sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MESA REDONDA NA UERJ

Angélica, Marcia, José Alcides e Regina.
Nossa mesa redonda foi marcada para 8h da manhã, na UERJ, e tivemos de sair de casa com quase uma hora de antecedência para pegar as credenciais e localizar o espaço. Desde ontem que me conformei em apresentar o que havia conseguido aprontar e diminuí a ansiedade.

Ontem, após o encontro com o professor Gilberto, nós voltamos a pé para casa. O Alcides veio conosco para conhecer o nosso apartamento e esteve aqui por uma meia hora, antes de voltar para seu hotel.

A apresentação transcorreu em harmonia. Alcides traçou o panorama da crônica brasileira, nos séculos: XIX e XX. Ele exemplificou por meio de Machado de Assis e Rachel de Queirós. Márcia Molina também analisou a crônica de Machado de Assis e Angélica falou sobre os jornais italianos de Vila Mariana, em São Paulo, na primeira década do século XX.

Regina participou da mesa redonda coordenada pelo Alcides.
As duas crônicas que selecionei para estudo foram retiradas dos textos integrantes dos rodapés do JORNAL DO COMÉRCIO, intitulados Saxofone e Cavaquinho (1926 a 1927).

O estudo de sua obra é interessante pelo modo como se dá seu trabalho, uma vez que ele alia às notícias do jornal características literárias e constrói suas crônicas com base no dinamismo das informações e dos acontecimentos que permeiam o cotidiano da sociedade paulista de sua época.

Alcântara Machado priorizou em suas crônicas o tipo ítalo-paulista, conforme podemos comprovar pela leitura de sua obra.Comentei os dois textos rapidamente e tracei um paralelo entre as crônicas do início do século vinte e os blogs virtuais da atualidade. Aleixo assistiu às comunicações e elogiou todas.

Após o evento dediquei dois de meus livros às colegas da mesa, pegamos os certificados e nos despedimos. Aleixo, Alcides e eu almoçamos aqui perto, em Copacabana, depois de ajudá-lo a escolher um presente para sua filha Beatriz.

Depois, nós o acompanhamos até perto de seu hotel. Daqui a pouco ele deve retornar a Sampa. Ele continua empolgado com o encontro com o Gilberto e me agradeceu pela mediação.

Um comentário:

  1. From: nair maria di oliveira oliveira
    To: Regina Lùcia
    Sent: Monday, August 29, 2011 5:37 PM
    Subject: Achei um presente de meiga


    Oi, Regina, como estão vocês? Naquela vidinha difícil,com um sol de verão à beira mar...Que sacrifício!!! Olhe, fui arrumar umas caixas de materiais daqueles cursos que eu dava lá em Santa Fé e encontrei 6 livros seus - O Presente de Meiga ( ! )- e R$ 100,00 enrolados em um papel. Creio que os alunos me compraram alguns livros e o restante ficou esquecido na tal caixa, veja só. No mais desejo-lhes boa viagem para as terras lusas. Abraços, Nair.

    ResponderExcluir