Angélica, Marcia, José Alcides e Regina. |
Nossa mesa redonda foi marcada para 8h da manhã, na UERJ, e tivemos de sair de casa com quase uma hora de antecedência para pegar as credenciais e localizar o espaço. Desde ontem que me conformei em apresentar o que havia conseguido aprontar e diminuí a ansiedade.
Ontem, após o encontro com o professor Gilberto, nós voltamos a pé para casa. O Alcides veio conosco para conhecer o nosso apartamento e esteve aqui por uma meia hora, antes de voltar para seu hotel.
A apresentação transcorreu em harmonia. Alcides traçou o panorama da crônica brasileira, nos séculos: XIX e XX. Ele exemplificou por meio de Machado de Assis e Rachel de Queirós. Márcia Molina também analisou a crônica de Machado de Assis e Angélica falou sobre os jornais italianos de Vila Mariana, em São Paulo, na primeira década do século XX.
Regina participou da mesa redonda coordenada pelo Alcides. |
O estudo de sua obra é interessante pelo modo como se dá seu trabalho, uma vez que ele alia às notícias do jornal características literárias e constrói suas crônicas com base no dinamismo das informações e dos acontecimentos que permeiam o cotidiano da sociedade paulista de sua época.
Alcântara Machado priorizou em suas crônicas o tipo ítalo-paulista, conforme podemos comprovar pela leitura de sua obra.Comentei os dois textos rapidamente e tracei um paralelo entre as crônicas do início do século vinte e os blogs virtuais da atualidade. Aleixo assistiu às comunicações e elogiou todas.
Após o evento dediquei dois de meus livros às colegas da mesa, pegamos os certificados e nos despedimos. Aleixo, Alcides e eu almoçamos aqui perto, em Copacabana, depois de ajudá-lo a escolher um presente para sua filha Beatriz.
Depois, nós o acompanhamos até perto de seu hotel. Daqui a pouco ele deve retornar a Sampa. Ele continua empolgado com o encontro com o Gilberto e me agradeceu pela mediação.
From: nair maria di oliveira oliveira
ResponderExcluirTo: Regina Lùcia
Sent: Monday, August 29, 2011 5:37 PM
Subject: Achei um presente de meiga
Oi, Regina, como estão vocês? Naquela vidinha difícil,com um sol de verão à beira mar...Que sacrifício!!! Olhe, fui arrumar umas caixas de materiais daqueles cursos que eu dava lá em Santa Fé e encontrei 6 livros seus - O Presente de Meiga ( ! )- e R$ 100,00 enrolados em um papel. Creio que os alunos me compraram alguns livros e o restante ficou esquecido na tal caixa, veja só. No mais desejo-lhes boa viagem para as terras lusas. Abraços, Nair.