quinta-feira, 24 de maio de 2012

FESTA DE SANTA SARA


Regina junto ao painel da festa
de Santa Sara, 24.05.12.
Hoje fomos caminhar e ao cruzar o Parque Garota de Ipanema deparamos com os preparos para a festa de Santa Sara, a padroeira do povo cigano sobre a qual já escrevi anteriormente.
Meu músico também voltou e parei para conversar com ele. Ele me disse que o tempo não andava bom e que se afastou da prática musical no parque por alguns dias!
As comemorações de Santa Sara vão acontecer hoje a partir das 16 h e quero estar lá, mas aproveitamos para fotografar antes do aglomerado de pessoas.
À medida que caminhávamos, percebíamos a quantidade de gente levando os cachorros para passeio ou para fazer as necessidades biológicas. Alguns animais são muito feios e lembrei-me de meu pai. Ele costumava dizer que o dono fica parecido com o cachorro ou vice-versa!

 Roda Cigana no Local da festa de hoje.
Mas sei que o idoso está mais propenso a processos depressivos e ter um animal de estimação é excelente para evitara depressão, própria de que se sente muito só. Como sabemos, a população de Copacabana é constituída de idosos em sua maioria.
Na volta da praia passamos pelo Boteco Aboim para degustar o delicioso pastel diário! Ontem ligamos para a Aparecida Nuss e estamos planejando visitar a Tia Dolores no final de semana lá em Nova Iguaçu. Estive, ainda, pesquisando sobre Búzios que pretendemos visitar amanhã.
Sara é considerada Padroeira do povo cigano. Sempre senti certa afinidade com esse povo. Talvez, memórias de vidas passadas. A história da santa remonta ao início do cristianismo. 
Tenda cigana preparada para festa.
Os primeiros cristãos eram perseguidos pelos romanos e Sara, uma escrava egípcia de propriedade de José de Arimatéia, foi capturada juntamente com as três Marias Maria Madalena, Maria Salomé e Maria Jacobé.
As quatro mulheres foram colocadas em um barco que foi lançado ao oceano, sem remos e sem provisão. Por um milagre, após mais de 30 dias vagando sem rumo pelo mar, o barco aportou em Laguendoc, no Sul da França, na Ilha de Camargue, um local que seria conhecido mais tarde como Saintes Maries-de-La Mer , traduzindo, Santas Marias que vieram do Mar .
Imagem de Santa Sara Kali.
Um grupo de ciganos que vivia por ali, socorreu as quatro mulheres e elas, em troca, levaram ao grupo os ensinamentos de Jesus, trazendo para eles a doutrina cristã.
Após a partida das chamadas Três Marias, conta a história que Sara continuou convivendo com os ciganos e passou a ser chamada de Sara Kali. A palavra Kali significa "negra" na língua romanê ou cigana.
E hoje é também feriado lá em minha cidade natal - Goiânia. Dia da padroeira goianiense - Nossa Senhora Auxiliadora!
E meu querido sobrinho Gustavo está defendendo a sua tese de doutorado na USP. Salve, o mais jovem doutor da família!

2 comentários:

  1. Estivemos mesmo na Festa de Santa Sara, no Parque Garota de Ipanema! Vesti minha saia rodada e comprida, comprada em Sevilha, e incorporei o meu espírito cigano!
    Tudo colorido, lindo! Muita música e comércio de adereços femininos e artigos esotéricos para todo gosto! Aleixo me comprou um CD de música instrumental cigana!
    Junto à imagem da Santa, na gruta do parque, muitas velas, fitas, lenços, frutas e um fogueira! O desfile de homens e mulheres vestidos a caráter foi incrível! Também a exibição de danças! A-DO-REI!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Regi!
    Adoro essa festas típicas...nosso país é fantástico com essas diversidades... e tem muita gente que não se dá conta do que existe em volta...
    Beijo! clélia

    ResponderExcluir