quinta-feira, 14 de abril de 2011

A VIDA SEMPRE NOS SUPREENDE


E no final das contas, não são os anos em sua vida que contam. É a vida, nos seus anos. Abraham Lincoln
Regina, junto ao Cristo Redentor, no Rio.
Alguém já disse que quando a gente acha que sabe todas as respostas, a vida vem e troca as perguntas. Esta é a minha conclusão! Nascemos, crescemos, tentamos viver bem e, ao fim de nossas forças, aguardamos o término de nosso período na terra, imaginando como será a mudança.

Na juventude, a gente sonha com o futuro, passa por etapas diversificadas de sobrevivência, vivência e convivência. Dentro de cada uma delas, a gente planeja, idealiza, luta por aquilo em que acreditamos ser o melhor para nós a aqueles que dependem de nós!

Regina, sua mãe -  Didi, e Aleixo, 2003.
Muitas vezes descobrimos que não sabíamos nada. Mas é importante todo este processo! Afinal, é a nossa evolução que está acontecendo. Todavia, é surpreendente constatar, ao passar a vida a limpo, que muitas de nossas preocupações foram desnecessárias. O rio da vida caminha de qualquer forma e a gente nem precisaria ter sofrido tanto!

Nasci impulsiva e ansiosa e até o presente luto para superar estas características e atingir a plenitude harmoniosa. Hoje, sei que sofri por antecipação e desnecessariamente. Tenho uma irmã que me preocupava! Ela sempre deixou a vida passar. Agora penso que, talvez, ela estivesse certa agindo assim desde sempre!

Chácara Shamballa, 2009.
Minha vida tem sido bastante movimentada! E o saldo das experiências tem sido muito positivo! Sempre repeti que jamais poderei reclamar de monotonia. Vivi intensamente cada fase de minha existência, a paixão sempre me fez mergulhar de cabeça nos momentos mais intensos e não me arrependo!

Concordo com a minha amiga Ana Amélia que costumava dizer que quando eu partir para o mundo espiritual, levarei uma riqueza de experiências! Ela freqüenta a Seicho- No- Ie e vê o mundo apenas como uma manifestação fenomênica!

Minha irmã Celina Araújo, 2011.
Ainda bem que sou espiritualista! Acredito que a vida é um pequeno espaço de tempo diante de toda a eternidade. Creio que estamos no planeta terra para a aprendizagem e o resgate de amigos e desafetos do pretérito. Sei que tudo que nos acontece tem sempre uma razão, mesmo que a ignoremos por enquanto. Tento me transformar na minha maneira de ser e de agir, visando sempre ao aprimoramento de meu espírito.

Regina e Helen, no clube, em 2002.
Estou longe da santidade! Mas sei que sou responsável pelos meus atos e pensamentos, bons ou ruins. Pois, para cada ação, sempre existirá uma reação. Se fizermos o bem, o receberemos de volta no momento de maior necessidade. Pude comprovar tudo isso em diversas situações de minha existência! Assim, devemos prosseguir a nossa caminhada, procurando aproveitar todos os momentos, independente de seu grau de dificuldade, pois em cada qual haverá um ensinamento...

DAS UTOPIAS
Se as coisas são inatingíveis... Ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas! Mário Quintana

2 comentários:

  1. Sim, você está certa, a vida nos surpreende sempre! Mas ainda bem que ousamos e não vamos nos arrepender de não termos tentado!
    E, depois, há as boas surpresas! Nós dois sabemos disso!
    Aleixo

    ResponderExcluir
  2. Além disso, após muitas estradas percorridas e deixadas a percorrer numa outra oportunidade, vejo que a vida nos proporciona inúmeras possibilidades para trilharmos uma infinidade de caminhos. Contudo, isto depende muito de cada um. Há aqueles cujo horizonte se limita ao que ele pode ver a olho nu, mas há outros que o olho nu lhe é insuficiente, ele usa binóculos, lunetas, telescópios, são taxados de loucos, irresponsáveis, entre outros. No meu caso a minha visão do mais distante está, e sempre esteve, atenta às possibilidades de ver, tocar, conhecer cada coisa deste nosso mundo. No passado eu era um errante solitário, “errava” sozinho, mas agora encontrei alguém com quem “errar” acompanhado, a minha querida Regina que é a minha companheira maluquinha.
    Aleixo – 17/04/2011

    ResponderExcluir