizia que os dois eram grandes e mais pareciam pai e filha.

Felix, Gil, Nilton, Lacy Leobas, Keila, Sol,
Romeu Henkes, Célio, Gabi, Resplandes e
estagiária - amigos da Editora da PUC.  
Ficou feliz quando soube que a festa da formatura da Fábia no curso de medicina seria em Uberlândia e afirmou que estaria lá. Tenho certeza de que estará, sim, embora os outros não possam perceber...

Há quase um ano, fomos a Araguari visitar a Fábia por seu aniversário. De lá liguei para ele que logo foi nos encontrar. Eu não sabia que seria a última vez que o encontrava nesta vida...

13 comentários:

  1. Gazeta de Uberlândia

    Assassinato de Rodovalho revolta comunidade.Publicado por Luciene em 8 de setembro de 2011, às 10:34
    1 Comentário

    Mais um brutal crime aqui em Uberlândia e desta feita tirando a vida de um homem de bem, amigo, e, principalmente, generoso. O tarólogo Sebastião Rodovalho, 62 anos, foi brutalmente assassinado na noite da sexta-feira passada, dia 2/9, no bairro Morada Nova. De acordo com a Polícia Militar, ele foi alvejado na rua Marcelino Bertoldo, enquanto fazia um ritual religioso, por volta das 19 horas.Foi levado para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU), mas não resistiu aos ferimentos.
    Testemunhas disseram que os tiros se originaram de um matagal, mas não foram identificados suspeitos. Maria Margareth Gomes, que estava com a vítima durante o ritual e acionou a polícia ao ouvir os disparos, acabou sendo presa em função de um registro passado de mandado de prisão contra ela. Ainda, segundo a polícia, um sobrinho da vítima teria afirmado que Sebastião Rodovalho havia saído de casa em um carro Corolla, mas o veículo não foi encontrado.Sebastião Rodovalho era um gênio do Tarot da Sorte. Falava sobre seus problemas e como resolver situações nas quais você se encontrava, trazendo maior clareza e entendimento para a sua vida. Tinha um raro dom, o da Leitura do Oráculo Estelar, uma forma de tirar as cartas mais completa e enriquecedora que existe, trazendo sempre um conselho específico para cada tema tratado. Também era bacharel em Direito e uma das figuras mais populares da cidade. Seu consultório na Rua Alexandre Marquez, no Centro, vivia cheio tanto de pessoas simples como gente famosa, artistas e principalmente políticos.Uma de suas paixões era a música. Talentoso, teve algumas de suas composições musicais gravadas por Ronaldo Adriano, Carlito e Baduy, Silvaneto e Matarazo, Cézar e Paulinho, dentre outros.
    Seu corpo foi velado neste domingo, até às 15h, na Paz Universal, repleto de amigos e admiradores e, em seguida, foi sepultado no Cemitério São Pedro.

    Comentário. Só agora vi esta triste notícia.Sentiremos sua falta. Que você possa estar num lugar bem melhor. Que a sua sabedoria brilhe por onde estiver! Alcídia e família

    ResponderExcluir
  2. Que saudade de meu amigo Rodovalho! Como ele me faz falta! Sempre que a saudade dói, oro por seu espírito querido! Ele deve receber a energia positiva da gratidão de tantos amigos que deixou aqui na terra! Que o cósmico o ilumine sempre!

    ResponderExcluir
  3. Que linda homenagem ao meu padrinho, saudade enorme de nossas conversas na cozinha, saudade até das suas broncas das suas historias, que saudadeeeee. saudade dos dias que ia me aconselhar ou simplesmente ficar por ali perto dele, entre uma consulta e outra almoçavamos, lanchavamos, e iamos passando o dia nossa que saudade de vc..... não consegui ir ao velório, nem ao sepultamento nem no cemitério ainda, passo na sua casa e os olhos enchem de lagrimas muita saudade ainda, prefiro acreditar que vc está lá dentro trabalhando cheio de gente e que voltarei mais tarde p lhe ver....
    saudade de vc meu padrinho..
    ass. Tati Paschoalick.
    tatianapaschoalick@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. OI, TATIANA!
    Que bom que você gostou do post sobre o nosso querido Rodovalho! Também sinto muito saudade dele! Como os seus conselhos e a sua amizade me fazem falta! Mas sempre que a saudade dói, oro por ele! Acredito que um dia nos reencontraremos em algum lugar! Abreijos / Regina

    ResponderExcluir
  5. Os anos passam e a saudade só aumenta.A sua ausencia é um vazio que ficou em minha vida, em meu coração, td que ele me dizia aconteceu e ainda acontece.. Ele me ajudou com seus sabios conselhos nos momentos mais dificeis, e quando me pego em um momente de dificuldade, me agarro a suas palavras que nunca esquecerei. E triste saber que foi vitima de uma covardia sem tamanho, e que infelizmente como tantos outros casos de homicidio caiu no esquecimento da justiça, mas nao no caração dos amigos que o ama, e ora todos os dias por ele. Gi Araujo, por favor me passe seu e-mail para contato.

    ResponderExcluir
  6. Meu Email é reginaja@terra.com.br, Ana Paula e também sinto muito falta do Rodovalho que sempre me apoiou nos momentos de desafio! Oro por ele com gratidão sempre!

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus que tristeza, não sabia que tinha acontecido isso com ele. Moro no estado de São Paulo e comecei a pesquisar na Internet pra ver se achava algum número de telefone que pudesse entrar em contato com Rodovalho para marcar uma consulta e me deparo com essa triste notícia, com essa tragédia! Já faz mais de 4 anos que tive notícias dele. Fiquei muito triste com essa notícia terrível, que Deus esteja com ele! #Chocada

    ResponderExcluir
  8. Oi Regina tentei entrar em contato com você pelo seu email, mas a mensagem voltou pelo endereço informado. Você poderia me passar outro email ou algum outro contato seu? Obrigada.
    jaqpmartins@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. ola.
    alguem sabe se ficou alguem no lugar dele fazendo leituras ou se o consultorio encerrou apos sua partida?. faz muita falta ele. queria fazer uma consulta com alguem assim como era ele.. estou em um momento critico de muita dor em minha vida. preciso de ajuda urgente

    ResponderExcluir
  10. Conheci pessoalmente, me ajudou muito, igual a ele muito difícil encontrar.

    ResponderExcluir
  11. Saudades era um grande amigo. Tem-se notícias do assassino? Hj moro em outra cidade. Mas sinto muita falta desse grande mestre.

    ResponderExcluir