segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

UM CERTO PROFESSOR ALCIDES


"Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento". Machado de Assis

Regina, em 2002.
Eu o conheci no início de meu doutorado. Matriculei-me em duas disciplinas no mesmo dia, para fazer uma única viagem semanal a São Paulo. Ele foi o meu professor de literatura brasileira, eu me sentava bem à frente e prestava toda a atenção à sua aula. Ele detinha muito conhecimento e era bastante simpático, mas meio desorganizado com a enorme quantidade de livros que levava para ilustrar as suas colocações.

A aula devia se encerrar às 20h e nosso ônibus de volta saía às 22h. Todavia, ele nunca conseguia terminar o encontro no horário previsto e minha colega e eu tínhamos que correr muito para não precisar pagar mais uma diária de hotel!

O semestre passou rapidamente e só fizemos amizade no último dia. Logo ele se ofereceu para ser meu co-orientador, porque ele havia sido aprovado em outro concurso e mudaria de cidade.

José Alcides, 2000.
No ano seguinte mudei-me para a capital de São Paulo, cansada de tantas viagens de ônibus. Matriculei-me em um curso na USP, aluguei um kitenete em Vila Mariana, comprei um computador e ali resolvi escrever a tese.
Eu me apaixonei por Sampa e até hoje me lembro com carinho de cada experiência vivida naquela cidade!

A tese não saiu de pronto, mas fiz inúmeros cursos e ótimas amizades que perduram até hoje.

Alcides foi muito importante nessa época de minha vida. Eu perseguia sonhos adolescentes e minha convivência com ele foi meio infantil, meio maternal, companheira, mágica! Vivemos juntos experiências que nunca vamos esquecer e sei que elas contribuíram muito para meu crescimento emocional e espiritual. Convivi bastante com seus pais e sempre agradecerei a acolhida que me dispensavam em Botucatu.

Sr. Osvaldo, pai do Prof. Alcides, 2000.
Dona Helena, 2001.












Apesar da distância, hoje ainda cultivamos uma amizade genuína em que cada um sabe que pode contar com o outro para aluguel de ombros, de ouvidos ou compartilhar de cruzes do caminho. Eu o adoro e não consigo negar quaisquer de seus pedidos. Quando estou aflita, basta conversar com ele e já me sinto melhor!

Bem mais tarde consegui o título de doutora em literatura sob a sua orientação e com tema bem diverso da proposta inicial. E serei sempre grata por seu apoio competente, dedicado, amigo incondicional.

Acredito, realmente, que reencontramos as pessoas e agradeço o fato de o Alcides ter estado presente em minhas múltiplas existências!

Um comentário:

  1. Há cerca de uma ano e meio atrás, o Alcides veio a Goiânia para participar de um lançamento coletivo de livros. Aleixo e eu o buscamos no aeroporto e o levamos até o evento literário que aconteceu no Flamboyant. Lá nós o apresentamos a nossa amiga Maria, da PUC. Logo eles encetaram namoro e acabo de receber convite para o enlace em Sampa! Desejo que sejam muito felizes com a bênção do Cósmico!

    ResponderExcluir