domingo, 24 de outubro de 2010

SONHOS


"O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente.” Sigmund Freud

Regina e Bettina, na Shamballa, 2010.
O sonho é uma manifestação criativa da psique, mente inconsciente e consciente, e transcende os meros cinco sentidos. Portanto, os sonhos podem, de forma simbólica e numa linguagem própria, revelar questões de nossa personalidade que precisam ser trabalhadas. Além de apresentarem soluções para problemas do cotidiano e regular suas emoções internas, os sonhos se constituem de uma forma especial de consciência.

Carl Jung não reduz os sonhos à satisfação de desejos reprimidos no inconsciente pessoal, como o fez Freud. Ele os toma como mensageiros de complexos. Segundo ele, anexo a nossa consciência imediata existe um segundo sistema psíquico, de natureza coletiva, universal e impessoal, que se revela idêntico em todos os indivíduos. Povoando esse inconsciente coletivo há os arquétipos que são símbolos, impressos na psique desde o começo dos tempos e, a partir de então transmitidos à humanidade inteira. A mãe, o pai, a criança, a anima, o animus, o herói, a sombra, com seus temas associados, são exemplos de tais arquétipos, representados mundialmente em mitos, nas histórias infantis e nos sonhos. As mensagens arquetípicas dos sonhos conferem uma forma definida a determinado conteúdo psíquico do inconsciente e quase sempre assumem imagens simbólicas.

A psique coletiva, que é uma seleção de arquétipos de um povo em determinada época de sua história, molda a psique individual, isto é, a personalidade de cada um de nós. Todavia, no fundo, a coletiva é a exteriorização das individuais. Desse modo, a psique coletiva e a individual existem numa relação dialética.

"Dentro de cada um de nós há outro eu que não conhecemos. Ele fala conosco por meio dos sonhos.” Carl Jung

Orquídeas e azaleas da Regina.
Desde sempre, os homens procuram entender as mensagens ou os significados desses fenômenos intrigantes e misteriosos que são os sonhos. O que varia é a importância que lhes é atribuída e a compreensão que se tem deles. Nossa vida e nossa história se constroem nos dias em que estamos acordados e nas noites em que dormimos e sonhamos. A psique diurna, consciente, e a psique noturna, inconsciente, apesar de diferentes, se completam para o todo que somos. Por meio dos sonhos estabelecemos uma comunicação com esse lado noturno, em geral desconhecido, mas não menos vivo e atuante.

Os sonhos estão relacionados tanto à nossa saúde psíquica quanto física. Corpo e psique estão interligados ou, como diz Jung: "a psique e a matéria são aspectos diferentes de um único todo". Como expressão simbólica do processo vital, o sonho tem implicações profundas e elevadas, para o físico e para o espiritual, para o corpo e para a psique. O sonho pode ser um aliado valioso para a compreensão dessas interligações, ou seja, eles podem constituir uma chave preciosa para nosso autoconhecimento e bem-estar.

Lembro-me de dois sonhos que ficaram registrados para sempre. O espaço de um deles foi a Espanha. Eu sabia que morava lá e que a minha amiga Helen criticava a minha falta de direção. Eu andava por ruelas estreitas duma cidade antiga e me dirigia ao túmulo de uma freira que eu identificava. No sonho eu sabia que a sepultura era minha e enquanto esperava a minha amiga lá eu me vangloriava de conseguir chegar tão rápido àquele local, mesmo com as minhas limitações espaciais.

O outro também está relacionado com a minha amiga Helen. Talvez porque naquela ocasião a gente convivesse bastante. Eu havia tido um sonho e ela, outro diferente, que compartilhamos. Então, viajamos para o Peru. Era o ano de 1997. Quando chegamos a um local ela viu as aves de seu sonho. Logo, eu encontrei também o local onde antes eles embalsamavam pessoas e animais. Uma mesa de pedra embaixo de uma laje, ou seja, igualzinho ao meu sonho compartilhado bem antes. No texto onírico eu era auxiliada por aquele que agora é meu neto Frederico.

Bettina e Regina, na Shamballa, 2010.
Há poucos dias atrás, tive dois sonhos interligados numa madrugada. Primeiramente, sonhei que pegava o meu passaporte que veio pelo correio com o visto de entrada para os EUA e via nele algo que não tinha prestado atenção ao recebê-lo. Eram duas anotações. Uma delas apresentava a data nítida, 8/4... O ano eu pensava que era o atual, mas não conseguia conferir, porque não ficava claro, e imaginava se seria 2011... Era como se fosse premonição de uma morte, talvez minha, talvez do Aleixo, ou outra pessoa, eu não sabia bem de quem... Então, eu lembrava o que havia visto durante o dia, a questão de o Plutão estar ingressando em capricórnio...

A outra nota, dizia a respeito de alguém que estaria me esperando, talvez para me entregar o passaporte e colocava uma nota ali que eu lia. Esta nota era cheia de emoção da alegria e boa expectativa com que essa pessoa me aguardava...
O interessante é que parte da nota era viva, ou seja, estava escrita, mas ao lê-la, eu via parte de meus olhos, acesos, iluminando o que estava escrito. Esta nota dizia respeito a alguém já me conhecia e que estaria me esperando quando eu viesse buscar o passaporte.

No sonho interligado eu ia com minha irmã Sonia buscar alguma coisa em algum lugar. De repente era uma restaurante e eu sabia que este restaurante era perto de meu antigo apartamento no setor oeste que vendi para comprar o outro no Rio. Pois eu ficava sabendo que o tal restaurante era ótimo e eu nunca soube dele quando morara próximo. A pessoa que nos atendia explicava tudo e depois nos levava a algum lugar. Só que ela ia de carro e nós duas ao lado, mas a pé...

Um comentário:

  1. From: Luis Vasconcellos BOL
    To: GiAraujo
    Sent: Monday, October 25, 2010 10:46 AM
    Subject: Re: sonhos

    Interpetação feita pelo psicólogo Luis Alfredo Vasconcellos, de Sampa

    Olá, Regina! Esse email quase que me "escapa". Desculpe a demora.
    Estes sonhos não se incluem entre os "fáceis" de interpretar.
    Tudo depende do que vc. sentia e percebia durante as ações.
    O que significa pra vc. as seguintes partes dos sonhos: quais são suas associações imediatas? = "passaporte", "visto de entrada para os EUA", "premonição de uma morte", "Plutão ingressando em Capricórnio", "irmã Sonia", "restaurante nunca dantes visitado e ótimo" "pessoa de carro e vc.s à pé"

    Abraço e abreijo
    Luis

    ResponderExcluir