quinta-feira, 21 de outubro de 2010

MEMÓRIAS DA MINHA INFÂNCIA

Regina no Santuário do Evandro, em Pirinópolis, 2002.
Mamãe nos vestia como bonecas! Orgulhava- se de ver seus filhos bem arrumados de acordo com a época! As meninas tinham anáguas engomadas por baixo da outra de renda. Os cabelos bem penteados, amarrados com fitas! Várias vezes fui com meu pai, na Avenida Anhanguera, comprar fitas de tafetá ou de organdi para o cabelo! Os vestidos eram bordados, com babados, nervuras, casinha de abelha, bordado ajour, sempre muito bem passados, com sapatos e meias combinando! Ela gostava de repetir e creio que acreditava nisso – suas filhas eram as meninas mais bem vestidas de Goiânia! Lembro-me de que tive uma grande festa de aniversário no meu nono ano e meu vestido era azul e tinha cento e vinte pequenos botões o enfeitando!

Marco Antônio, 1949.
Regina Lúcia, 1954.












O problema era nos aprontar para sairmos! Para evitar problemas, ela cuidava dos maiores primeiro e nos colocava de castigo, sentados sobre o móvel da sala, como mauricinhos e patricinhas, muito bem adestrados! Nunca esqueci o incômodo da goma dura das anáguas na minha pele, mas ninguém tinha coragem de reclamar! Ao sair para algum aniversário, muitas vezes éramos aconselhados a agradecer tudo com educação e não aceitar nada...

Clélia Maria, 1954.
Sônia Cristina, 1958.












Quando ainda pequena, meu irmão Marco me protegia e me levava para passear no bosque da Araguaia onde hoje fica o Mutirama. Ele sempre foi criativo e construía muito de seus próprios brinquedos. Esse passeio era feito na carrocinha de madeira que ele mesmo fazia. Mais tarde, ele fez um curso de rádio por correspondência e montou vários aparelhos. Com ele aprendi também a fazer raias. Buscávamos taquara, comprávamos o papel de seda, a linha, ele fazia tudo com perfeição. Interessou-se por aeromodelismo e criou um aviãozinho especial que conseguiu fazer voar de verdade. Pena que ele não calculou direito... O objeto voador acabou atingindo-o na mão, que mereceu cuidados especiais.
José Araújo Júnior, 1959.

Maria Celina e Maria Luiza, 1965.












Eu não tinha o gênio fácil! Apanhava muito de minha mãe! Quando ela estava nervosa, descontava no primeiro que passasse perto... Apanhei com sapatos de salto, com o espanador, entre outros! Dificilmente eu chorava e isso a enraivecia e me batia um pouco mais! Nestas ocasiões eu olhava para ela com certo ar de superioridade, julgando-a parcial, ela percebia e me chamava de insensível! Clélia chorava muito e fazia xixi e mamãe batia apenas em mim! Um dia, bem mais tarde, quando a questionei sobre o fato, ela me disse que era justo porque eu era a mentora das traquinagens... Imaginem se vou concordar!

Eu me dava bem com Clélia que chegou depois de mim e sempre compartilhamos o quarto e as brincadeiras. A irmã seguinte era a Sônia que chegou muito birrenta. Chorava, dava birra o tempo todo e nos irritava bastante. Depois, descobrimos que era para chamar a atenção e quando ela deitava no chão esperneando e gritando, nós passávamos por perto, ela aumentava os gritos e nós dizíamos que nem a tínhamos visto ali, pensávamos que ela fosse uma barata, e, então, ela calava a boca. Ela vivia nos vigiando para contar a mamãe as nossas artes! Quando Sônia foi para a escola a primeira vez, a freira chamou minha mãe e pediu que a matriculasse no ano seguinte o que aconteceu. Lembro de minha mãe contando o que a religiosa havia dito a Soninha que chorava o tempo todo: - “Menina, tranque esta boca e jogue a chave no inferno”! Quando nos casamos ficamos mais unidas, pois nossos filhos cresceram juntos!

Minha mãe tinha algumas crenças singulares! Alguém disse a ela que para evitar tétano era preciso colocar uma cabeça de cebola no prego que havia machucado a criança. Meu irmão Marco vivia pisando em pregos e lembro-me de minha mãe procurando pelos pregos ofensores em nosso quintal com a cebola na mão prontinha para prevenir o tétano em meu irmão!

4 comentários:

  1. Que legal, Regina, suas lembranças estão contribuindo pra trazer as minhas à tona. Lembro a trabalheira que era a "aprontação" das bonecas pra irmos às festinhas. Aquelas anáguas eram muito incômodas. Eu odiava aquilo e os repuxões no meu cabelo, mas era muito dócil e não reclamava de nada. E tinha horror das birras da Sonia...tinha vontade de bater muito nela, mas não tinha coragem. Eu era muito covarde, por isso me submetia à sua tirania, lembra-se? Mas, aprendi a me defender para evitar as surras: destampava a chorar e isso intimidava a mamãe porque normalmente eu não era dada a choros e birras, só nos momentos de perigo. Então, acho que ela concluia que a culpa era sempre sua ou do Marco e eu me livrava do castigo. Do castigo dela porque às vezes vc se vingava da surra e me batia. Mas, no fim eu sempre perdoava porque precisava de alguém pra me comandar e vc era a minha líder.
    Tenho várias cicatrizes no joelho e uma falha de cabelos na fronte, consequências das quedas, todas elas "curadas" com borra de café...hehehe
    Bjo. clélia

    ResponderExcluir
  2. Comentário do sobrinho Bruno

    Oi, Tia Regina , tudo bem? Estou imprimindo todas as fotos e mensagens do seu blog e entregando para meu
    pai, muito legal...Abraços e Beijos...
    Bruno Cesar Araujo
    Rib. Preto, 21/10/2010.

    ResponderExcluir
  3. Oi Regi, o curioso é que ninguem NUNCA me perguntou o porque te tanta choradeira....
    Imagine uma criança com menos de 5 anos, que via os espiritos como se fossem pessoas do convivio, que qdo chorava por medo das faces horrendas com sorriso satânico que via ao redor do leito de papai(isso digo agora, pq so fui ter consciencia disso com 15 anos, qdo me levaram pro Centro pra "abrir minha cabeça" que tinham "fechado" aos 7, que foi qdo parei com as "birras",lembram?)....
    Percebo que a falta de dialogo entre a familia ja vem de longe...
    Eu chorava tanto, pq era so o que eu podia fazer naquela epoca, era a unica arma que tinha pra que "prestassem atenção em mim", pq eu tinha um problema que ninguem sabia e nem queriam saber...
    Credo, isso me fez lembrar o terror, o medo que eu sentia...pombas!!!! vcs não tem ideia!!!!

    ResponderExcluir
  4. E os cabelos???? Na época, usava cabelos cacheados, e a Regi e a Clelia, os tinham dessa maneira, eram finos e ondulados...a mamãe adorava ajeita-los com fitas e fazer cachinhos...já os meus, eram grossos e muito lisos, o que me rendeu o apelido de "diacuí"(não sei como se escreve), que era o nome de uma india. Então, minha mãe pedia o papai pra pentea-los, pois eram compridos e ela não tinha pasciencia de desembaraçá-los, então, ele me punha no colo e fazia isso, com carinho e pasciencia...era minha compensação...Pra facilitar, mamãe me levou pra cortá-los bem curtinho. E aí, fiquei como na foto acima.

    ResponderExcluir