quinta-feira, 24 de maio de 2012

BOTECO ABOIM OU BUNDA DE FORA


Aleixo e Regina, hoje, no Arpoador.
Eu sempre gostei de pastéis! Sempre que venho para o Rio, como pastel quase diariamente! É que na nossa rua aqui em Copa, no quarteirão da praia fica um botequim famoso – ABOIM - com um dos melhores pastéis que já provei! O boteco é bem pequeno, tipo pé-sujo, tão apertado que o freguês acaba ficando com um pé dentro do bar e outro na calçada. Por isso, os assíduos bem humorados frequentadores cariocas batizaram o Aboim de Bunda de Fora. Do bar, a gente avista o mar e uma nesga do forte, a pontinha onde estão os canhões!
Regina, no Aboim, para o pastel diário.
Lá dentro, um pequeno balcão, com estufa envidraçada que exibe parte dos pratos do dia: pernil, carne assada, costelinha de porco, lombinho. Cada um custa módicos R$ 10. Os pastéis são de carne, camarão, carne seca, frango, palmito, queijo, sem dúvida entre os melhores da cidade, saem a R$ 3,50 cada um. O de camarão, o de carne seca e o de carne são os mais famosos. E dizem que não existe outro endereço mais barato para se beber uísque. 
O atendimento é maravilhoso e o bar está sempre cheio.

Pratos servidos no Aboim.
É incrível observar o movimento de pessoas no Aboim. Há de tudo. O policial vem, bate um papo, nega a água que lhe é oferecida, reclama do Réveillon de Copacabana: “Esse pessoal é fogo. Todo mundo quer ir embora à mesma hora. Imaginem, de dois milhões de pessoas que estiveram lá, metade saiu praticamente junto, depois da queima de fogos”.
Adega do Aboim.
O porteiro chega de uniforme e pede dois PFs de carne seca. O pintor de paredes, todo respingado de tinta, também faz uma encomenda para os colegas: quatro PFs para viagem. Um senhorzinho pede dois pastéis, também viajando. Chega o garotão, sem camisa e tatuado, fumando um cigarrinho: mais um PF de pernil sai na quentinha. O guardador de carros vem e também dá um alô. E um senhor de meia idade anuncia que vai para casa comer uma peixada na panela de barro, para depois “ir para a internet comprar e vender ações”. Não é incrível esta miscelânea?

Enquanto isso, Aleixo e eu observamos o mar, as pessoas que vão e voltam da praia, a vida carioca como ela é, enquanto comemos um pastel de carne!
Fregueses do boteco.
O boteco me chamou a atenção desde que compramos o apartamento aqui em Copa. Não entendia como os fregueses podiam gostar de um local que não os acomodasse bem. Muitos ficam sentados em bancos de todos os tipos, na calçada, em frente ao bar. Mas, então, provei o pastel e soube por quê. Ontem almoçamos uma quentinha que abóbora com carne seca que Aleixo buscou lá! Delícia! Poucos lugares podem ser tão agradáveis para se passar depois da praia do que o Aboim. Por isso, o botequim  Bunda de Fora está sempre lotado!

2 comentários:

  1. Adorei esse texto...merece ir para aquela seleção para virar livro...ou já fechou?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, voltei do Rio com culpa... Creio que o querido Dr Imar não aprovaria a gulodice do meu pastel diário...rsrsrs

    ResponderExcluir