domingo, 8 de abril de 2012

FAMÍLIA NUSS NA REDE


Aleixo, Regina, Antônio João e Maria,
em sua casa na fazenda na Capivara.
As redes sociais são formas de compartilhamento de informações, hábitos e ideias entre usuários com os mesmos gostos e estilos. Elas têm adquirido importância crescente na sociedade moderna. Essas redes são caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
Conceição Nuss, Antonio
Ferreira + filhos.
Sabemos que um ponto em comum entre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da sociedade civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.


Casamento Totonho Ornelas.
Aleixo acabou se rendendo à atualidade e passou a usar o face book diariamente. Tem feito contato com parentes de várias regiões do país e fica contente à medida que vai desvendando os galhos da árvore genealógica de sua família. Fala com Lu, Vicente, Sílvia e seus filhos frequentemente. Mas também com os primos de 1º e 2º graus. Fica surpreso com a ramificação de seus familiares de origem materna, que, pelo visto já ultrapassam os 400, se todos forem considerados. Recentemente, tem feito contato com primos e primas dos mais variados segmentos profissionais, inclusive alguns que atuam na mesma área de seu filho Arthur, engenharia de petróleo, em Macaé; eles nem sequer sabem da existência uns dos outros, mas ele está empenhado em ajudá-los a se conhecerem em breve!

Albertino, Roberta e Bruno, 2011.
Gosto muito de perceber como essa família ainda mantém os laços de amizade, independente das voltas que a vida dá  ou da história pessoal de cada núcleo. Nesta última viagem tive a oportunidade de vivenciar esse respeito afetivo nas múltiplas visitas que fizemos aos familiares!
Ficamos muito tristes com a notícia do falecimento de um jovem parente. O promotor Albertino de Souza Pereira Netto, a esposa, Roberta, e o filho do casal, Bruno, de 14 anos, morreram carbonizados após um acidente na BR-040, pouco antes do último natal. A colisão frontal entre o prisma da família e um saveiro envolveu um caminhão, causando a morte da família. Albertino era neto de tia Lourdes de quem Aleixo gosta muito e desenvolvia um trabalho digno de nota na área em que atuava em Brasília.

Um comentário: