domingo, 1 de abril de 2012

DIA DA MENTIRA NO SHOPPING DO PÃO


Aleixo e Regina, hoje, na Panificadora das
 sobrinhas Priscila e Isadora, no Alphaville.
Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no dia da mentira, dia das petas, dia dos tolos de abril ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1º de abril. Gozadores passaram, então, a ridicularizá-los, enviando-lhes presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Lane, Edi, Áurea, Pri, Meméia, Gabriel,
Taís, Regina, Aleixo e sobrinhos.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, Dia dos Tolos de abril; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente peixe de abril.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais. Ali, circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Noir sobreviveu dentre todos os filhotes. 
Hoje, reencontrei duas ex-colegas de infância. A gente nem pode dizer desde quando esta amizade existe, porque seria um atestado de antiguidade. Mas é tão bom constatar que o sentimento de amizade perdura independente do tempo cronológico!

Marcamos um café da manhã no Shopping do Pão e chegamos mais cedo. Pri já estava lá e havia reservado uma mesa especial para encontrarmos as amigas. Estiveram lá: Lane, Áurea, Edilene, Maria Amélia, Aleixo e eu, além das sobrinhas e dos sobrinhos netos. Essas oportunidades são ótimas para colocarmos a conversa em dia. As proprietárias Priscila e Isadora aumentaram o espaço e há mais opções no cardápio também. Tudo muito bom!

Aleixo e sua filha Bel, em Natal.
Depois do meio dia voltamos para a Shamballa. O sol brilhava sem quaisquer nuvens à vista e pensei que poderíamos usar a piscina mais tarde. Mas, depois, começou a trovejar e tivemos que mudar a programação deste casal de aposentados.

Fábia me chamou no skype e me fez rir ao contar-me que disse ao meu genro Vaíte que ela está quaresmando. Em sua cidade mineira, isso significa que ela come peixe e não pode ser contrariada. Ele está cuidando disso e ela satisfeita com os peixes que ele tem preparado!
Ontem fiquei triste a morte do filhote Lux. Há uma semana eu o alimentava cuidadosamente, desde que percebi que o outro se desenvolvia mais rapidamente e o leite da mãe diminuía. Ele quase não conseguia mais engolir, dei-lhe soro várias vezes. Também lhe apliquei Reiki diariamente, mas anteontem vi que ele não aguentaria muito tempo e rezei por sua mudança sem dor, evitando me envolver demais.

Carolina e Melissa são netas da Celina.
O outro filhote Noir está saudável, correndo pela chácara. Na próxima quinta-feira, ele irá para a casa da vizinha Marília. Ela cuidou dos filhotes quando eu estava viajando e é justo que fique com o que sobreviveu, conforme eu havia prometido antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário