domingo, 14 de agosto de 2011

NOIVADO: PAULA E THIAGO


Regina é uma sexagenária feliz.
Ontem foi o noivado de minha sobrinha Paula com o Thiago Martins e nos encontramos para o almoço no salão de festas do edifício do prédio do noivo, no setor oeste, em Goiânia.

O evento foi bastante concorrido com a presença de amigos e familiares dos noivos. Após a bênção religiosa, foi servido o excelente almoço e todos elogiaram o desempenho culinário das mães dos noivos. Há muito tempo eu não experimentava o strogonoff da Celina e sua deliciosa torta de morangos, servida como sobremesa, ambos para a gente saborear rezando de joelhos...

Paulinha, Sr. José, Mamãe, Otávio, Tarsila e Graziela,
em 1993.
Ao chegarmos, Aleixo e eu  compartilhamos a mesma mesa do Leandro, da Monique, filhinha Aurora e vovó Sonia. Logo, começamos a lembrar histórias hilárias de nossa infância. O tema idade gerou reminiscências...

Sônia começou me dizendo que havia congelado sua idade... Afirmou que decidira parar nos 48... Eu a interrompi, dizendo que ela deveria ter estacionado antes, porque logo perguntariam se éramos gêmeas, sendo que toda a família sabe que nasci primeiro que ela...
Regina, Mamãe e meu saudoso amigo Goiaz Leite,
em 1995.
Então, eu me lembrei da dificuldade que minha mãe e minha avó materna tinham de assumir a idade real.

Uma vez, minha avó Juventina veio de Minas e foi ao Centro Espiritualista pegar uma receita espiritual com o Dr. Fritz. Na época, era meu pai que secretariava a reunião e tomava os dados necessários, como idade e endereço. Ao ser inquirida, vovó Juventina não titubeou, respondendo que tinha 50 anos. Meu pai sabia a idade de sua mulher e perguntou ironicamente à sogra se esta era gêmea com a filha...

Goiaz, Clélia, Sr. José, Luiz, Dona Maria, Tarsila,
Didi e Paulinha, 1995.
Noutra ocasião, bem mais tarde, meu irmão mais velho – Marco Antônio – comemorava 40 anos com uma festinha. Mamãe compareceu e estava muito bem. Quando a elogiaram e perguntaram a sua idade, ela tampouco hesitou e afirmou ter 45 anos. Meu irmão ouviu e demorou a questionar, como se estivesse fazendo as contas... Depois, chamou a atenção de mamãe dizendo ser impossível ter sido concebido quando ela tinha apenas cinco anos. Ela não perdeu a calma e lhe sugeriu confidencialmente que ele deveria diminuir a sua idade...

Os noivos felizes: Paula e Thiago
Thiago, Paula, Regina e Aleixo, 13.08.11










Todavia, eu me orgulho de minha idade e de tudo que consegui realizar até hoje. Tornei-me sexagenária, me aposentei e gosto muito de estar saudável e disposta para aproveitar com qualidade de vida o tempo de que dispuser aqui neste orbe. Afinal, sei que todos nós estamos aqui de passagem e sou grata por tudo que tenho vivido nas últimas seis décadas... Fiz as contas e são cerca de vinte e três mil dias! Bastante, não é para ter orgulho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário