sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

INVERNO NA EUROPA



Aleixo e Regina, na Holanda, 19.09.2010.
 Quando neva, a paisagem fica linda, mas a realidade é difícil. Imaginem que a neve que continua a atingir diversos países da Europa tem causado transtornos para a população da Holanda, deixando as vias públicas bloqueadas, jardins e lagos congelados, provocando atrasos em pousos e decolagens no aeroporto internacional de Schiphol, próximo a Amsterdam.

Luiza e netinha Maria Victoria.
Na manhã da última terça-feira, de acordo com o portal de notícias DutchNews, longos congestionamentos foram registrados no país por causa das pistas escorregadias que obrigam os motoristas a reduzir a velocidade, para evitar acidentes e derrapagens.
Soube que o fornecimento de sal - utilizado com areia para que a neve não se transforme em gelo - está reduzido e já começa a preocupar os moradores. Uma empresa que fornece 65% do sal utilizado anunciou a escassez do produto, e as principais estradas e as vias mais importantes devem ser priorizadas pelas autoridades.
Neve na Europa, dez. 2010.
A Holanda continua com temperaturas baixas e muita neve. Em algumas cidades a temperatura registrada chegou a -12°C. Apesar de não ter muito vento, o ar está extremamente frio, principalmente para os imigrantes que vivem ali e ainda não estão habituados, conta a minha irmã, que vive lá há mais de vinte anos.
Luiza diz sonhar com férias no Brasil, mas o filho mais novo está em idade escolar e tem apenas um recesso no final do ano. Ela diz que a neve é linda, mas apenas para ser admirada ocasionalmente!

Segundo a BBC, o tráfego aéreo na Europa ficou prejudicado por causa do mau tempo e muitos vôos tem tido atraso. Na Polônia, o rio Vístula, um dos maiores do país em extensão, ficou congelado e a temperatura no país chegou a - 25ºC.
A Alemanha também sofreu com a neve nos primeiros dias de 2010 e as temperaturas chegaram a - 20ºC. Segundo a agência de notícias britânica, parte do gelo já começa a derreter em diversos lugares da Alemanha e a população teme agora a ocorrência de enchentes.
Na Inglaterra uma das maiores nevascas dos últimos 50 anos tem provocado temperaturas de até -12ºC. Nós estivemos lá até o final de setembro e fomos brindados com um clima maravilhoso na época, sempre em torno de 20 º.
Imagem de Londres, em 29. 08.2010, antes deste inverno antecipado!
Nesta época de inverno antecipado, o governo pede para que as pessoas não saiam de casa. Algumas escolas da grande Manchester estão fechadas, inclusive a universidade.
Os aeroportos, como o de Liverpool, foram fechados, e os trens e ônibus tampouco estão funcionando.
E no Brasil nós reclamamos do calor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário