terça-feira, 9 de agosto de 2011

FIM DE SEMANA FESTIVO


Regina feliz com familiares
Tivemos um fim de semana festivo com a presença de minhas irmãs gêmeas, filhos, netos, genro, nora e sobrinhos.

Eu fico cansada no dia seguinte, sobretudo, porque não consegui uma auxiliar para me ajudar no preparo do almoço, mas minha filha, nora, irmãs e amigas me ajudaram o tempo todo e estivemos muito felizes.
Era aniversário da Abadia, tia da Lu e cantamos
parabéns para ela aqui!
Eu adoro organizar as festas e este ano não fiz a costumeira festa junina da Shamballa. As coisas foram acontecendo, o evento foi adiado e, quando percebi, junho e julho já haviam passado.

Gosto de festas e especialmente das festas juninas. Junho é o mês das festas populares de inspiração religiosa: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro.
Meu genro Vaíte foi o chef churrasqueiro!
São festas que não deixam morrer costumes e tradições do passado: danças, músicas, trajes e comidas típicas.

É um misto de religiosidade, folclore e crendice, mas o que caracteriza essas festas é que elas mantêm a pureza e a beleza iniciais, desafiando modismos ou inovações.
E elas me fazem aflorar memórias agradáveis de minha infância: as fogueiras, os fogos e as guloseimas próprias organizados por meus pais no lote recreativo da meninada da rua seis esquina com a cinco do centro de Goiânia.
Vaíte, Fábia, Otávio na Shamballa, dia 7. 8.2011.

Ainda hoje essas festas são celebradas com entusiasmo, exibindo trajes caipiras e danças, sobretudo da quadrilha. As festas juninas são genuinamente populares e espontâneas. O poder público pouco interfere nelas.

Elas acontecem nas ruas, escolas, igrejas, nos centros comunitários e nos ambientes familiares. São festas sadiamente alegres. No nordeste, elas rendem divisas porque são as mais apreciadas pelo povo.
Otávio, Juju; Matheus e Angelo na piscina.
Na realidade, elas constituem uma alegria que nasce nos corações daqueles que amam a vida, o trabalho, o bem. Uma alegria cheia de esperanças. Uma alegria que é expressão de vida realizada no cumprimento da missão do dia-a-dia. Uma alegria que ninguém pode nos tirar, porque vem de dentro.

As festas juninas são festas com amigos, vizinhos e familiares. Mas, às vezes, a gente organiza estas festas em julho, obedecendo ao mesmo estilo.
Já aconteceu aqui na Shamballa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário