quinta-feira, 5 de abril de 2012

BENEFÍCIOS DO REIKI

Regina é reikiana.
Mais uma vez estou me preparando para iniciar um pequeno grupo de novos reikianos e quis relacionar as vantagens desta técnica holística de cura.

• O Reiki utiliza energia neutra, isto é,  ele é uma energia sem polaridade, não é yin nem é yang.
• A energia não é manipulativa: o reikiano simplesmente coloca as mãos e a energia flui na intensidade e na qualidade determinada pelas necessidades do paciente. O Reiki é puxado pela consciência do corpo de quem o recebe.

CHO-KU- REI  é o mais importante
símbolo reikiano.
• O treinamento da técnica é rápido podendo ser aprendido e praticado por pessoas de qualquer idade, inclusive por pessoas doentes. O Reiki é a democratização da cura.
• Não é um sistema religioso, filosófico com restrições ou tabus. Não utiliza talismãs, preces, mentalizações ou qualquer outro objeto para sua aplicação prática. O Reiki não entra em conflito com nenhuma crença religiosa. Cristãos, judeus, mulçumanos ou pessoas ligadas a qualquer outra tradição religiosa podem fazer uso da energia Reiki sem maiores contradições.
• O Reiki não é um placebo, não é o efeito psicológico que cura as pessoas na prática do Reiki. O receptor pode estar dormindo e nem saber que está sendo tratado e mesmo assim o Reiki funcionará.

O ideograma do Reiki.
• A eficácia do Reiki não depende da fé. Pois, como já vimos anteriormente, o Reiki pode ser aplicado em animais e plantas e ele não tem fé, mas mesmo assim se beneficiam muito com o Reiki.
• A técnica nunca fica obsoleta. É a mesma a milhares de anos.
• Sem diagnóstico: o terapeuta não necessita conhecer a patologia para efetuar o tratamento com sucesso e alcançar ótimos resultados.
• Sempre seguro com todos os tipos de tratamento e terapias, aumentando os efeitos positivos destas e minimizando os efeitos negativos.
• Não é necessário despir o paciente.
• Atende o homem de uma forma holística (corpo, emoção, mente e espírito). Atinge todos os corpos áuricos, equilibra os chakras, desbloqueia os nadis e os canais elétricos do corpo. Uma nadi (plural: nadis) é uma formação de energia na forma de canal na qual o prana flui e pode se conectar aos chakras. Ele ainda não é aceito pela comunidade científica. Elas começam do centro dos chakras e fluem para a periferia se tornando cada vez mais finas, tendo uma função extra sensorial, causando em parte as respostas empáticas e instintivas.

A energia pode ser aplicada pelas
mãos do Reikiano.
• Promove expansão de consciência, levando a pessoa a prestar mais atenção em si mesmo. Expandir a consciência nada mais é do que ampliar a sensibilidade a níveis mais sutis para permitir ao homem se posicionar a cada dia em um patamar superior ao anterior.
• Rompe tempo e espaço permitindo reprogramar eventos passados e coordenar eventos futuros.
Reiki não visa apenas à supressão da patologia, mas objetiva a volta ao estado natural e desejável de bem estar e felicidade. A cura através do Reiki é um processo de transformação energética e não de simples supressão dos sintomas.
• O reikiano é um facilitador do processo de cura. Ninguém cura ninguém, só a própria pessoa pode curar a si mesma. O papel do reikiano é o de canalizar e facilitar o processo aumentando a energia de cura do paciente acelerando o processo de cura. Eu gostaria de dar aqui um exemplo bem simples: se uma criança sofre uma queda e esfola o joelho, a mãe pode acariciá-la e dar-lhe amparo, um médico pode fazer o curativo, mas somente o organismo da criança pode sanar o problema criando uma casca no local ferido.
A energia reikiana se presentifica na
Shamballa.
O Reiki melhora o fluxo de energia Ki pelo corpo e ativa o sistema imunológico. A cura é promovida pelo próprio paciente, por meio da ativação do sistema imunológico e do restabelecimento do fluxo da energia ki pelo corpo. O reikiano é um facilitador do processo de cura.
Reiki energiza e não desgasta o reikiano.
• Serve para o auto-tratamento, tratamento de outras pessoas, plantas e animais igualmente.
• A energia pode ser enviada a distância.
• O Reiki pode ser utilizado a qualquer momento do dia e em qualquer lugar, pois é uma técnica extremamente prática,trabalhando para melhorar a qualidade de sua vida sem que você tenha que fugir da sociedade.
A beleza de uma rosa vermelha e borboleta
• O Reiki não acarreta custo operacional direto para o seu uso.
• O Reiki não desenvolve nenhum tipo de dependência entre o professor e o aluno, o terapeuta e o paciente.
Reiki pode ser utilizado para limpeza de ambientes.
• O Reiki é uma metodologia prática. Por maior que seja a quantidade de conhecimento e informações acumuladas, é a prática que faz o agente de cura. Não existe nada que substitua a prática e cada cura constitui-se numa lição para ambas as partes.
Reiki está inserido no contexto das práticas terapêuticas alternativas reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (O.M.S.), através do decreto "Alma Ata, de 1962".
• A fonte de energia do Reiki é o cosmos, é Deus, ou seja, é ilimitada.

Astro e Kei-Ra, labradores da Shamballa.
Em que situações aplicar?
_ Fortalecimento do sistema imunitário de crianças de quaisquer idades, de modo a amenizar doenças crónicas tais como asma, bronquite, rinite e alergias;
_ Stress, depressão e suas consequências;
_ Ansiedade e Obesidade;
_ Dependências e hábitos nocivos;
_ Gravidez;
_ Estabelecimento de bem-estar e evolução espiritual;
_ Harmonização de relações familiares e interpessoais;
_ Apoio em doenças graves, crônicas, parciais ou permanentes;
_ Apoio a familiares e profissionais com contacto direto com doentes crônicos/agudos.

Símbolo CHO-KU-REI em mãos reikianas.
Quais as vantagens?
_ Não tem contra-indicações;
_ Terapia preventiva e de apoio a tratamentos convencionais;
_ Proporciona melhor compreensão do indivíduo sobre si próprio;
_ A cura estabelecida através do Reiki é promovida pelo próprio indivíduo, por meio da ativação do Sistema Imunitário e do restabelecimento do fluxo energético, em que o terapeuta reikiano é apenas o canal de cura.


Um comentário:

  1. From: Giuseppe Turini
    Sent: Thursday, April 05, 2012 12:15 PM
    Subject: Sham El Nessim

    Esta é uma festa tradicional no Egito, já de uns milênios, segundo alguns registros.
    Significa "sinta ou aspire o vento da primavera".
    Os muçulmanos colocam esta festa na segunda-feira seguinte à nossa Páscoa.
    O que parece estranho à primeira vista, mas faz sentido se lembrarmos como é estabelecida a data variável da Páscoa.
    É o primeiro domingo, depois da primeira lua cheia (6-abr), depois do equinócio da primavera (20-mar) do hemisfério norte!!! (podem verificar)
    Porque esta coisa tão esquisita? Primeiro, para não coincidir com a Pessach dos judeus. Segundo, para não coincidir com as festividades pagãs dos ritos da primavera.
    Mas continua sendo uma festa da primavera, e por isto, os muçulmanos, reconhecendo este elo, marcaram a festa na segunda-feira depois da páscoa (para não coincidir com a Páscoa, rs, rs)

    Feliz Sham El Nessim para todos,
    Giuseppe!

    ResponderExcluir