quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SOBRE O JOCKEY CLUB

Regina, Rio, 11.01.2011.
O Jockey Club Brasileiro foi fundado em 16 de julho de 1868 por um grupo de cidadãos interessados em corridas de cavalos, entre os quais o conde de Herzberg, o Major Suckow, Costa Ferraz, Henrique Possolo... Em 6 de março de 1885 surgiu o "Derby Club", tendo na sua presidência o Dr. Paulo de Frontin. Foi instalado numa grande área onde, hoje, se situa o Estádio Mário Filho, o Maracanã.

O Derby Club funcionou 47 anos quando se fundiu com o Jockey Club, para surgir o atual JOCKEY CLUB BRASILEIRO, em 1932, tendo seu prado localizado na Gávea. No dia 11 de julho de 1926 foi inaugurado o Hipódromo Brasileiro, hoje conhecido como Hipódromo da Gávea.

Em 1933, a 6 de agosto, foi realizado o primeiro Grande Prêmio Brasil, com dotação de 300 contos de réis, tendo sido vencedor o cavalo "Mossoró", que, segundo se fala, quase foi levado no colo pela multidão que estava presente ao hipódromo e vibrava com a vitória do Tordilho. Concomitantemente, foi instituído o Sweepstake, a famosa loteria, que tanto sucesso havia alcançado na Europa.

Aleixo e Regina, no Rio.
Hoje, o Jockey Club Brasileiro realiza as suas corridas às segundas-feiras a partir das 18:15, às sextas, a partir das 17:00, e, aos sábados e domingos, a partir das 14 horas, tendo sempre uma prova clássica, nas quais se apresentam os melhores cavalos.
De todos os Grandes Prêmios realizados nos diversos hipódromos brasileiros, o Grande Prêmio Brasil, marcado para o mês de agosto, tornou-se a prova de maior expressão do turfe nacional, além de ser conhecida mundialmente. Em dia de sua realização, o Hipódromo da Gávea recebe mais de 50.000 pessoas.

O portão principal do Jockey Club fica na Praça Santos Dumont, na Gávea. É bom procurar conhecer os principais termos do turfe para que se possa participar com algum entendimento dos eventos. Basta entrar no site do Jockey e selecionar o link  - aprenda a apostar nos cavalos!


Corrida de cavalo no Jockey daqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário