sábado, 25 de dezembro de 2010

25 de dezembro no Rio de Janeiro

Regina e Aleixo junto a presépio na igreja de Pirinópolis.
Hoje cedo viajamos para o Rio de Janeiro de avião. Em agosto, assim que fechamos o cruzeiro de final de ano, pesquisei o preço das passagens aéreas e percebi que o vôo no dia 26 era muito mais caro que no dia anterior. Assim, fizemos logo a reserva para o dia de Natal. Na realidade, só precisávamos estar no Rio, dia 27, ao meio dia, mas tememos os atrasos típicos do feriado e preferimos antecipar.

Há muito anos atrás eu também viajei pela Air France, no dia de Natal. Éramos seis professores de francês e ganhamos um estágio na França. Nilza e eu  fomos para Besançon, na época. Marcos Bittencourt e Wilna Cunha foram para Tolouse e Hilda de Melo e Maria de Lourdes, para Sèvres.

Postal enviado de Besançon, em 11.01.1983.
Eu estava vivendo uma fase difícil em minha vida e essa oportunidade foi uma bênção, apesar de todas as dificuldades que eu vivenciava na ocasião.

Imagine que meus filhos pegaram caxumba na véspera de eu viajar e, mesmo sabendo que minhas irmãs cuidariam deles tão bem quanto eu, foi bem dolorido deixá-los naquele período para estagiar na França.

Engraçado que pouco antes de minha primeira viagem ao exterior, em 1968, todos os meus irmãos tiveram caxumba, menos eu.

Uma de minhas irmãs me dizia sorrindo que torcia para que eu também fosse contaminada, com inveja de minha viagem, mas devo ter sido imunizada de alguma forma, pois nunca tive essa doença!

A vantagem de viajar para o exterior no dia de natal, além do preço em promoção, foi a sobra de espaço que permitiu que tivéssemos vários assentos para uso próprio e dormi toda a viagem usando cinco deles.

Verso do postal enviado à irmã Sõnia, em 1983.
Recentemente, minha irmã Sônia me emprestou um cartão que lhe enviei de Besançon, em 1983, e quis postá-lo aqui.

Bem, Nair e Gilberto foram nos levar ao aeroporto. Já havíamos feito o check in antes e ao chegar ao Santa Genoveva descobrimos que nossa amiga Gabi Azeredo e seu filho Artur estavam no mesmo vôo. O mundo é mesmo pequeno, não é?



2 comentários:

  1. Realmente, Rê, o mundo é pequeno!!!! Eu e Artur ficamos felicíssimos em encontrá-los. Estamos aqui, em Cabo Frio, e hoje havia um navio ancorado próximo a praia do forte, onde fica o ap em que estamos. Lembramos de vc e de Aleixo o dia todo. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sim, Gabi, o mundo é deveras pequeno! Que bom que vocês puderam ao menos passar por nosso ap para melhor situá-lo para próximas oportunidades!
    Logo, logo, estaremos de volta à terrinha! bjs

    ResponderExcluir