sexta-feira, 13 de abril de 2012

SEXTA-FEIRA, 13

Aleixo e Regina, no Rio, em 24.08.2011. 
Hoje, estava sem assunto, por falta de novidades, mas meu sobrinho Bruno me mandou um arquivo falando da superstição relacionada a esta data. Sabemos que o encontro do dia 13 com a sexta-feira é repleto de lendas e crendices que impressionam os mais supersticiosos. Além disso, o cinema norte-americano tratou de imortalizar esta data com uma sequencia de filmes de terror protagonizada por Jason Vorhees, um serial killer que costumava atacar nesse dia.
Aleixo, na Trafalgar Square,
em Londres, 22.09.2010.
Uma das mais conhecidas justificativas dessa maldição registra que Jesus Cristo foi perseguido nessa data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, o salvador das religiões cristãs celebrou uma ceia que contava com treze participantes. Ele e seus 12 apóstolos!

Outra explicação sobre essa data remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.
Júnior, Terezinha, Luiz Otavio, Aleixo,
Clélia, Regina e Fábia, 17.07.2011.
De acordo com outra história, a maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza que corresponderia a Afrodite ou Vênus. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.


Bruno e seu filhinho Heitor,
Ribeirão Preto, SP.
Reforçando essa mesma crendice, outro mito de origem nórdica fala sobre um grande banquete em o deus Odin realizou a reunião de outras doze importantes divindades. Ofendido por não ter sido convidado para o evento, Loki, o deus da discórdia e do fogo, foi à reunião e promoveu uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades conhecidas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal! Será?

Quando eu trabalhava com os alunos do curso de Secretário Executivo da PUC, lembro-me de que o pessoal do cerimonial sempre preferia números ímpares para a composição das mesas nas solenidades, mas evitavam o treze, com certo zelo!
Aleixo trincou a mão e o ortopedista
imobilizou seu braço esquerdo esta semana.
Apesar de tantos infortúnios associados a essa data, muitos a interpretam com um significado completamente oposto ao que foi aqui explicado. De acordo com os princípios da numerologia, o treze- por meio da somatória de seus dígitos - é igual ao numeral quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte em muitas culturas. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero. 
Eu também o faço, depois de assimilar algumas noções de numerologia que envolvem o meu mapa pessoal! E sexta-feira continua sendo meu dia favorito na semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário