domingo, 2 de outubro de 2011

ROMÂNTICA DEMODEE



Regina a romântica démodée, em Lisboa, 5.9.11.
Esta palavra francesa – démodée - quer dizer: passado de moda, antiquado, esteticamente falando. Ou seja, é tudo que está associado a estilos ou modas de décadas ou séculos anteriores; seja na área de arquitetura, decoração, música ou moda, mas que, na atualidade, deixou de ser utilizado.

No meu caso é questão de costume! Sou irremediavelmente romântica! Vivo idealizando a vida, as pessoas. Quando a realidade vem à tona, dói muito. Isto tem acontecido ao longo de minha existência, com situações, familiares, amigos e amores. Uma vez escrevi um poema sobre o El Cid que nem existia. Em seu lugar vivia o Zeca. Foi no passado, após desilusão afetiva.

Ontem, de repente, conversando com alguém que pensava conhecer bem, percebi algo semelhante. Nós dificilmente conhecemos o outro. Somos ímpares e avaliamos o próximo de acordo com nossa percepção limitada. Seria muita pretensão mesmo, se passamos a vida buscando o autoconhecimento quase sempre em vão.

Esta semana acontecerá o mega lançamento da Prefeitura da Goiânia. São 184 livros lançados em parceria com a Kelps e Editora da PUC. Será na quarta-feira, dia 5, no Deck do Flamboyant Shopping Center. Meu livro Presente de Meiga foi reeditado nesta quarta edição da Coletânea - Goiânia em Prosa e Verso - e estarei lá entre quase duas centenas de escritores goianos em maioria.

Todas as tardes soltamos as galinhas e perus para pastarem pela chácara. O peru invariavelmente vem até a porta de vidro da sala e fica tentando atingir a sua imagem no espelho, a exemplo do Narciso.

Mas desde de voltamos de viagem isto tem acontecido também com um sabiá. O casal  teve filhote que alimenta na laranjeira, por isso eles estão sempre perto. Todavia,  o macho descobriu o espelho no vidro da janela  do quarto e nos acorda cedo tentando beijar a sua própria imagem ali...

E teremos convidados para o almoço deste domingo... Aleixo prometeu assar a carne. Já preparei o restante, deixo apenas o arroz para fazer na hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário