segunda-feira, 29 de agosto de 2011

LEMBRANÇAS ACADÊMICAS

Aleixo e Regina, nas areias de Copa, 29.08.11.
Hoje, saímos logo após o café matutino. Demos uma volta, caminhando pelas areias de Copacabana. Depois, fomos pagar o condomínio na Rua Miguel Lemos e resolver assuntos bancários.
Então, almoçamos no restaurante A Boa Mesa, na N. S. Copacabana, 1133. Esse restaurante oferece comida excelente pela metade do preço dos outros semelhantes.

À tarde, Aleixo foi ao centro, mas fiquei em casa, arrumando as coisas para o retorno amanhã.
Aproveitei para conversar com o Alcides ao Skype, lembrando fatos hilários da época do doutorado na UNESP. Recordei de minha empolgação ao voltar a ser aluna depois de docente e chefe de departamento da PUC. As viagens semanais com minha querida colega  e amiga Eliana Gabriel...
Aleixo e Regina, no Rio, 2011.
Lembrei-me de um professor idoso que ligava para as alunas e lhes dizia que a sua média final estava entre A ou B. Cada uma precisava ir até sua residência para examinar a prova pessoalmente e ele reconhecê-la para decidir a nota merecida, depois de comprovar fisicamente o nível de sua participação no curso.
Logicamente, ele não ligava para todas, mas apenas para aquelas que lhe interessavam. Mas, ele me ligou, marcando horário. Eu pedi a meu colega Joaquim que me acompanhasse.
Chegando ao seu prédio, eu me anunciei sozinha, mas entrei com meu amigo e não larguei a sua mão, obrigando-o a sentar-se comigo na única poltrona que havia no recinto. Era uma daquelas conhecidas namoradeiras, aconchegando apenas um casal. 
Meu sobrinho holandês deve estar voando
de volta à sua terra...
O ilustre professor entendeu a minha estratégia e não tentou nada na frente do Joaquim. Tratou-me com ironia, atribuiu-me a nota máxima e me avisou que no semestre seguinte eu teria que ficar na cidade para que ele começasse a me orientar, uma vez que eu logo concluiria os créditos necessários à redação da tese.
Outras alunas, menos experientes, passaram por situações constrangedoras durante as entrevistas. Depois, soubemos que o tal orientador tinha alguns processos de assédio sexual, mas não posso me queixar. Ele era bom professor e eu sempre soube lidar com seus arroubos! Eu sentia vontade de rir a cada vez que o despistava bem humoradamente...
Mas não podemos deixar de mencionar quando acontece o contrário, as alunas assediam os professores... Tudo isso faz parte do movimento da vida e é muito bom ter o que relembrar na maturidade!

Um comentário:

  1. From: Gilberto Mendonça Teles
    To: GiAraujo
    Sent: Tuesday, August 30, 2011 6:17 AM
    Subject: Re: retorno a GYN


    Regina,
    fiquei feliz do reencontro com você e do encontro com o Aleixo e com o Alcides, que me deu a impressão correta de um fidalgo.
    Abraço do Gilberto.

    ResponderExcluir