sábado, 26 de maio de 2012

RIO + 20



Aleixo&Regina, em Copacabana.
Hoje almoçamos no Largo da Machado. O clima continua maravilhoso e temos aproveitado o máximo a nossa estada. O Rio está se preparando para a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá de 13 a 22 de junho de 2012, aqui na cidade.
A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Regina, na passeata contra retirada de
postos de gasolina da orla.
A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em 2009.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
A Conferência terá dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. 
Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, 2012.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio disse que a utilização de materiais sustentáveis nas construções é uma tendência mundial.  Esse é o objetivo de muitas apresentações que vão ocorrer durante esta conferência internacional. Ele informou que o setor privado vai apresentar iniciativas de construção sustentável no Forte de Copacabana.
Aleixo e Regina, na pedra do Posto Sete.
Aliás, soubemos que as instalações do Forte foram alugadas pelas federações das indústrias dos estados do Rio de Janeiro (FIRJAN) e de São Paulo (FIESP), pela Fundação Roberto Marinho e pela prefeitura carioca. Aqui ocorrerão vários eventos paralelos à Rio+20. Um deles, programado para o dia 18 de junho, vai tratar da construção verde. 
Também as residências de luxo estão em busca da sustentabilidade e procuram inovações sustentáveis, entre elas estrutura metálica com aço reciclado, telhado verde, captação de água da chuva, madeira certificada, conforto ambiental com luz natural e ventilação cruzada e aquecimento solar. 

Aleixo está terminado um trabalho de tradução e daqui a pouco sairemos mais uma vez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário