sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CONGRESSO NO RIO


Regina vai ao congresso da UERJ
Hoje me levantei cedo e desisti de ir a Goiânia com o Aleixo, disposta a trabalhar no material da pesquisa sobre o Alcântara Machado. Preciso preparar a minha comunicação que será apresentada no congresso de Lingüística e Filologia que acontecerá na próxima semana na UERJ.

Meu grupo de pesquisa composto de 03 docentes da USP e eu somos responsáveis por uma mesa redonda e coube-me o estudo de duas crônicas jornalísticas do Alcântara Machado. Consegui o livro, no Rio, quando estive lá em maio, mas só ontem pude iniciar a leitura. Além da participação na mesa terei que aprontar o artigo para publicação e estarei envolvida com isso nos próximos dias.

Professor José Alcides Ribeiro é o coordenador
 do grupo de pesquisa da USP.
Em Alcântara Machado é impossível separar o escritor do jornalista, uma vez que ele percebeu a realidade por meio de suas múltiplas dimensões. O escritor conseguiu registrar com magistral acuidade, desde as informações do dia a dia até as criações mais elaboradas. Pena ter partido tão cedo, mas deixou composições que muito contribuíram para a criação de uma genuína literatura brasileira, a exemplo de outros modernistas.

Antes de começar o trabalho acadêmico, fui alimentar a criação. No poleiro do papagaio havia um casal de sanhaços aproveitando as frutas antes da chegada do Apolo. Este tem uma casinha onde dorme. Pela manhã, ele se desloca sozinho por meio de uma corda que Aleixo colocou ligando ao poleiro e a uma árvore, para que ele possa fazer as suas aventuras, mesmo com parte da asa cortada.

Casal de sanhaços azuis.
Mas quando estou no escritório ele gosta de ficar perto e se aboleta no pé de carambola próximo da janela. Logo quis vir para a caramboleira e está ali tentando conversar comigo!
De vez em quando, eu respondo alguma coisa para manter o diálogo desigual...
Ontem os cachorros burlaram a vigilância do Luis César e fugiram quando estávamos fora, voltando só à noite.

Apolo veio me visitar no escritório hoje.
Hoje, antes de sair, Aleixo me recomendou que os mantivesse presos... Mas, eu não sou mais a mãe que deve educar... Sou apenas a  avó meiga e logo os soltei! 

Apolo saiu da caramboleira e veio para a janela... Ele sempre quer estar mais próximo de mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário