sábado, 8 de janeiro de 2011

CORCOVADO E CRISTO REDENTOR

Regina junto ao Cristo Redentor.
É impossível imaginar uma viagem ao Rio de Janeiro sem uma visita ao Cristo Redentor! Localizado no alto do Morro do Corcovado, o monumento é a imagem brasileira mais conhecida no mundo. Todos os anos mais de 600 mil pessoas sobem até o Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do país. Pode-se subir até o alto do morro de carro ou usar o trenzinho. Vale à pena!

O trem atravessa a maior floresta urbana do mundo, o Parque Nacional da Tijuca, e a subida dura cerca de 20 minutos. A Estrada de Ferro do Corcovado completa 127 anos no dia 9 de outubro. Inaugurada em 1884 por D. Pedro II, foi a primeira ferrovia eletrificada do Brasil.

O caminho que leva à estátua do Cristo Redentor nasceu da paixão do imperador D. Pedro II pela paisagem local, pois do alto do morro aprecia-se uma fantástica visão da cidade. Ou seja, esta foi a primeira estrada de ferro construída no Brasil exclusivamente para fins turísticos.

Visão do Cristo Redentor, Rio de Janeiro, 2011.
A implantação da Estrada de Ferro do Corcovado foi iniciada em 1882. Dois anos depois, o trecho entre o Cosme Velho e as Paineiras foi inaugurado, com a presença da família imperial. O trem, na época, a vapor, foi considerado como uma modernidade idealizada pelos engenheiros Francisco Pereira Passos e João Teixeira Soares por percorrer 3.829 metros de linha férrea, em terreno totalmente íngreme.

Uma curiosidade: o sistema de tração através de cremalheiras, catracas que impedem o trem de escorregar na subida mesmo que seja obrigado a parar, é utilizado desde a fundação da estrada. Em 1885, é inaugurado o trecho entre as Paineiras e o Corcovado, completando assim a extensão total da Estrada de Ferro. Os passeios ao Corcovado se tornariam, então, obrigatórios para todos que visitassem a cidade. Até um hotel foi instalado nas proximidades da estação - o Hotel das Paineiras.

Em 1910, a companhia The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power - conhecida como Light - concessionária da Estrada de Ferro do Corcovado, desde 1906, substitui o vapor pela eletricidade, devido a questões econômicas e ambientais. Dois anos depois, foi inaugurada a primeira estrada de ferro eletrificada da América do Sul, a Estrada Cosme Velho-Corcovado.

Morro do Corcovado e Cristo Redentor,
 no Rio.
Em 1979, modernos vagões substituíram os pioneiros feitos em madeira. A partir de 1979, os visitantes contam com modelos trazidos da Suíça, mais modernos e seguros, que constituem a 3ª geração do famoso trenzinho.

A beleza da Mata Atlântica pode ser observada daqui. Quem prefere chegar à estátua do Cristo Redentor pelos trilhos da Estrada de Ferro do Corcovado surpreende-se, a cada instante, pela exuberância da Mata Atlântica no caminho ao monumento. A viagem começa na Estação do Cosme Velho, tombada pelo Patrimônio Histórico, segue pela Serra da Carioca e termina na Estação do Corcovado, a 710 metros de altura.

O trem da Estrada de Ferro do Corcovado leva uma média de 400 mil passageiros por mês à estátua do Cristo Redentor. São de 2500 a 3000 pessoas por dia, nos meses de alta temporada. Deste total, 70% são turistas estrangeiros: uma Babel de línguas se aglomera na entrada do trem. As reações dos visitantes são as mesmas: admiração e euforia. E não é para menos; em 20 minutos, o trem atravessa, a uma velocidade média de 12 Km/hora, a maior floresta urbana do mundo: o Parque Nacional da Tijuca.

Arthur, Regina e Aleixo, no nosso ap. no Rio, 08.01.2011.
Os turistas pedem para tirar fotos e ficam muito entusiasmados com tão linda paisagem, aqui chegam pessoas de todos as partes do mundo.E para preservar tamanha beleza, o passeio turístico ainda vira passeio ecológico: o trem elétrico, não poluente, destina parte da arrecadação da bilheteria ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente –Ibama- para conservação da Mata Atlântica.

Até Einstein já viajou pelo trem do Corcovado. D. Pedro II foi o primeiro, mas muitos visitantes famosos já passaram pelos trilhos da Estrada de Ferro do Corcovado nesses 127 anos. A lista é extensa: desde líderes religiosos até artistas, passando por autoridades políticas. Em 1934, o trem recebeu a visita do então secretário de Estado do Vaticano, Eugênio Pacelli. Cinco anos depois, Pacelli se tornaria o Papa Pio XII. Em 1980, o Papa João Paulo II deu o ar de sua graça no trem. De quebra, abençoou a cidade do Rio lá de cima, aos pés do Cristo Redentor.

O cientista Albert Einstein deu um tempo na Teoria da Relatividade e veio dar uma voltinha pela trilha. O rei Alberto da Bélgica e a princesa Diana não quiseram ficar de fora do passeio e também se sentaram em um dos dois vagões do trem. Até o Pai da Aviação, Santos Dumont, deixava de voar para freqüentar, assiduamente, a estrada que leva ao Cristo Redentor. Também estiveram aqui os ex-presidentes Getúlio Vargas e Epitácio Pessoa.

É possível tomar um café antes da subida. O Cristo Redentor comemora seus 80 anos no dia 12 de outubro, mas três dias antes, a Estrada de Ferro do Corcovado estará completando 127 anos. Vários eventos estão programados durante a semana para celebrar a data, mas o melhor presente está reservado aos que visitam o cartão postal: a inauguração do Espaço do Trem do Corcovado, na Estação Cosme Velho da estrada.

O Espaço Cultural do Trem do Corcovado tem uma entrada independente da estação que leva ao monumento. No local, 10 painéis interativos contam a história do trenzinho e do Cristo Redentor. O molde da cabeça do Cristo, arrematado pela prefeitura em leilão, fica em exposição no local. Além disso, os turistas têm à sua disposição uma praça de alimentação, um café dentro de um vagão e lojinhas vendendo produtos com a marca do Trem do Corcovado, enquanto aguardam o trem. A antiga locomotiva dos anos 70 tem outra função: serve de bar para os garçons.

Eles procuram dar mais conforto aos turistas. O número de visitantes da terceira idade, por exemplo, tem aumentado a cada dia e julgaram necessário dar outras opções de lazer no local. Com a inauguração do espaço, o local de embarque ao trem foi modificado. O centro funciona no anexo da estação, onde os trens ficam parados.

Ontem Aleixo e Arthur tentaram subir lá. Nós o fazemos de vez em quando, quando recebemos visitas. Arthur nasceu aqui, mas não se lembra de ter subido lá. Todavia, eles adiaram para outra ocasião, devido à quantidade de turistas nesta estação. Imaginem que eles teriam de esperar no mínimo 3 horas!

2 comentários:

  1. Faz muito tempo que eu não vejo o Cristo Redentor de perto. Em agosto quando passei aquela semana no seu apto, programamos a ida, mas o dia estava nublado e terminamos desistindo. Na próxima vez que eu for ao Rio, quero ir ao Corcovado e também pegar o bondinho para o Pão de Açúcar - sessão nostalgia...Mas, quero lhe dar três sugestões imperdíveis de passeio aí no Rio: 1. vá de bondinho a Santa Tereza almoçar no Restaurante Aprazível (Rua Aprazível, 62); 2. Assista uma sessão de cinema no Estação Botafogo, que fica na Voluntários da Pátria, 35; 3. Por fim, vá para o centro, depois do almoço e fica zanzando pela Rua do Ouvidor; se der fome, faça um lanchinho na Colombo e procure o bar Antigamente, para curtir uma sessão de choro.Acho que tem todo dia, mas é bom pesquisar antes. IMPERDÍVEL!!! São dicas de uma carioca que conheci na viagem à Austrália.

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  2. Oi, Clélia!

    Como carioca, ou quase, considero-me mais fluminense, já fiz quase tudo o que a sua colega sugeriu. Mas ainda desconheço o tal restaurante Aprazível. Regina faz questão de ir à Confeitaria Colombo a cada vez que a gente vem aqui. Já assistimos a algumas sessões de chorinho; no último sábado, assistimos a uma aqui no Forte. Quanto aos filmes, no Estação Botafogo, normalmente são filmes brasileiros antigos e é interessante como "sessão nostalgia" e para perceber como o cinema evoluiu! Depois lhe dou outras dicas para quando você vier ao Rio, pois a cidade oferece atrações para todos os gostos! Você deve saber , porque passou uma temporada aqui!
    Um abraço / Aleixo

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