quarta-feira, 2 de maio de 2012

ACEITAR É PRECISO

Aleixo, Otávio, Lu, Fábia, Regina e Vaíte,
30.04.2012.
Nosso final de semana prolongado foi bastante alegre e movimentado. Fiquei muito feliz com a chegada de filho, filha, netos, nora e genro à Shamballa. Tivemos ainda a visita de amigos e familiares e tudo transcorreu em harmonia. Há pouco, Fábia e Vaíte viajaram e ficamos apenas com o Frederico. Ele estará conosco enquanto ela participa de um congresso médico em Fort Lauderdale.

Estive tão ocupada que nem mesmo tive tempo de postar nos últimos dias. Mas estive pensando em como é bom perceber melhor o nosso contexto, as nossas experiências, as nossas condições próprias, nossas forças e limitações. Aceitar nossa realidade é algo benéfico em nossa vida.

A natureza na Shamballa nos cura.
Esse discernimento traz paz e lucidez mental e nos permite perceber tudo com clareza a fim de realizar satisfa¬toriamente nossa transformação interior. Muitas vezes a gente fantasia o que gostaria de ser, não convivendo com nossa pessoa real. Dessa forma, a gente pode desgastar enorme energia, por carregarmos constantemente uma série de máscaras como se fossem utilitários permanentes.

Uma vez fiz um workshop com o psicólogo transpessoal - Nilton Ferreira - e ele orientava o grupo na prática de exercícios objetivando o despir das máscara de cada um. Essa experiência foi incrível, pois faz com que a gente comece a se enxergar verdadeiramente a partir daquela postura.

Angela, Lena, Danielly e eu daqui a alguns
anos...
Não é fácil e lembro-me de que à época optei por não me despir de todas as máscaras devido à função que ocupava, mas quis identificá-las todas. Hoje, posso ser mais verdadeira, autêntica. A soma dos janeiros ajuda nisso, assim como a opção pela simplicidade voluntária.

Essa atitude de aceitação é quase sempre característica dos adultos serenos, firmes e equilibrados, à qual se soma o estímulo que possuem de senso de justiça, pois enxergam a vida por meio do prisma da eternidade.

Essas pessoas já possuem um potencial de aceitação, porquanto aprenderam a respeitar os mecanismos da vida, acumulando pacificamente as experiências necessárias a seu amadurecimento e desenvolvimento espiritual.

Aleixo e Clélia, em 15.04.2012, no Júnior.
Quando não enfrentamos os fatos existenciais com plena aceitação, criamos quase sempre uma estrutura mental de defesa. Somos levados a reagir com atitudes de negação, que são em verdade molas que abrandam os golpes contra nossa alma.

Esse comportamento imaturo pode ser considerado fenômeno psicológico de reação natural e instintiva às dores, aos conflitos, às mudanças, perdas e deserções. Isto nos alivia por algum tempo dos abalos da vida, até que possamos reunir mais forças, para enfrentá-los e aceitá-los verdadeiramente no futuro.

Filhos, genro e nora na Shamballa.
Um amigo terapeuta me disse que não negamos a realidade por sermos teimosos, como pensam alguns; não estamos nem mesmo mentindo a nós próprios. Aliás, “negar não é mentir”, mas não se permitir “tomar consciência” da realidade.
O ser humano é deveras complicado, não é mesmo?
Minha amiga Angela postou uma pretensa foto sua com três de suas amigas, inclusive eu, no futuro! Parece que ainda seremos viciadas no computador até então, segundo sua provecia, e me diverti muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário