sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

TIGRE, DELTA Y RIO DE LA PLATA

Aleixo e Regina antes do embarque sobre o Rio Tigre.31.12.2010.
Hoje é nosso último dia em Buenos Aires. Às 17h 30 o navio sairá rumo a Punta Del Leste, no Uruguai. Passaremos o réveillon a bordo do Armonia e estão ultimando os preparativos para a virada do ano. Aliás, do outro lado do mundo já chegou o ano novo!

Pegamos o ônibus Panella da excursão para região do Tigre, Delta Y Rio de la Plata, às 9 horas da manhã. A guia foi nos explicando no percurso que aqui a região de pessoas mais pobres é a zona sul e do lado norte fica a classe média alta. Disse, ainda, que a cidade de Buenos Aires não conta com muitos pontos de lazer como praias e a opção dos pais é levar as crianças ao aeroporto doméstico, para comerem sanduíches de chouriço (lingüiça) em quanto vêem os aviões decolarem. Outra opção para fins de semana é pegar o trem ou o carro e fazer este percurso que fazemos agora até o delta do Tigre onde há muitas casas de praia à beira do Rio Paraná, muitas ilhas e outras atrações naturais.

Os portenhos acostumaram a freqüentar o Tigre para fugir das epidemias antigas ou do calor da cidade e hoje ali estão as quintas e casas de campo das pessoas com maior poder aquisitivo. Os moradores do local vivem da fabricação de móveis de vime e de conservas de pêssego e de laranja, além de algum artesanato. Tudo ali depende do rio e as pessoas se servem dos barcos para compras de supermercado, dentista, ambulância, condução, entre outros. O pessoal tem acesso a todas as comodidades modernas, mas precisa comprar água e gás.

Buenos Aires é formada por três portos: Boca, Madero e Nuevo, na região do bairro Retiro, onde está o píer em que o navio atracou. A rodovia que o ônibus percorreu por n36 km até nosso destino chama-se Pan-Americana e apresenta excelentes condições. O pedágio assim como o preço do combustível é bem baixo. Ela vai até o Peru, segundo informação da guia.

A largura do Rio La Plata fica entre 84 km e 220 km e a gente nem consegue vislumbrar o seu término. Ele também é conhecido como mar doce. A vista é magnífica e percebemos um verdadeiro estuário – confluência de rios – no delta do Rio Paraná.

Então, pegamos um barco e fizemos um longo trajeto pelo rio. A paisagem é belíssima, mas o rio é escuro, devido à longa distância de sua origem e à grande movimentação. Sua água precisa ser tratada para consumo humano, é bastante fundo e parece perigoso, com muitas ondas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário