quinta-feira, 19 de abril de 2012

SEU SÍLVIO, PAI DO ALEIXO


Aleixo Nuss Oliveira, filho do Seu Sílvio,
1978.
Aleixo me disse que seu pai era um artista nato. Tinha uma criatividade incrível. Era músico, dançarino, contador de histórias, participava duma roda de mentiras, jogador de futebol e excelente trabalhador. Lidava na fazenda, fazia qualquer serviço doméstico com maestria e era capaz de arranjar remédio fitoterápico para a maioria das enfermidades da família, de amigos ou de quem necessitasse.

 
Aleixo e sobrinhos de Itaperuna: Rodrigo
e Rafael, 07.03.2012.
Costumava sair pelo campo e voltava com as ervas que macerava e usava em garrafadas, chás ou banhos. Seu humor era incrível e estava sempre de alto astral. Sua disposição era imbatível e Silvio Ribeiro de Oliveira viveu até os 86 anos de maneira integral e saudável.

Apesar de não ter tido acesso a alto nível de escolaridade, sua percepção era digna de nota. Quando o adolescente Aleixo quis sair para estudar na cidade grande, ele respeitou o seu desejo e afrontou a opinião de seu avô, levando-o para morar na casa de um tio no Rio, onde ele pôde continuar seus estudos e começar a trabalhar para seu próprio sustento. Aos 13 anos já trabalhava numa loja de calçados em Copacabana.

Arthur e Bel, filhos do Aleixo e netos
de seu Sílvio Oliveira.
Meu marido garante que toda a habilidade que desenvolveu de consertar as coisas ou criar condições para o funcionamento de quase tudo ao seu redor, herdou do senhor Sílvio.

Mais tarde Aleixo trouxe as irmãs para morarem com ele no Rio e as incentivou a estudarem. Ambas se tornaram excelentes profissionais na área da enfermagem. E ficaram lá quando ele ganhou o mundo, perseguindo seus sonhos de conhecer o estrangeiro. Seu irmão caçula - Felipe – nunca quis deixar o interior e continuou ao lado dos pais até que se casou. 
Alex e Rosi são netos de Silvio,
 filhos  da Silvinha, irmã do Aleixo.
Silvio Oliveira ou Silvio Flora, como muitos o chamavam, pois seu pai se chamava Manuel Tibúrcio Flório de Oliveira, foi casado com Joaquina Nuss, mãe do Aleixo, da Lourdes, da Silvia e do Felipe.

Silvio e Joaquina deixaram oito netos. Arthur, Maria Isabel, Adriana, Rosi, Alex, Silvinho, Rodrigo e Rafael.

3 comentários:

  1. Ainda não consegui nenhuma foto do Senhor Sílvio, mas já pedi às irmãs e aos sobrinhos do Aleixo e, assim que a tiver, posto no blog!
    Também dos demais sobrinhos do Aleixo e de suas irmãs Silvia e Lourdes!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Regina, pela iniciativa de publicar alguma coisa sobre meu pai. Já consegui fazer contato com parentes diretos dele - a família Oliveira Merlin - e é bem possível que consigamos até fotos de meus avós paternos. A exemplo da família NUSS, eles também têm muita história para contar!
    Aleixo

    ResponderExcluir
  3. Opções

    Da prima Sonia Nuss para Aleixo Nuss de Oliveira

    Aleixo, tenho boas lembranças de seu pai também, duas delas foram :um violão, que às vezes ele dedilhava, quando eu ia na casa de seus pais, como era muito curiosa ele o fazia para me agradar; a outra é que uma vez ele me perguntou ;qual a cor do cavalo branco de Napoleão e eu disse branco,ué, ele me reponde;não, era poreto, porque Branco era o seu nome...

    ResponderExcluir