domingo, 11 de março de 2012

SERRA DA CANASTRA EM MINAS

Aleixo e Regina, deixando as curvas
mineiras, pelas retas goianas, 11.03.12.
Além da Estrada Real por que passamos diversas vezes em nossas andanças, ladeamos também a Serra da Canastra, em alguns trechos da viagem. A Serra da Canastra é uma cadeia montanhosa localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais.

Ela está a cerca de 300 quilômetros de distância da capital mineira, Belo Horizonte; e a cerca de 350 km, de São Paulo. O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, criado em 1972.

A natureza  ao vivo na Serra da Canastra.
Ali se encontra a nascente do rio São Francisco. Previsto com uma área inicial de 200 mil, o Parque Nacional, soube que só se efetivou em uma área de 71.525ha. Isto até hoje é causa de muito conflito na região, devido à intenção de o IBAMA desapropriar o restante da área originalmente prevista. O parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.


A Serra da Canastra tem o formato de um baú, daí a origem do nome, pois canastra é um tipo de baú antigo. A cachoeira Casca d'Anta com aproximadamente 186 metros de altura é um dos principais atrativos do Parque, saindo de um corte natural da Serra de aproximadamente 144 metros, ou seja, a altura da Serra chega a 330 metros. O Rio São Francisco nasce 14 quilômetros antes desta sua queda principal.

Mais uma imagem da Serra da Canastra.
O Parque protege um cenário de rara beleza, sua vegetação de transição entre a borda da Mata Atlântica e o início do Cerrado, com predominância de Campos de Altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado, como o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, diversos gaviões e espécies ameaçadas de extinção como o pato mergulhão e o tatu-canastra.

A água é o fator preponderante no parque. Suas centenas de nascentes surgem em função da umidade que a rocha fria absorve do ar, principalmente no período da noite.


Cachoeira da Serra da Canastra. 
A paisagem mineira é muito bonita. É gratificante ao espírito o passeio por suas rodovias, atualmente em ótimo estado de conservação.  Escolher uma estrada principal pode agilizar o percurso da viagem, mas se podemos conhecer novas paisagens, por estradas secundárias, vale à pena, mesmo com tantas setas cobrinhas indicando as curvas nas montanhas mineiras!

Um comentário:

  1. From: Keila Matos
    To: GiAraujo
    Sent: Thursday, March 15, 2012 3:33 PM
    Subject: Re: acessem o blog, quando puderem!

    Boa tarde, querida Regina,
    está muito legal o texto com o cotidiano e lembranças do Aleixo!
    Adorei as fotos de família!
    Continuem assim: felizes sempre!
    Não poderei ir ao lançamento,
    mas qualquer dia iremos visitá-los.
    Um grande abraço de
    Marinho, Keila e Nauara.

    ResponderExcluir