sábado, 19 de maio de 2012

SAUDADE INDEFINIDA


Aleixo e Regina, em Ipanema, 19.05.12.

Estivemos na praia e tiramos algumas fotos. Em Ipanema, passamos por alguns locais onde acontecem feiras para adoção de cães e gatos. Esses animais sobreviveram à enchente na serra  carioca no ano passado e estavam sendo mantidos em galpões alugados por uma ONG. Agora os recursos acabaram e precisam de donos que os adotem!
Às vezes, acordo com a sensação de saudade indefinida... É como se tivesse tido acesso a algo de que não me lembro mais!
Nossa praia predileta aqui no Rio.
Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia intimista da língua portuguesa e também na música popular. Esta palavra saudade só existe em galego-português, não há equivalente em outras línguas. Ela descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor.
Dizem as lendas que saudade foi cunhada na época dos descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos.
Netos gêmeos da irmã Clélia: Ana Júlia
e Breno Gustavo, 05.05.12.
O signo tenta expressar a melancolia causada pela lembrança. Ou seja, saudade é uma espécie de lembrança nostálgica, recordação carinhosa de um bem especial que está ausente, acompanhado de um desejo de revê-lo ou possuí-lo.
Já senti saudade muitas vezes. Freqüentemente de lugares, pessoas, músicas, perfumes ou situações que passaram; talvez, que eu não tenha valorizado quando as vivenciava.
Aleixo e Regina na Praça Gal. Osório,
em Ipanema, hoje cedo.
Todavia, o mais intenso sentimento de saudade de que me recordo esteve sempre relacionado a algo de que não me lembro direito ou não consigo identificar com precisão... Apenas sinto saudade de alguma coisa, tempo-espaço remoto, que nem sei bem o que é! Saudade indefinida...
Aleixo e eu estivemos conversando sobre a possibilidade de estarmos mais tempo no Rio. Sentimos que a energia marinha faz muito bem à nossa alma cigana!
Mais tarde iremos almoçar no Flamengo e, talvez, pegar um cineminha por lá! Hoje, à noite, terei ainda meu plantão semanal como voluntária na WEB...

Um comentário:

  1. Frequentemente também sinto saudades do que não consigo definir...isso deve ser coisas de vidas passadas...ultimamente também tenho sonhado com pessoas que não conheço...ou pelo menos não lembro de conhecer...mas no sonho as conheço e me trazem alegria...já me incomodei com isso, mas atualmente não me preocupo mais. Tudo vem na hora certa.

    ResponderExcluir