segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

NEWS FROM RIO


Regina, em 10.01.2011.
Ontem, fomos aqui pertinho, ao Forte de Copacabana, prestigiar o projeto Lê para mim. Hoje, pela manhã, fomos ao Jardim Botânico. Mais tarde, ao Shopping Rio Sul. Férias, no Rio!

Ao abrir o correio, fiquei muito feliz com a chegada de mais um sobrinho ou sobrinha! De qualquer forma, segundo a avó coruja, minha irmã Clélia, será mais um torcedor do Goiás! Que seja muito bem vindo!

Vitórias Régias no lago Frei Leandro, Jardim Botânico, Rio.
Sempre gostei de mitologia e, por alguns anos, ministrei esta disciplina, com paixão, aos graduandos de Letras da PUC Goiás. Assim, ao chegar ao Jardim Botânico, a Deusa Tétis logo atraiu a minha atenção. É uma grande escultura à beira do Lago Frei Leandro e quis relembrar a sua história. Esta é a deusa do mar e não a nereida, mãe de Aquiles!
Imagem da deusa Tétis, em ferro, feita por Louis Sauvageau.
Tétis é a deusa do mar, a mais jovem das Titânidas, filha de Urano, o Céu, e de Gaia, a Terra. Seu nome em grego significa ama, nutriz, por ser a deusa da água, matéria-prima que, segundo uma crença antiga, entrava na formação de todos os corpos.

Segundo lendas, com auxílio do gigante Egeon, libertou Zeus, depois de esse ter sido amarrado pelos outros deuses. Personificação da fecundidade do mar, casou-se com o seu irmão Oceano e foi mãe de três mil rios e de três mil ninfas, as chamadas Oceânidas. São-lhe, ainda, atribuídos como filhos, não somente os rios e as fontes, mas também Proteu, Etra, mãe de Atlas, Persa, mãe de Circeu.

Praia de Copacabana, vista do Forte, no posto seis.
Foi avó da nereida Tétis, a filha de Nereu e mãe de Aquiles, e com quem não deve ser confundida. Costuma ser representada em um carro em forma de uma divina concha de uma brancura de marfim nacarado. Quando percorre o seu império, esse carro é puxado por cavalos-marinhos brancos, flutuando sobre a superfície das águas, e é acompanhada pelos Tritões que tocam trombeta com as suas conchas recurvas, além das Oceânidas, coroadas de flores. Sua cabeleira esvoaça pelas espáduas, ao capricho dos ventos e, ao seu redor dela, delfins saltitam no mar. Na astronomia, Tétis é o nono dos satélites conhecidos de Saturno.

No shopping Rio Sul, visitamos cada andar. Comprei um novo livro e um vestido novo em homenagem ao meu aniversário iminente! Depois pegamos o ônibus de volta, comemos a nossa sopinha no Grill Inn e retornamos ao nosso lar doce lar carioca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário